2011 viu o surgimento do telefones celulares dual core, com o iPhone 4S eo Samsung Galaxy SII sendo dois dos mais poderosos e populares na época. Em, 2012 vimos os telefones ainda mais avançados e tablets com processadores dual e quad ainda mais poderosos. 2013 vimos surgir o primeiro processador octa core, da Samsung. Estes dispositivos superpoderosos incluem novas funcionalidades e vantagens sobre os rivais de núcleo único, e não apenas em termos de um aumento de velocidade. Então, o que exatamente o processamento multi core (núcleos) significa para você?

Mais potência

Dispositivos populares como o iPhone 4 eo HTC Desire HD usam processadores de 1 GHz de núcleo único. Permanecem dispositivos incrivelmente poderosos, mas os telefones dual core fazem com que eles pareçam velhinhos.

Como uma cabeça com dois cérebros que trabalham juntos, um processador dual-core, como o famoso Snapdragon do Galaxy SII, podem fazer mais coisas ao mesmo tempo, liberando mais potência, acelerando o desempenho e executando aplicações e tarefas que eram impossíveis em dispositivos mais lentos . Um processador quad core é uma cabeça com quatro cérebros. Eles vão ser duas vezes mais potentes do que processadores dual core e vão conseguir executar aplicativos e recursos que irão reinventar o mercado.

Jogos com alto desempenho

Uma das vantagens mais óbvias de poder de um telefone multi-core é em jogos. O ganho extra nos processadores significa que telefones celulares podem dar mais polígonos e texturas mais complicadas e complexas para jogos do aparelho, produzindo taxas de quadros superiores. Técnicas gráficas avançadas, como anti-aliasing (tecnologia que corta as “arestas” dos gráficos de jogos 3D) também estão começando a ser utilizadas. Nós já começamos a ver os jogos que não parecem tão diferentes de consoles domésticos de hoje. A tendência é também mesclar o processador do aparelho celular com processadores gráficos dedicados, para um ainda maior desempenho.

Não são apenas os gráficos que se beneficiam do poder bruto do dual core ou quad core: a física do jogo e a inteligência artificial têm sido levadas para o próximo nível. Estes elementos do jogo colocam massas de pressão sobre o processador do sistema, e isso tem limitado jogos para celulares mais inteligentes, até agora.

O resultado? Carros que lidam de forma mais realista com o cenário, inimigos com melhores cérebros e objetos que se movem e reagem ao mundo de forma mais real. Vai levar aos desenvolvedores um pouco de tempo para recuperar o atraso com a próxima geração de tecnologia em dispositivos multi-core, mas uma vez que eles o fizerem, os resultados darão ainda mais água na boca.

Vídeo 1080 p Full HD

Processadores multi-core permitem resolução de vídeo 1080 p, tanto em termos de reprodução de filmes quanto à captura a partir de uma câmera no aparelho. Os dispositivos multi-core são capazes de bombear vídeo para a máxima resolução das principais TVs.

Fabricantes de celulares estão se tornando mais especializadas em vídio, também, a introdução de recursos como saídas HDMI e DLNA streaming de mídia sem fio como padrão, permitem que você assista o vídeo de seu aparelho em sua TV sala com facilidade. Embale seu telefone cheio de filmes e episódios de TV e ele vai funcionar como o centro de mídia mais versátil e portátil em casa que você poderia ter. Celulares dual core com câmeras high-end também podem gravar vídeo a 1080 p. Você já é capaz hoje de filmar seu próprio épico férias de verão com resolução de Blu-ray.

Tecnologia em evolução dos processadores

Com a evolução dos processadores dos portáteis, a tendência é com certeza termos mais núcleos e melhor desempenho com o tempo. (Foto: nextgenlog.blogspot.com)

Mais multitarefa

A arquitetura de dois cérebros de um CPU dual core é perfeitamente adequada para multitarefa, que já está disponível em todas as principais plataformas de smartphones. Com um processador de núcleo único, as tarefas em diferentes aplicações são processadas ​​em um único arquivo, mas a uma velocidade suficientemente rápida para dar a impressão de que elas estão acontecendo ao mesmo tempo. Com uma configuração dual core, multitarefa real é possível.

