O que é dual SIM? Como funciona?

Em Comparação de smartphones e celulares por André M. Coelho

Você já encontrou smartphones com Dual SIM em lojas? Deseja saber o que os torna úteis e como funciona a tecnologia Dual SIM? Talvez você já saiba disso, mas ainda tem perguntas como o que torna o Dual SIM Dual Standby diferente do Dual SIM Dual Active?

Se você quiser saber qual é a tecnologia Dual SIM, como ela é implementada em smartphones modernos, suas vantagens e desvantagens, leia este artigo:

Dual SIM: o que é?

Qualquer telefone móvel ou smartphone requer um cartão SIM (Subscriber Identification Module ou módulo de identificação de assinante) para se conectar à rede móvel. Um smartphone ou telefone que pode conter dois cartões SIM diferentes ao mesmo tempo é chamado de dispositivo Dual SIM ou SIM duplo. Ter dois cartões SIM significa que um smartphone SIM duplo pode usar qualquer um dos dois Sims para iniciar ou receber chamadas telefônicas.

Leia também

Em outras palavras, o Dual SIM é uma característica de alguns smartphones que lhes permite ter e usar dois cartões SIM diferentes, simultaneamente.

Vantagens do Dual SIM

Para algumas pessoas, ter um smartphone Dual SIM pode ser útil. Tomemos, por exemplo, empresários e mulheres que tendem a ter um número de telefone para o trabalho e outro número para seus amigos e familiares. Uma pessoa de negócios pode usar dois smartphones diferentes, um para trabalho e outro para uso pessoal, ou usar um smartphone Dual SIM, com os dois números de telefone ativos. Ter um smartphone para transportar é mais confortável do que transportar dois smartphones.

Outra situação em que você pode estar interessado em um smartphone Dual SIM, especialmente se você mora em um mercado emergente, é quando deseja usar um número de telefone para chamadas telefônicas e a outra para se conectar à Internet. Algumas operadoras móveis têm bons planos de voz, mas planos de dados caros ou o contrário. Em um smartphone Dual Sim, você pode combinar dois planos diferentes de dois operadores diferentes e obter uma conta mais barata no final do mês.

Outro benefício é que você pode usar dois provedores móveis simultaneamente se o seu telefone não estiver bloqueado em uma rede específica, o que significa que você pode obter mais cobertura móvel. Se você viajar muito para o exterior, poderá usar um cartão SIM em seu país de origem e o outro slot SIM para cartões que você compra nos países para os quais você viaja, para uma cobertura melhor ou mais barata.

Dual SIM para smartphones

Dual SIM é basicamente a possibilidade de usar dois cartões SIM de diferentes operadoras, otimizando suas economias e possibilidades no dispositivo. (Imagem: Pinterest)

Dual Sim: como funciona? Que tipos de modos Dual SIM existem?

Se você decidir comprar um smartphone Dual SIM, deve saber que existem vários tipos de implementações Dual SIM que funcionam de maneira diferente e algumas são melhores que outras. Estes são os tipos de implementações Dual SIM disponíveis:

1. Dual SIM Single Standby (Passivo)

Esta é a pior implementação da tecnologia Dual SIM, e os telefones acessíveis geralmente a usam. Um telefone passivo duplo sim é capaz de usar dois cartões SIM diferentes, mas apenas um deles pode estar ativo a qualquer momento. Isso significa que quando um cartão SIM funciona, o outro é inacessível. Para usar o segundo cartão SIM, você precisa ativá-lo manualmente e o primeiro sim desativado quando fizer isso. Você não encontra essa implementação em smartphones, apenas telefones celulares mais antigos.

2. Dual SIM Dual Active

Esta implementação permite fazer chamadas telefônicas de ambos os cartões SIM dentro do seu smartphone. Também pode receber chamadas em qualquer um dos dois cartões SIM, ao mesmo tempo. Os smartphones Dual SIM Dual Active têm seus cartões SIM permanentemente ativos e, quando você está conversando em um deles, o outro ainda funciona e recebe chamadas, mensagens ou dados.

