Se você é um ávido surfista da web ou você precisa sempre estar conectado à Internet para o trabalho ou estudos, você pode obter um plano móvel que lhe dá uma cota maior, se o seu orçamento te permitir. No entanto, há também a opção de gerenciar o uso do seu plano de dados atual para obter pleno uso de cada byte de dados que entra e sai do seu smartphone como algumas dicas para prevenir que seu celular use seus créditos sozinho.

Meu celular gasta crédito sozinho? Então monitore o uso dos dados

Quando você tem uma cota de dados móveis, a primeira coisa que você quer fazer é monitorar o uso de dados. Para ser preciso, você deve monitorar quais aplicativos estão usando a maioria dos dados e exatamente quanto eles estão usando. Quanto mais você entender sobre onde seus dados estão indo, melhor você pode gerenciar sua cota.

Dispositivos vem com um recurso de monitoramento embutido, mas você também pode optar por aplicativos para ajudá-lo com esse monitoramento. Existem várias opções, e os melhores irão monitorar a quantidade de dados que cada aplicativo está usando, para que você saiba se você deve limitar o uso do aplicativo.

Evite gastos de dados no celular sendo avisado da sua cota de dados

Quando você está fora de casa, você tenderá a esquecer-se de monitorar seu uso dos dados. É por isso que você deve definir um alarme para alertá-lo quando você está usando muito de sua cota. Usando aplicativos de gestão de dados, você pode definir o valor da sua cota e quando desejar que o aplicativo o avise sobre o uso de dados.

Em celulares Android, você pode ir em configurações e uso de dados para gerenciar seu consumo. Você pode definir seu ciclo de uso de dados, o limite de dados móveis, verificar os culpados que estão sugando a maior parte dos dados e até mesmo definir a sua conexão de dados móveis para desligar automaticamente uma vez que um limite for alcançado. Aplicativos também podem fazer isso, se você preferir.

Gerenciamento de dados do smartphon

Muitos smartphones podem gastar dados sem que você perceba. Um bom gerenciamento dos aparelhos vai te ajudar a monitorar os gastos de dados e evitar surpresas desagradáveis. (Foto: TechGYD.COM)

Maneiras de prevenir que seu celular gaste muito da cota de internet: comprima os dados

Existem vários serviços que permitem comprimir os dados que você recebe para que não acabem com sua cota. Os melhores aplicativos atuam compactando os dados na nuvem antes de enviar para seu dispositivo. Alguns navegadores da Web também têm suporte para recursos como esse. O navegadores permitem que você envie os pacotes de dados primeiro para os servidores do Google para serem compactados, minimizando o uso de dados. Pesquise um pouco e sempre há soluções para reduzir o tamanho dos dados.

Como não gastar créditos do celular com internet: pré carregue tanto quanto for possível

A melhor maneira de economizar o máximo de dados móveis possível é planejar com antecedência. Se você conseguir alternar entre conexão Wi-Fi ilimitada no escritório, em casa ou qualquer outro ambiente, pré-carregue o máximo de conteúdo possível para uso offline. Isso ajudará você a eliminar a necessidade de usar seu plano de dados.

Em vez de fazer streaming, faça o download de músicas e vídeos para o dispositivo. Fazer isso pode salvar um grande pedaço de seus dados móveis. Alguns aplicativos oferecem a opção de pré carregar seu conteúdo apenas no Wi-Fi, portanto verifique se seus aplicativos favoritos oferecem isso. Alguns aplicativos podem te ajudar nessa configuração também.

Utilize uma conexão de dados mais lenta para prevenir gastos

Quanto mais rápida a sua velocidade de dados, mais você vai navegar. Isso se traduz em mais dados sendo usados. Mesmo se você não estiver usando ativamente seus dados, os processos em segundo plano ainda podem fazer isso secretamente, e de repente você perceberá no meio do mês que sua cota se esgotou.

