Você precisa de um smartphone e precisa dele agora. Talvez seja o seu primeiro telefone ou talvez você tenha deixado cair o último no banheiro. Não tenha medo. Há muitas boas opções por aí e temos um guia rápido sobre como escolher um celular certo para você. O melhor celular do momento está algumas letras abaixo e a alguns cliques de distância. Você não querer comprar sem saber o que está recebendo, não é?

Qual o melhor celular do momento: as suas necessidades

Há muitas coisas diferentes a considerar quando você compra um novo smartphone. Você precisa de um telefone com uma tela grande? Talvez você prefira algo que você pode usar com uma mão só? Você está procurando por bateria de longa duração ou o melhor celular com câmera que você pode encontrar? Você precisa de muito armazenamento para sua coleção de músicas? Talvez você seja um viajante frequente e um telefone dual-SIM seria útil? Comece elaborando uma lista dos recursos mais importantes para você e use-os para comparar os dispositivos e garantir que o novo smartphone seja compatível com todas as suas necessidades. É assim que você começa o caminho certo para o celular do momento.

A escolhe do melhor celular passa pelo sistema operacional

Existem realmente apenas dois sistemas operacionais para smartphones que valem a pena considerar atualmente: Android e iOS.

Ambos são fáceis de usar e suportam uma ampla variedade de aplicativos e jogos. Embora você possa mudar de Android para iOS ou de iPhone para Android, há uma curva de aprendizado. Você ficará mais instantaneamente em seu lar em qualquer plataforma a que esteja acostumado.

O Android oferece uma maior variedade de dispositivos a preços diferentes, oferece mais opções de personalização e o excelente pacote de serviços e aplicativos do Google. Se você já usa itens como Google Maps, Gmail e Google Docs, o Android será o melhor escolha para você. Ele também apresenta o melhor assistente virtual que é o Google Assistant, e está se tornando mais útil o tempo todo.

O iOS da Apple oferece uma experiência mais uniforme e acessível, é mais seguro e a experiência e a qualidade dos aplicativos da App Store são um pouco melhores. Se você já tem um MacBook ou um iPad, então um iPhone provavelmente fará mais sentido para você. Você também encontrará uma enorme variedade de acessórios para iPhones, algo que pode ser limitado para dispositivos Android menos conhecidos.

Celular com desempenho bom: as características dos modelos do momento

Escolher o smartphone certo para você pode ser difícil e você não pode confiar na maioria dos funcionários das lojas para saber do que está falando ou para orientá-lo na direção certa. Recomendamos que você compre e experimente o smartphone que você gosta antes de comprar. Se você não sabe muito sobre especificações, tente trazer um amigo experiente se tiver um, mas se não tiver, veja algumas coisas sobre as quais você vai querer pensar antes de escolher o celular do momento, já que muita coisa sobre os melhores celulares ainda é muito subjetiva.

Design

Se você quer algo que você pode usar com uma mão, então pegue e experimente. Muitos telefones hoje em dia são de vidro na frente e atrás, mas isso os torna frágeis e propensos a manchas, e por isso não agradam a todos. Verifique se a posição do sensor de impressões digitais também combina com você. Geralmente, elas estão sendo movidas da frente para trás. O design certo para você deve parecer e se sentir bem.

Tela

Você passará muitas horas observando-a, portanto, certifique-se de que a tela do smartphone seja de bom tamanho e que a resolução seja alta. Recomendamos um mínimo de Full HD ou maior, se o telefone tiver um formato moderno de 18:9. Qualquer coisa que tenha 1080p ou mais será suficientemente nítida. Em termos de tecnologia subjacente, as telas OLED tem um melhor contraste, com pretos mais profundos do que as telas de LCD, e nós preferimos elas em geral.

Boa performance

Isso será principalmente determinado por duas coisas: O processador e a memória RAM. O processador é a coisa mais importante, e o mais novo geralmente é melhor em termos de velocidade e eficiência de energia. Quanto mais rápido e mais núcleos, melhor o processador será, geralmente. É discutível a quantidade de memória RAM necessária em um smartphone, e a cada geração a quantidade de memória RAM aumenta.. No entanto, isso não se aplica aos iPhones porque eles lidam de maneira diferente com o gerenciamento de memória e não exigem muita memória RAM. Em caso de dúvida, leia as características dos flagships, ou seja, os melhores telefones de cada marca, e veja qual a memória RAM desses celulares. Use essa quantidade como guia. Geralmente é a quantidade que um celular do momento terá.