Por exemplo, se você tiver uma chamada no primeiro SIM e estará recebendo outra chamada no segundo sim, será notificado sobre isso. A desvantagem dos telefones Dual SIM Dual Active é que esses dispositivos possuem dois transceptores de rádio, um para cada cartão SIM. Isso significa que eles consomem mais bateria do que os smartphones simples comuns e são mais caros para fabricar, levando a um preço mais alto. É também a razão pela qual é um desafio encontrar smartphones com essa implementação.

3; Dual SIM Dual Standby

É um híbrido entre o SIM STANDBY duplo e o Dual SIM Dual Active. O Dual SIM Dual Standby permite que seu smartphone tenha dois cartões SIM ativos e ambos usam apenas um transceptor de rádio. No entanto, ambos são ativos apenas desde que você não os esteja usando, daí o nome do Dual Standby (dupla espera).

Enquanto os cartões SIM estejam no modo de espera, você poderá fazer e receber chamadas sobre qualquer um deles. No entanto, uma vez que você atenda uma chamada em um cartão SIM, o outro fica inativo até que o primeiro cartão não seja mais usado ativamente.

Isso é verdade se uma ou ambas as redes móveis às quais você estiver conectado, use 2G para chamadas telefônicas. Se suas redes móveis forem 3G ou 4G e não usarem 2G para chamadas de voz, essa limitação não existe. Isso não é ideal, mas a tecnologia é mais barata e mais difundida nos smartphones modernos. Os telefones duplos de espera exigem apenas espaço adicional para mais um cartão SIM. Portanto, o aumento do custo em comparação com a versão single SIM é marginal.

Você pode usar seu plano de dados nos dois cartões SIM ao usar um smartphone Dual SIM?

A resposta curta é sim, mas depende da implementação Dual SIM que foi escolhida pelo fabricante do seu smartphone. Os fabricantes analisam quanto seus smartphones custam para construir e suas margens de lucro.

Fazer um smartphone SIM duplo com um cartão SIM que suporta conexões de dados de diferentes gerações (2G, 3G, 4G, 5G, etc), é fácil e acessível. As gerações podem ser combinadas em um modo Dual SIM Dual Standby e usar as mesmas frequências de rádio.

No entanto, se você deseja construir um smartphone Dual SIM que suporta conexões mais recentes em um de seus cartões SIM e outro tipo de conexão no outro, isso significaria que o processador no smartphone deve ser poderoso o suficiente para suportar dois dados de alta velocidade Conexões simultaneamente e provavelmente os custos seriam bastante altos.

Desvantagens do Dual SIM

Essa tecnologia não é perfeita e vale a pena considerar algumas desvantagens:

Os smartphones Dual SIM têm uma autonomia em espera mais curta, porque possuem dois transceptores de rádio, em vez de um.

O Dual SIM Dual Standby geralmente usa o slot microSD para o segundo SIM. Portanto, na maioria dos casos, você não pode usar um cartão microSD para estender seu espaço de armazenamento, se usar dois cartões SIM. Se você precisar de um smartphone SIM duplo, gaste mais para uma versão com mais espaço de armazenamento interno, para não precisar de um cartão microSD.

Na maioria dos casos, os fabricantes de smartphones usam uma implementação Dual SIM Dual Standby em gerações anteriores de conexão combinados com uma mais recente, o que significa que um SIM pode ser usado apenas para chamadas e mensagens de texto, não para conexões de dados. Limita a utilidade dos smartphones Dual SIM.

Os smartphones Dual SIM podem ser úteis em alguns casos, e os fabricantes de smartphones começaram a notar que as pessoas desejam esses dispositivos. Como tal, mais e mais modelos Dual SIM aparecem a cada ano. No entanto, como você já viu neste artigo, nem todos os dispositivos Dual SIM funcionam da mesma forma, e algumas implementações Dual SIM são melhores que outras.

Informe-nos sobre sua experiência com essa tecnologia e o que você pensa sobre isso, nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário