Com o tempo, o smartphone vai ficando mais lento. Isso acontece por vários motivos. Entre eles e, geralmente, o principal, está na memória cheia do celular. Podem ser aplicativos antigos, dados de aplicativos, caches, fotos, vídeos, e músicas, e até vírus de celular instalados na memória do aparelho. A única solução para isso tudo, e para melhorar a velocidade do seu smartphone é formatar o celular.

Formatar celular passo a passo

É um procedimento simples, desde que você respeite todos os passos abaixo. Se você estiver inseguro, não faça a formatação do celular. Vale lembrar: não nos responsabilizamos pelo que acontecer ao seu aparelho. Quem não sabe o que está fazendo deve procurar um profissional ou uma assistência técnica autorizada.

Primeiro passo: faça um backup do celular

Backup para dispositivos Android: você tem que ativar sua conta no Google, criando um e-mail no Gmail e cadastrando no seu smartphone. Basta acessar as configurações do Android e procurar pela opção Backup. Em alguns aparelhos, essa opção estará sob as configurações de “Privacidade”. Esse procedimento, no entanto, fará apenas o backup de aplicativos, e você pode perder suas mensagens SMS, MMS, bem como configurações personalizadas do aparelho. Vá também em “Configurações” e depois em “Contas”, tocando em “Conta do Google”. Ative a opção de sincronização e backup.

Backup para dispositivos iOS: você pode fazer o backup através do iCloud ou pelo iTunes. No iCloud, basta acessar pelo seu iPhone ou iPad em “ajustes -> iCloud -> backup”, ligando a opção (deslizador verde). Toque em “fazer o backup agora”, e aguarde. É necessário estar conectado a uma rede wireless para o backup ser bem sucedido. No iTunes, toque em “arquivo”, “dispositivos”, “transferir compras”, desde que seu aparelho esteja conectado. Você verá o backup disponível no menu do iTunes.

Backup para dispositivos com qualquer sistema operacional: você pode baixar e instalar o Google Photos, Dropbox, OneDrive, o Box, e outros aplicativos para fazer upload de arquivos para a nuvem. Basta escolher quais arquivos você quer sincronizar do seu smartphone com a nuvem, e usar uma rede sem fio para fazer o upload dos arquivos, o que pode demorar um pouco. Vale lembrar que existem muitos aplicativos disponíveis que fazem o backup automático dos seus dados e liberam espaço na memória do aparelho, basta escolher um na loja de aplicativos para seu smartphone.

Passo a passo da formatação de smartphone

Antes de formatar um smartphone, não se esqueça de fazer um backup de todos seus arquivos de fotos, vídeos, músicas, e dados de aplicativos! (Foto: www.techrepublic.com)

Segundo passo: como apagar arquivos do celular?

Apagar dados de dispositivos Android: vá para “Configurações”, e toque em “Armazenamento”. Procure por cartão SD. Toque em Formatar cartão SD e confirme. Ainda em “Configurações”, vá para “armazenamento interno/memória interna”. Toque em formatar ou apagar dados da memória interna, confirmando. O procedimento vale para formatar celular LG, formatar celular Samsung, formatar celular Motorola, e formatar celular Android, qualquer um.

Apagar dados de dispositivos iOS: toque em “ajustes”, e vá para “geral”. Toque em “uso e armazenamento do iCloud” e vá para “gerenciar armazenamento.” Apague todos os dados que puder, tocando nas diferentes opções. Pelo iTunes, você pode ir deletando os arquivos que aparecem no menu do seu aparelho, manualmente.

Apagar dados de dispositivos com qualquer sistema operacional: programas como o PhoneClean, podem te ajudar nessa tarefa. Para Android, o Titanium Backup é um dos melhores aplicativos para isso.

Terceiro passo: como formatar o celular? Como retornar o celular às configurações de fábrica?

Voltar às configurações de fábrica em dispositivos Android: vá em “Configurações”, “Backup & Reset OU Privacidade”. Toque em “restaurar padrão de fábrica” e confirme, apagando tudo que você puder.

Voltar às configurações de fábrica em dispositivos iOS: em seu iPhone ou iPad, vá para “Ajustes”, “Geral”, “Redefinir”. Toque em “Apagar conteúdo e ajustes”. No iTunes, vá ao painel “Resumo” ao conectar seu aparelho no computador, e clique em “Restaurar”.

Voltar às configurações de fábrica em qualquer sistema operacional: você pode usar aplicativos para isso. Alguns dos aplicativos citados oferecem recursos para você fazer essa formatação e ainda recuperar seus arquivos depois.

Quarto passo: restaurar suas configurações personalizadas

No último passo, basta cadastrar sua conta do Google ou iCloud no aparelho para ressincronizar todas as suas configurações e informações. Usando um aplicativo de sua preferência, basta configurá-lo para restaurar os arquivos de backup, e acabar com o problema de lentidão do aparelho e ter mais espaço para outros arquivos e apps. Simples assim!

Se você ainda ficou com dúvidas, deixe nos comentários, e vamos fazer o possível para respondê-las!

8 comentários para “Como formatar seu celular passo a passo!”

  1. Marcelo Reis

    Não consigo restaurar meu cel. Em modo de fabrica já tentei de todo jeito, LG e615f

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Marcelo, leve a uma assistência técnica.

      Responder
      • Manoelito

        Muito bom conseguir formatar sem problemas.

  2. Victor Vianna

    Consegui restaurar um Samsung Galaxy sem problemas. Muito obrigado!

    Responder
  3. Cleisraianedas Neves

    O meu watsApp tem que atualizar mas não estou conseguindo e a memória está muito çheia estava pensando em formatar meu celular mas tenho medo de perder todo os contatos oq eu faço

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá,

      No nosso artigo tem as informações para efetuar o backup antes da formatação. Confere lá!

      Responder
  4. Brenda Duvalle

    Eu fiz a restauração de fábrica porém quando reiniciou não saiu mais do logo da samsung na inicialização
    Está a horas assim
    Não sai do nome samsung

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Brenda,

      Encaminhe seu aparelho para assistência técnica para verificação.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)