Sistema operacional atualizado

Se você comprar um novo iPhone, receberá a versão mais recente do iOS, mas nem sempre é o caso nos telefones Android. Como os fabricantes costumam aplicar suas próprias interfaces de usuário em cima do Android, pode demorar um pouco para obter as atualizações mais recentes, e você não pode obter versões futuras do Android após a sua liberação se o fabricante decidir não atualizar. Apenas os telefones Android do Google, como os da série Pixel, têm garantia de atualizações imediatas e consistentes do Android. Procure sempre saber qual a versão mais recente do Android, e pesquise se o seu aparelho do momento será atualizado para a próxima versão.

Melhores smartphones

Escolha o melhor smartphone do momento para aproveitar as melhores tecnologias disponíveis. (Foto: TechRadar)

Câmera

As câmeras do smartphone surgiram aos trancos e barrancos nos últimos anos. A escolha pode ser desconcertante, mas é importante observar que o bom desempenho da câmera é muito mais do que uma alta contagem de megapixels. Se você é capaz de testar o celular por conta própria, certamente deveria, mas também encontrará informações úteis em comentários e amostras de fotos e vídeos. O melhor celular do momento se encaixará nos seus critérios do que faz uma boa foto.

Bloatware

Tenha cuidado com recursos de bloatware ou recursos inúteis, especialmente se você estiver comprando o Android. Às vezes, as operadoras bloqueiam recursos específicos ou alteram os padrões. As operadoras e os fabricantes também costumam adicionar muitos aplicativos que são supérfluos e você pode descobrir que não é possível desinstalá-los. Principalmente para quem está comprando um smartphone com um plano de fidelidade com uma operadora, isso pode acabar estragando sua experiência com o aparelho.

Vida da bateria

Baterias removíveis são raras hoje em dia, por isso você quer escolher um telefone que seja capaz de acompanhá-lo. Verifique o consenso sobre a duração da bateria em comentários. A classificação mAh fornece algumas indicações, mas a capacidade também é afetada pelo tamanho da tela, pela resolução e pelo software e portanto, é necessário olhar além dos números. Veja muitos testes para saber a duração real da bateria.

Armazenamento

Os smartphones mais recentes geralmente vem com armazenamento suficiente embutido em múltiplos de 8 GB. Quanto mais memória interna, melhor.Ter um slot para cartão MicroSD permite que você expanda seu espaço de armazenamento de forma relativamente barata, mas a Apple nunca inclui slots de cartão MicroSD, então isso é algo que você só encontra em alguns dispositivos Android. Ainda sobre a memória interna, um bom começo para estabelecer o mínimo é ver as configurações dos flagships. Geralmente os modelos mais básicos desses aparelhos topo de linha tem uma memória interna boa o suficiente. Use como referência, mas com um pouco de desconfiança.

Durabilidade

Mencionamos brevemente os perigos dos telefones de vidro, mas se você comprar um telefone de vidro e estiver propenso a deixá-lo cair, certifique-se de obter uma capa de proteção. Você também deve obter um telefone com alguma resistência à água. Os principais carros-chefe das fabricantes tendem a ter classificações IP67 ou IP68 hoje em dia, o que significa que podem ser submergidos em água sem danos. Mesmo os telefones mais baratos geralmente vem com alguma resistência à água, mas vale a pena conferir.

Qual o melhor smartphone?

Não adianta nós te darmos o modelo de um smartphone bom agora e amanhã a fabricante lançar um modelo novo. Você deve escolher um modelo que siga as dicas acima para ser realmente bom, o smartphone do momento, o melhor para o que você precisa e claro: um modelo que se encaixa no seu orçamento.

Esperamos que essas dicas ajudem você a ter o smartphone certo para você. Acerte os comentários se tiver alguma dúvida e faremos o possível para atendê-la.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)