Em termos reais, isto significa que você vai ser capaz de rodar mais aplicativos ao mesmo tempo sem ver qualquer diminuição de desempenho, algo que era comum em telefones Android lançados antes de meados de 2011. Você vai ser capaz de manter um jogo rodando em segundo plano durante a edição de fotos e pulando para um aplicativo do Facebook para postar as fotos online, tudo em alta velocidade.

Uma vez que os fabricantes de plataformas como Apple e Google se familiarizarem com os dispositivos móveis multi-core, vamos começar a ver o uso ainda mais dinâmica desses processadores também.

Aplicações maiores e melhores

Aplicativos exigentes também podem ser desenvolvidos para fazer uso de processadores dual core e quad core através de multi-threading. Isto é como multitarefa, mas dentro de uma única aplicação: vários processos que ocorrem simultaneamente.

Ele vai permitir a aplicativos high-end para utilizar a última gota de energia a partir de um chip dual core, e fazer vídeos e fotos sedentos de poder mais impressionantes com aplicativos top de linha de edição. Isso está tudo nas mãos dos desenvolvedores de aplicativos, mas com milhares deles lá fora, tendo feito centenas de milhares de aplicativos móveis e jogos apenas nos últimos anos, não vai demorar muito até vermos um aplicativo seriamente impressionante editar seus filmes em 1080p com.

Maior duração da bateria

Um dos benefícios menos emocionante sonoridade de um sistema multi-core pode vir a ser o mais útil: a vida da bateria. Isto pode parecer contra-intuitivo, mas com dois núcleos no coração de um telefone celular, quando a potência extra do segundo núcleo não é necessária, ele pode efetivamente ser colocado para dormir.

Então, se essa explosão extra de energia é necessário, pois um aplicativo ou jogo intenso, que segundo núcleo pode entrar no ringue a qualquer momento. Com dois núcleos para tocar, cada núcleo não precisa ser tão poderoso como o seu homólogo de núcleo único, de modo mais esforço pode ser colocado em minimizar a quantidade de energia que é sugada. O Octa core da Samsung tem até um grupo de 4 núcleos com menor potência para tarefas mais básicas. Quando você precisa de mais poder – quando saltar para o YouTube ou a captura de vídeo HD, os outros núcleos maiores pulam dentro da história. O sistema sempre usa o mínimo de poder de processamento, economizando energia.

Considerações finais

Vale lembrar que principalmente para dispositivos Android, o OS instalado também influencia muito. Isso porque muitos dos temas usados pelas fabricantes é muito pesado e, cá entre nós, inútil. Basta ver o Nexus da LG, que tem o Android mais recente e “engasga” muito menos que um Galaxy S4, por exemplo, mesmo o segundo sendo muito mais potente.

Nossa dica para otimizar o uso de seu processador é para que você faça root de seu sistema e instale um Android limpo. Para outros OS, vale a dica de manter sempre o sistema atualizado para otimizar seu aparelho.

25 comentários para “Celular Dual core x Quad core? Tanta diferença assim?”

  1. Paulo

    Cara eu tinha um Galaxy S duos 1ghz único nucleo processador, comprei outro celular com Android mais recente e dual core, e o mesmo jogo testei, ficou em tela maior, mas continua dando travadinhas… Subway surffers, o Navegador as vezes continua fechando, mesmo usando só ele… O Android precisa melhorar o uso de memoria ram, a forma de fechar aplicativo, deve permitir o usuario de fechar definitivo com uma opção etc…

  2. Maira

    Mas e se for um dual core 2.0 e um Quad core 1.0, Quad core ainda seria melhor?

    • Equipe Telefones Celulares

      Quad core é melhor porque conseguirá lidar com mais tarefas ao mesmo tempo, mesmo com uma velocidade menor.

  3. Wesley

    Kra, eu estou com duvidado entre o iphone 5s e o moto X última geração. Queria a ajuda de vocês, alguém pode me ajudar?

