O gadgets são  uma das consequências do desenvolvimento de uma tecnologia que tem crescido rapidamente nos dias de hoje. Não só os adultos como as crianças também acabam usando gadgets como os tablets para fins de diversão, principalmente para o consumo de jogos.

Com versões de jogos para tablets e smartphones cada vez mais avançadas, é um processo lógico que várias empresas tentem oferecer produtos que atendam até ao jogador mais exigente. Escolher um tablet para jogos, mais especificamente, está se tornando cada dia uma tarefa mais difícil, com as várias opções colocadas no mercado. Para escolher um destes tablets ideal para seu perfil de jogos, levar em consideração alguns critérios é essencial para realizar um bom investimento.

Quantas pessoas utilizarão o tablet?

É a primeira pergunta a responder. Isso porque a grande maioria dos jogos para tablets são feitos para serem jogados online ou sozinhos, apesar de haver exceções. Além disso, se outras pessoas quiserem usar o tablet para ver filmes, por exemplo, enquanto alguém estiver jogando isso não será possível.

Ao definir uma quantidade de pessoas que utilizará o tablet ou os horários em que cada estará utilizando o gadget, você pode encontrar uma equação ideal para a quantidade de aparelhos que sua casa precisa. Definindo essa quantidade, você pode optar por ter ou um modelo mais avançado (e mais caro) ou dois modelos intermediários (mais baratos), por exemplo.

Qual o processador e chip gráfico do tablet?

Não adianta querer um tablet para jogos que não tenha um chip gráfico dedicado. Um bom tablet para jogos tem um processador de vários núcleos e com uma velocidade rápida. Inclusive, a grande maioria dos tablets tem dois grupos de núcleos, sendo um “menos potente” para economia de bateria ao realizar tarefas mais básicas e outro grupo “mais potente” para os jogos.

O processador gráfico separado ficará a cargo do processamento das imagens até dos jogos mais pesados, algo que pode gerar uma economia da bateria além da melhor qualidade e rapidez dos jogos. Ao mesmo tempo, o conjunto processador/chip gráfico tem que ser capaz de produzir imagens em Full HD, pelo menos, sem travar.

Tablet (Foto: www.tuvie.com)

Tablet

Qual a memória RAM e a memória interna do tablet?

Com o processador e o chip gráfico de boa qualidade, um bom tablet para jogos tem que ter bem considerada a memória RAM e memória interna do tablet. Quanto maior for a RAM, melhor o desempenho para carregar e rodar os jogos. Já com uma grande memória interna, você também pode salvar um monte de opções de jogos.

Muitas pessoas acabam comprando tablets com memória interna menor e expandindo com um cartão microSD. Cuidado: muitos aparelhos não permitem a instalação de programas no cartão SD e muitos jogos não permitem a instalação no cartão microSD, necessitando que sejam instalados diretamente na memória do tablet. Por isso, vá com a melhor memória interna possível e uma grande memória RAM para não ter problemas com travadas por conta do jogo estar carregando.

Qual a resolução e tipo de tela do tablet?

Outras dicas é escolher a resolução da tela para obter desempenho em jogos de alta qualidade. A resolução da tela também afeta a nitidez e suavidade da imagem apresentada. Quanto mais nítida a imagem de seu jogo, mais confortável você estará jogando.

Você deve procurar, como já dissemos, por uma tela com resolução mínima Full HD (1920 x 1080). A tecnologia usada para a tela (LCD, OLED etc) também muda a imagem do jogo. Só que como os critérios para escolher uma tela de melhor qualidade cabem ao gosto pessoal de cada um, é interessante que você teste o aparelho antes de comprar, optando por imagens de vários tipos e vídeos rápidos, lentos, coloridos, preto e branco etc, além de claro, jogos de vários tipos. A tela com a qual você se sentir mais confortável é a tecnologia que você deve procurar.

Qual a capacidade da bateria do tablet?

Você também precisa prestar atenção para a capacidade da bateria. Quanto mais mAh (miliamperes), maior a capacidade do tablet para se manter ligado enquanto você o utiliza sem ter que conectá-lo a uma tomada. Vale aqui reforçar que é interessante que você compre uma bateria extra, capa ou acessório que expanda a vida da sua bateria, porque com jogos o tempo de funcionamento do tablet cai drasticamente.

Quais são os extras que o tablet oferece?

Câmera traseira e frontal com boa resolução? Tem uma caneta stylus para utilizar? Tem uma manete dedicada para jogos que eu posso facilmente utilizar? Posso sincronizar o tablet com meu video game/computador/televisão? Posso usar o tablet em mais de um sistema operacional? Qual o sistema operacional do tablet? Todos estes são complementos não essenciais para um tablet de jogos, mas que para alguns usuários podem fazer a diferença.

Considerações Finais

A tendência é que a cada dia surjam tablets mais potentes e com acessórios cada vez mais avançados para jogos. Estas questões aqui colocadas vão guiar sua opção até mesmo para os tablets mais avançados, por anos a fio. Você tem que levantar os dados mais importantes e depois, focar nos extras. Assim, garantimos, você escolherá o tablet certo para jogos.

O que você acha disso? Já tem um tablet para jogos? Compartilhe sua opinião e experiência!

Um comentário para “Como escolher um tablet para jogos?”

  1. Diogenes

    Olá…
    Preciso de um tablet p jogar jogos pesados, ´ver filmes, assistir video aulas para ler e estudar
    Acesso rapido a internet
    Com memoria expansiva com HDMI com tela d 9 a 10″ dispenso qualidade da camera e tv

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)