Os telefones e tablets Android podem ficar cheios rapidamente ao baixar aplicativos, adicionar arquivos de mídia, como música e filmes, e armazenando dados para uso offline. Muitos dispositivos de baixo custo podem incluir apenas alguns gigabytes de armazenamento, tornando isso um problema ainda pior.

Quanto menos espaço você tiver, mais tempo você terá que gastar gerenciando o armazenamento interno. Se você se encontrar regularmente ficando sem espaço e precisando gerenciá-lo, considere obter um telefone ou tablet com mais armazenamento da próxima vez. Mas se aumentar o armazenamento não for uma opção agora, vamos mostrar o que pode ser feito para melhorar o armazenamento do seu dispositivo.

Como liberar espaço no celular: comece pela ferramenta de armazenamento integrado do celular

As versões modernas do Android têm um painel de armazenamento que irá mostrar-lhe exatamente o que está ocupando o armazenamento em seu dispositivo. Para encontrar isso, abra a tela Configurações e toque em Armazenamento. Você pode ver a quantidade de espaço usado por aplicativos e seus dados, por imagens e vídeos, arquivos de áudio, downloads, dados em cache e outros arquivos diversos.

Toque em uma opção para ver exatamente o que está usando o espaço e exclua. Por exemplo, você pode tocar em Aplicativos para ver uma lista de aplicativos usando o máximo de espaço e removê-los. Toque em downloads para visualizar sua lista de downloads onde você pode remover arquivos e toque em dados em cache para limpar os dados de todos os aplicativos instalados. Use as outras opções para ver quais arquivos estão ocupando espaço e remova os que você não deseja.

Ao lidar com aplicativos, tenha em mente que o próprio aplicativo, seus dados e seu cache se somam ao espaço total usado pelo aplicativo. Por exemplo, se você tiver uma rádio online instalada e você colocou muitas músicas em cache, ele pode usar mais de 1 GB de espaço. Você pode limpar o cache para remover isso forçosamente ou iniciar o aplicativo e informá-lo para armazenar em cache menos dados para ouvir offline. Qualquer aplicativo que armazene dados em cache para uso offline funcionará assim.

Você pode ver quanto espaço um aplicativo está usando para esses arquivos de dados e remover os dados armazenados em cache para um aplicativo individual tocando na lista de Aplicativos, acessível tocando em Aplicativos no painel de armazenamento ou tocando em Aplicativos na tela de Configurações principal.

Como fazer a limpeza da memória interna do smartphone

A limpeza do smartphone não é impossível de fazer. Basta usar as ferramentas certas. (Foto: iMobie)

Veja quais pastas e arquivos estão ocupando o maior espaço

A ferramenta incorporada do Android é útil para visualizar o espaço usado por diferentes tipos de dados, mas não a quantidade exata de espaço usada por pastas e arquivos individuais. Para isso, você precisará de uma aplicação de terceiros. Instale um gerenciador de arquivos a partir da Play Store. Use a visualização para ver quais pastas e arquivos ocupam mais espaço. Você pode excluí-los diretamente pelo aplicativo de gerenciamento para liberar espaço. Por exemplo, você pode ver uma pasta restante de um jogo ou aplicativo que você desinstalou. Esse aplicativo deveria ter removido esses dados, mas você pode fazê-lo à mão com um gerenciador de pastas. Não exclua dados pertencentes a um aplicativo, a menos que esteja disposto a perder esses dados. Em muitos casos, os dados devem ser sincronizados online de alguma forma e você deve apenas poder baixar os dados se você precisar.

Obs.: alguns aplicativos de gerenciamento de pastas tem uma lixeira que deve ser limpa para efetivamente livrar espaço de armazenamento do dispositivo.

Adicione um cartão SD e mova dados para ele

Muitos dispositivos Android ainda são fornecidos com slots para cartões microSD, embora estejam cada vez menos comuns em dispositivos novos. Se o seu telefone ou tablet tiver um slot de cartão microSD, você pode comprar um cartão microSD e inseri-lo no seu dispositivo para obter mais armazenamento. O armazenamento que você ganha pode armazenar música, vídeos, imagens e outros arquivos de mídia – e, em alguns casos, até mesmo aplicativos. Alguns aplicativos podem permitir que você mova suas localizações de cache para o cartão SD, também.

Se o seu dispositivo já tiver um cartão SD, esta é uma boa opção se desejar mais armazenamento. Os cartões MicroSD são bastante baratos, para que você possa atualizar e obter muito mais armazenamento por um preço bastante baixo.

Depois de instalar o cartão SD, formate-o como armazenamento portátil ou interno, então conecte seu dispositivo ao seu computador e mova suas músicas, mídias e outros arquivos para o espaço livre do cartão SD.

Aprenda como limpar o armazenamento interno do celular ao mover aplicativos para o cartão SD

Dependendo do seu telefone e da versão do Android, você também pode mover aplicativos para o cartão SD para liberar espaço.

Os usuários do Android podem fazer isso formatando o cartão SD como armazenamento interno. Então, o cartão SD será visto como armazenamento local nesse dispositivo. O sistema determinará quais aplicativos fazem mais sentido para mover para o cartão SD, então vá em frente e mova-os. Você não pode discernir entre o armazenamento interno verdadeiro e um cartão SD formatado para uso interno, então agora há maneiras de mover manualmente aplicativos individuais. Você também não poderá mais trocar o cartão SD entre dispositivos, a menos que você apague e volte a formatá-lo.

Se você estiver executando uma versão antiga do Android, você pode mover alguns aplicativos usando os recursos internos do Android ou mover qualquer aplicativo rooteando seu telefone e particionando seu cartão SD. São procedimentos relativamente fáceis e seguros de fazer.

Para liberar espaço na memória interna do celular, mova suas fotos e vídeos para a nuvem

As fotos e vídeos podem ocupar muito espaço em um smartphone moderno. Em vez de armazená-los em seu telefone, você pode usar um aplicativo que carrega automaticamente as fotos que você leva para uma conta online, como o Google Photos, o Dropbox, o Microsoft OneDrive, Instagram, dentre outros. O Google Photos está integrado no aplicativo “Fotos” no seu dispositivo Android e oferece armazenamento ilimitado de fotos. Você pode acessá-los no aplicativo Fotos ou pela internet em qualquer computador.

No entanto, você faz isso, você pode usar o aplicativo Fotos no seu dispositivo para remover as cópias de fotos armazenadas no próprio dispositivo, potencialmente liberando vários gigabytes de espaço. Você também pode simplesmente copiar essas fotos para o seu computador e também fazer uma cópia de segurança do modo antigo. A melhor parte sobre como usar este método é que você ainda pode acessar todas as suas fotos através do aplicativo Phootos, independentemente de serem armazenadas localmente ou na nuvem.

Se você não gostar do Google Photos, também pode fazer isso com outros aplicativos, como o Dropbox.

O mesmo truque pode funcionar com outros arquivos que ocupam muito espaço em seu dispositivo. Por exemplo, você pode fazer o upload de uma grande coleção de músicas para um serviço como o Google Play Music e transmiti-lo de volta ao seu dispositivo através de uma conexão com a Internet, armazenando em cache os arquivos que você precisa em vez de armazenar toda a coleção no telefone.

No final do dia, esses truques só funcionam até um certo ponto. Então, para o seu próximo telefone, certifique-se de ter armazenamento suficiente para todos os seus arquivos.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e vamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)