Quando seu telefone Android está muito lento, você até pode deixá-lo como saído da fábrica fazendo um reset de fábrica, mas para a maioria das pessoas, esse reset pode fazer mais mal do que bem, deletando informações que você precisava, sumindo com fotos que você esqueceu de fazer o backup.

Para evitar que seja necessário o reset de fábrica, listamos o que você deve fazer para liberar espaço no seu celular e acabar com o problema de travamento por falta de memória.

Celular travando e lento: a principal causa está na falta da memória interna

Mantenha todos os seus documentos e fotos no cartão SD, mas não aplicativos. Aplicativos precisam de velocidades de acesso mais rápidos de armazenamento no dispositivo. Mas instalar aplicativos demais vai tomar boa parte da memória interna do celular, bem como aplicativos de bate papo vão tomando memória do seu celular ao baixarem fotos e vídeos para seu aparelho. Resolvendo o problema de espaço demais ocupado na memória interna do seu celular, 90% dos travamentos de aparelhos vão acabar. E vale a pena começar pelo que é mais pesado: fotos e vídeos.

Como fazer celular parar de travar

Quando o celular está travando demais, pode ser que você precise liberar um pouco de espaço de armazenamento da memória interna, seja deletando aplicativos, seja deletando fotos e vídeos. (Foto: drippler.com)

Celular travando e desligando? Organize e faça o backup de fotos e vídeos

Armazene suas fotos e vídeos no cartão SD, se seu celular tem essa opção. Basta abrir o aplicativo de câmera do seu aparelho, ir em configurações, armazenamento, e colocar em “SD externo/Cartão de memória SD”.

Quem não tem cartão SD ou quem quer deixar o cartão SD com mais espaço livre, deve usar algum tipo de armazenamento na nuvem, preferencialmente armazenamento automático. Todos os aplicativos mais conhecidos de armazenamento na nuvem tem a opção de acionar o backup automático de fotos e vídeos. É só instalar o aplicativo e, geralmente, ele perguntará se você quer armazenar as fotos e vídeos automaticamente. Se ele não perguntar, vá nas “configurações” dentro do aplicativo, e ative a opção “armazenamento/backup automático de fotos e vídeos”.

Celular travando: o que fazer? Liberando espaço dos contatos duplicados!

Você pode ter muitos contatos duplicados no seu telefone. A primeira maneira de limpá-los é fazendo login em sua conta do Google que está conectada ao seu telefone Android a partir de computador, acessando o site Contacts, do Google. Na parte superior da tela, vai aparecer um texto sugerindo mesclar contatos. Se não aparecer, na parte esquerda, há uma opção “encontrar contatos duplicados”. Clique. Revise os contatos e clique em “mesclar todos” ou vá mesclando um a um. Isso vai reduzir o tamanho de armazenamento da sua lista de contatos consideravelmente. O mesmo pode ser feito com contas da Apple.

Celular travando muito: hora de limpar os aplicativos!

Depois de limpar as fotos e os contatos duplicados, é hora de limpar os aplicativos para fazer o celular parar de travar. Você pode usar um app para organizar e deletar seus aplicativos, usando as opções de “limpar cache” e “limpar dados”. Depois, faça no aplicativo a organização de aplicativos por tamanho, e delete os aplicativos que ocupam mais espaço e você não usa.

Para fazer o mesmo procedimento em um celular Android, toque em “configurações”, vá em “armazenamento”, e toque em “apps”. Deslize para o lado e toque no botão que abre o menu de opções do Android. Selecione “organizar aplicativos por tamanho”. Toque no aplicativo, e toque em “limpar dados” e “limpar cache”. Lembre-se que você vai perder os dados do aplicativo, e terá de refazer seu login.

No iPhone e iPad, tanto para deletar o cache quanto para deletar o aplicativo, toque e segure sobre cada aplicativo na tela inicial até a tela tremer. Toque no X ao lado do aplicativo que ocupa muito espaço para deletá-lo. Se você quiser ficar com o aplicativo, basta reinstalar a partir da App Store.

Mais alguma dica para liberar mais espaço no celular? Quais dicas você tem para compartilhar conosco?

 

4 comentários para “Celular travando muito? Veja o que apagar pra resolver!”

  1. Julia

    O meu celular trava e quando põe pra desliga/reiniciar fica travado em loop infinito, e quando consegue liga-lo os apps e o sistema dão erro constantemente. Já resetei, já tirei o cartão sd e nada. O que mais posso fazer?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Julia, já tentou trocar a bateria do aparelho?

      Responder
  2. Natalie Pereira

    O meu celular trava e tem muito espaço tanto na memoria externa quanto na interna.O que pode ser?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)