O que você sabe sobre seu smartphone além do modelo, marca e preço? Você sabe quais são as partes do celular? Sabe como testar seu smartphone para saber o desempenho dele e se todos os componentes estão funcionando perfeitamente? Testando o desempenho do smartphone inclui o desempenho do processador, gráficos, portas de entrada e saída, RAM e muito mais.

Por que testar um celular?

Você já deve ter visto uma comparação de dispositivos em termos de desempenho em algum site; É muito comum esse tipo de teste se você está procurando comprar um novo smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Esses testes com vários números comparativos é chamado benchmarking, onde as empresas comparam métricas chave das operações de um smartphone com o de outros modelos similares. Isso ajuda na decisão pelo melhor smartphone a ser comprado. No caso de você estar comprando um smartphone usado, esse teste garante que todas as partes do aparelho estão funcionando bem, já que é comum a venda de aparelhos com uma ou mais parte defeituosas. Vale lembrar que o benchmarking não testa se o aparelho já sofreu algum dano causado por água. Porém, resultados ruins nos testes ou algum chip ou sistema que não funcione significa que há algum dano no aparelho, o que pode te ajudar como informação. Também não dá pra saber se é um aparelho que foi roubado e está sendo revendido, mas isso é fácil de descobrir testando um chip novo no aparelho e entrando em contato com a operadora antiga para saber se o IMEI do dispositivo está ou não bloqueado.

Como fazer o teste de celular usado ou um smartphone novo?

Carregue o smartphone completamente. Com um aplicativo para poupar bateria e memória, elimine todos os programas que estão rodando em segundo plano. Certifique-se de que nada possa interferir com o teste, colocando o telefone no modo avião para que a memória não possa ser utilizada para receber mensagens ou ligações. Verifique se a temperatura do dispositivo não está muito alta.

Com tudo isso garantido, antes do processo, você vai precisar escolher um aplicativo bom para o teste. Veja quais são os melhores aplicativos para teste de smartphones.

Como fazer um teste de smartphone

Testar um smartphone com aplicativos de benchmark ajuda a identificar se há algum problema com o aparelho ou se ele ainda vai funcionar por anos a fio. (Foto: TechGYD)

Benchmark de celulares: Greekbench 3

Greekbench 3 é fácil de usar e entender. É um aplicativo que mede de forma rápida e precisa o desempenho da memória e do processador do seu smartphone. No teste, o app separa o desempenho dos vários núcleos de um processador, simulando cenários de uso do smartphone no mundo real. Inclui também testes de estresse, que ajudam a determinar a estabilidade do seu dispositivo e também permite encontrar problemas no dispositivo..

Cada teste realizado com Greekbench 3 usa diversos núcleos, o que ajuda a medir todo o potencial do processador do smartphone, além de ajudar a descobrir se o dispositivo é capaz de lidar com aplicativos diferentes. É capaz de medir o desempenho de todos os núcleos do sistema e mostrar o verdadeiro potencial do seu smartphone.

AnTuTu Benchmark

É um dos mais populares apps de benchmark para smartphones e tablets. O app verifica todos os aspectos do smartphone, incluindo desempenho de memória, desempenho de gráficos 3D, gráficos 2D, velocidade de leitura e escrita no cartão SD, desempenho da CPU, desempenho do banco de dados e muito mais. Informações importantes para garantir que o aparelho funciona nas condições que você pretende colocá-lo. Por exemplo, o AnTuTu mostrando os resultados para gráficos 3D permite que você saiba se jogos de alta qualidade podem ter um bom desempenho no smartphone ou tablet.

Mobile Linpack

Mobile Linpack é outro aplicativo de benchmark popular que testa smartphones e permite que você saiba se o desempenho do seu dispositivo é de alta performance ou não. O objetivo do Linpack é medir o número de operações de por segundo do processador e resolver um sistema de equação linear para descobrir o desempenho do dispositivo.

Mobile Linpack permite testar rapidamente o seu smartphone e a ROM do aparelho, e você pode facilmente descobrir como seu smartphone funciona em comparação a outros dispositivos. O app também tem a capacidade de testar processadores com vários núcleos, dando resultados realistas e completos.

Vellamo Mobile Benchmark

O aplicativo torna mais fácil entender o benchmark, informando sobre o desempenho exato do smartphone e também permitindo que você o compare com outros dispositivos para decidir qual deles é o melhor ao seu perfil de usuário.

Vellamo inclui diferentes utilidades para avaliar vários aspectos do dispositivo. Por exemplo, ele pode avaliar o desempenho do navegador web móvel, o desempenho de múltiplos núcleos do processador, entre vários outros testes possíveis.

3DMark

3DMark é um dos aplicativos de teste de gráficos mais populares, muito usado em testes de placas gráficas de computadores. O aplicativo usa dois testes gráficos para descobrir o desempenho da GPU (placa de processamento gráfico) do seu dispositivo e testes físico para levar a CPU ao máximo e testar seu desempenho. O aplicativo também dispõe de uma ferramenta de testes da bateria, para ajudar a saber a vida útil da mesma.

E o que fazer com os resultados dos testes?

Pesquisar. Vá ao Google e procure por resultados de testes de outros dispositivos, caso seu app não disponibilize um comparativo. Compare os resultados entre dispositivos semelhantes e veja qual deles é melhor para seu objetivo. Se estiver comprando um smartphone usado, veja se os mesmos testes em sites tiveram resultados semelhantes. Resultados piores podem significar problemas no dispositivo.

Você já fez algum teste de desempenho em smartphones? No que o teste te ajudou? Como foi o teste?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)