    • Equipe Telefones Celulares

      Wesley, depende bastante. Recomendamos que você vá a uma loja e teste os dois para descobrir a melhor opção para você

  4. Ygor

    O processador 512 do Nokia lumia 530 dual sim, que eu tenho; é bom ou ruim?

    • Equipe Telefones Celulares

      Se você não faz muitas coisas ao mesmo tempo no celular, é bom sim. Quem utiliza muitos aplicativos e fica muito tempo online deve evitar celulares dual core.

  5. Erasmo

    O Smartfone positivo octa x800
    É uma boa opção para comprar.?
    Ele tem 1.4 ghz porém somente 1 GB Ram.
    Quero um aparelho rápido e que não trave.

    • Equipe Telefones Celulares

      Erasmo, teste o aparelho na loja para ver se ele atende às suas necessidades.

  6. Alexandra

    Estou em dúvida se compro para meu filho um tablet android ou não? Quad core ou dual core? Ajudem-me. Ele ganhou um tablet e travava tanto que em um ano ele quebrou. Criança gosta de joguinhos.

    • Equipe Telefones Celulares

      Quad Core, Alexandra. Mas compre um tablet de marca conhecida e, preferencialmente, compre uma capa de proteção para que seu filho não o quebre novamente.

  7. Valquiria

    Boa Tarde, estou na duvida entre o aparelho Celular Lg L Prime D337 8gb, 3g Quad Core 1.3 e o Nokia Lumia 635 C/ Tecnologia 4g. Eu uso muito para filmes e jogos. Qual seria melhor?

    • Equipe Telefones Celulares

      O que tiver a tela maior e com melhor resolução.

  8. Mellyssa

    Porque não consigo assistir videos no youtube no meu celular ace 4 da samsung dual core?

    • Equipe Telefones Celulares

      Mellyssa, talvez a memória do seu aparelho esteja cheia. Esvazie um pouco para liberar espaço!

  9. João

    A pergunta que muitos tem mas não é totalmente explicada é:
    Na teoria o que é melhor… Um processador quad core de 2.5GHz ou um processador octa core de 1.5GHz + 1.3 GHz?
    Como escolher uma compra levando isso em relação já que sabemos que não necessariamente eles não trabalham juntos sempre na versão octa core

    • Equipe Telefones Celulares

      Octa core, pois consegue dividir melhor as tarefas e, ao mesmo tempo, poupar mais vida da sua bateria.

  10. James

    Porque os celulares nokia apesar de usar um dual core 1GHz ou 1.2 não travam como os de androide de processadores mais potentes, alguém, sabe me explicar?

    • Equipe Telefones Celulares

      James, isso depende muito do sistema operacional e sua integração com o hardware do aparelho.

  11. Priscila

    Eu fico on line praticamente o dia inteiro (trabalho c ele) qual seria a melhor opção para que ele n travasse tanto. Sempre tive dúvidas em relação a processador.

    • Equipe Telefones Celulares

      Reduzir a quantidade de aplicativos instalados, fotos, e vídeos.

  12. Dudu

    Meu celular possui um processador dual de 1, 5 GHz e memória RAM de 1, 5 eu trocando por um quad 1, 2 GHz e memória RAM de 1 terei melhor desempenho nas mesmas atividades? Com mesma resolução uma tela maior exige mais do aparelho?

    • Equipe Telefones Celulares

      O desempenho vai melhor para tarefas múltiplas.

  13. Valter

    Boa noite. Gostaria de uma ajuda de vocês. Estou em dúvida em qual smartphone comprar. Um LENOVO A7010 com processador octa core 1.3 ghz e Android 5.1 ou MOTOROLA MOTO X com processador Qualcomm quad core 2.5 ghz e Android 4.4 ambos com 32 gb. Irei utilizar a trabalho. Grato.

    • Equipe Telefones Celulares

      Velter, escolha aquele que você mais gostar. Teste a câmera, teste vídeos, teste a tela. Nossos artigoshttp://www.palpitedigital.com/tag/como-escolher-um-smartphone/ podem te ajudar na decisão.