Sempre que possível, mude para 3G ou, de preferência, Edge/2G. Uma velocidade mais lenta significará menos uso por você e pelo dispositivo. Você ficaria surpreso com os dados que você pode salvar fazendo este truque simples.

Dados móveis ligando sozinho? Ative o modo push dos aplicativos, desligando o modo automático

Push é uma característica extremamente útil. Com ela você pode obter atualizações de seu email, mídias sociais, aplicativos de mensagens entre outros. Muitos de nós usam tantas vezes que nos esquecemos que essas pequenas notificações usam dados. E quanto mais você usar push, mais levará de seus dados. Você pode configurar aplicativo por aplicativo, ativando os downloads por push em um intervalo pré-definido ou apenas quando você mesmo solicitar o download dos dados.

Dados móveis desligados e cobrando: saia de processos em segundo plano

Quando você fecha um aplicativo, ele realmente não é fechado. Ainda pode haver alguns processo em segundo plano que estão sendo executados por certas razões. Uma das razões é que ele está conectado à internet para concluir o download de itens para o aplicativo.

Para garantir que um aplicativo fechado permanece fechado, use o gerenciador de tarefas do dispositivo. No iOS, clique duas vezes no botão Início para ver uma lista de aplicativos em execução no momento e deslize para cima para forçar a saída. No Android, veja se existe uma maneira de o aplicativo sair do download atual ou se isso não for possível, force o app a parar acessando Configurações -> Aplicativos e o aplicativo que deseja parar. Há apps que também podem te ajudar a gerenciar processos de segundo plano, desligando-os quando você precisa.

Desative dados para aplicativos específicos

Às vezes, não importa quantas vezes você parar ou forçar a parada de um aplicativo, ele sempre vai voltar e continuar consumindo seus dados preciosos. Se isso continuar acontecendo com um aplicativo que você usa, existe uma maneira de negar completamente o uso do aplicativo de seus dados móveis.

No iOS, vá para Configurações -> Celular e desative os dados de celular para o aplicativo em questão. Isso impedirá que o aplicativo nunca use seus dados de celular. No Android, vá para Configurações -> Uso de dados, selecione o aplicativo em questão e, na parte inferior da página, marque a caixa de seleção restringir dados em segundo plano. Novamente, há outros apps que podem também ajudar nessa gestão.

Desligue a atualização automática através dos dados móveis

Tanto o iOS quanto o Android permitem que você atualize seus aplicativos automaticamente. Por mais útil que seja, talvez você queira desativar esse recurso ao usar dados de celular. Em ambos os sistemas operacionais, há uma opção para desativar a atualização automática em uma rede móvel.

No iOS, vá para Configurações -> iTunes e App Store e desative usar dados móveis. No Android, acesse a Play Store e suas configurações, e toque em atualizar aplicativos automaticamente. Marque a caixa para atualizar aplicativos automaticamente apenas por Wi-Fi.

Desligue quando não estiver em uso

Isto é apenas para casos extremos. Se você achar que está se aproximando do limite de sua cota de dados móveis, sempre pode desativar seus dados de celular quando não precisar usá-los. Basta ligá-lo quando você precisar buscar as coisas online.

Você não receberá mais nenhuma de suas mensagens, emails, atualizações, e é preciso muita disciplina para aqueles que gostam de verificar suas redes sociais a cada 10 minutos. Mas para aqueles que tem uma cota muito limitada, e estão presos desta forma, esta dica é o caminho a percorrer.

Bônus: use apps para encontrar redes WI-Fi gratuitas

Por fim, existem aplicativos que fazem um compilado de redes sem fio gratuitas que você pode usar em vários lugares diferentes. Esses aplicativos vão te ajudar a se conectar a redes sem fio e poupar preciosos dados dos seus dispositivos.

Como você economiza dados do celular? Como evita que os dados não sejam sugados em segundo plano? Já teve problemas com a cora de dados acabando muito rápido?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)