Assim como os smartphones fizeram com os telefones, smartwatches fornecem acesso direto a certos tipos de informações e recursos inteligentes para tentar adicionar mais comodidade para sua vida. Enquanto a maioria dos smartwatches toma uma abordagem baseada em aplicativo semelhante, eles são todos diferentes. Um dos tipos de smartwatches mais comum são aqueles que possuem o sistema operacional Android.

Como tudo que é novo no mundo da tecnologia, temos de receber alguns produtos com ressalvas. Muitos daqueles produtos que foram tidos como “inovadores” e “revolucionários” morreram em questão de poucos anos. Será que hoje ou no futuro próximo os smartwatches se provarão dignos revolucionários?

As inovações tecnológicas no mundo moderno

Como com toga tecnologia de ponta, smartwatches atualmente existentes para os chamados early adopters. Estes são os grupos de pessoas que pagam preços caros para ter os produtos inovadores e únicos primeiro. Estas são as pessoas que assumem riscos e que dão o feedback para as empresas sobre os relógios inteligentes. Se você viu melhorias nos relógios Android nos últimos anos, agradeça a essas pessoas.

Este mesmo público é aquele que busca inovações em todos os cantos e está sempre “antenado”. Nem sempre eles vão acertar nas tecnologias e nem sempre vão gostar do que compram, mas eles estão constantemente querendo inovações.

O advento dos relógios inteligentes: uma revolução?

Através da minha experiência, eu encontrei pessoas que querem o seguinte de um smartwatch:

Notificações, mas sem gastar muito tempo no telefone

Smartwatches ficam em seu pulso e lhe dizem o que está acontecendo. Você pode olhar para ver se você acabou de receber uma mensagem importante ou se você pode ignorá-la. Esta é a maior vantagem, pois você pode se manter informado quando sai na rua sem interromper bruscamente as atividades com as pessoas reais. Ao banir o smartphone da sua vida social, você não vai parecer entediado em reuniões, você não vai parecer desinteressado em um encontro, e você não vai distrair outros espectadores em uma sala de cinema com a tela do smartphone excessivamente brilhante para ver que alguém só lhe enviou um texto. O relógio permite que você fique conectado e informado constantemente sem interromper sua vida.

Um relógio que realmente faz algo sem pagar muito mais por isso

Relógios não parecem muito mais relevantes porque eles simplesmente contam o tempo, algo que hoje um celular pode fazer sem ocupar espaço em seu pulso, como contar seus passos, exercícios físicos, monitorar batimentos cardíacos etc. Enquanto alguns preferem para verificar o tempo mais facilmente e/ou preferem a estética de um relógio de pulso (para nada), você recebe muito mais de um SmartWatch e realmente não paga muito de um custo adicional. Isso pode parecer uma afirmação estranha quando você olha para as etiquetas de preço de um relógio inteligente, mas se você compra um bom relógio pelo seu valor estético você pode pagar o mesmo, mas ganhando mais status. Se você quer um relógio mais barato, isso, obviamente, não se aplica. Você pode comprar relógios baratos que tem uma boa aparência, mas muitas opções premium caem na mesma faixa de preço dos smartwatches.

Smartwatches evoluindo

Relógios inteligentes estão ganhando espaço e prometem muito como dispositivos vestíveis. (Foto: www.phonearena.com)

Um relógio que você pode atualizar e personalizar

Embora nem todos os smartwatches ofereãm maneiras de adicionar toneladas de novas funcionalidades, o pareamento com aplicativos de smartphones e a constante atualização por parte dos desenvolvedores melhoram a funcionalidade em uma base regular. Entretanto, você não pode fazer tudo com o seu smartwatch agora, mas você vai ter a oportunidade de fazer muito mais tarde sem ter que comprar um novo aparelho, principalmente no caso dos relógios com Android, que ficam exatamente com a sua cara.

Mas, Porém, Contudo, Todavia…

Apesar desses benefícios, você pode não querer entrar no navio dos relógios inteligentes. Ao longo dos próximos, a tecnologia vestível irá evoluir significativamente. O Google entra com seu Glass e há mais de anos que se houve dizer que a Apple também está desenvolvendo dispositivos vestíveis. A Sony. Samsung e LG vem atrás, desenvolvendo os primeiros modelos com Android ou sistemas proprietários, experimentando com diferentes configurações, padrões e modelos. Mesmo com tantas empresas entrando no comboio, algumas razões podem te convencer de que ainda não é o momento certo para um smartwatch.

Smartwatches ainda são muito caros

Assim como os relógios de pulso de grife, smartwatches são caros, assim como smartphones. E você está pagando muito por um produto que todos os dias terá de colocar na base para recarregar, correndo ainda por cima o risco de ficar com um bloco desligado no pulso se esquecer de seu carregador em uma viagem, por exemplo.

Smartwatches são volumosos e sem estilo

Mesmo os relógios inteligentes mais finos que surgirem ainda serão grossos, assim como “relógios trombolho” que você pode encontrar de várias marcas por aí. Pode até parecer legal, mas os “trombolhos” tem a marca e o status que um relógio inteligente não vai ganhar tão cedo. Afinal, o relógio ainda vai precisar de bateria e se precisar de uma câmera, esqueça que ele ficará mais fino.

Há esperanças de que os smartwatches valerão a pena?

Você pode ser capaz de ignorar o design desajeitado se tiver um aparelho que dure mais tempo. Ou não se preocupa em sacrificar o tamanho por conta de uma câmera mais discreta e de fácil acesso no seu pulso. Só que em comparação com dispositivos semelhantes, praticamente todos os outros fazem um trabalho melhor. Câmera discreta? Use uma câmera esportiva. Quer monitorar seus batimentos cardíacos? Há pulseiras no mercado muito mais discretas e que conseguem obter muito mais dados que um smartwatch.

Mas tudo isso pode ser solucionado com aplicativos. O problema é que os smartwatches ainda precisam superar alguns obstáculos. Há ideias de relógios inteligentes usando telas e-ink, o que daria muito mais tempo de bateria ao aparelho. Com um pouco mais de tempo e desenvolvimento, smartwatches podem ser a solução para a quantidade certa de notificações e atualizações. Você será capaz de escolher exatamente quais informações você precisa em um piscar de olhos. Mas, relógio inteligente de hoje simplesmente não entrega o suficiente para ser um verdadeiro diferencial.

Então, como você vai saber quando que aquele relógio Android está pronto para desempenhar um papel importante na sua vida?

Espere por um bom projeto não será vergonha de usar, mesmo que seja agora. Olhe para a vida da bateria que suporta a sua típica rotina do dia a dia. Compare preços, teste modelos, compare-os e veja se aquele aparelho tem tudo que você precisa. Os aplicativos vão chegando, devagar. E enquanto eles vão chegando, você já vai se adaptando à sua nova rotina com seu relógio inteligente.

Se deixamos alguma dúvida, faça suas perguntas nos comentários abaixo. Deixem também suas opiniões sobre os relógios inteligentes. Queremos ouvir vocês para continuar com matérias de boa qualidade e que realmente ajudam nossos leitores.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)