Smartphones e tablets Android não são como os computadores tradicionais. Você não pode simplesmente desaparafusar a caixa e facilmente atualizar o armazenamento. Dito isto, existem algumas maneiras que você pode melhorar aumentar o armazenamento físico e mais importante, fazer uma boa gestão do seu espaço disponível, principalmente no cartão de memória de celular.

Vale o lembrete: infelizmente, para os nosso amigos com aparelhos da Apple, o cartão de memória não é uma possibilidade. Mas temos algumas dicas que podem ser adaptadas para o seu aparelho. Chega de papo e vamos direto às soluções.

Cartão microSD

A melhor maneira de obter mais espaço de armazenamento em um dispositivo Android é simplesmente comprar um cartão microSD e inseri-lo em seu smartphone ou tablet. Um cartão microSD de 64GB decente pode ser comprado por menos de R$170 online. Uma vez feito isso, você pode ir para Configurações -> Armazenamento em seu aparelho e atribuir o que você quer ser salvo em seu cartão microSD no futuro e mover também os arquivos existentes.

Se você tem muitos arquivos e precisa de todos eles com você, vale a pena ter mais de um cartão, mesmo que com memórias diferentes. Por exemplo, você pode ter um cartão microSD de 8 GB só para livros e trabalhos da faculdade, ou um cartão de 32 GB para fotos. Fazer a gestão da memória é simples, sendo necessário apenas que você anote e organize seus arquivos e cartões para não fazer excessos.

O único problema com esta opção é que nem todos os smartphones e tablets têm slots para cartões microSD e se o dispositivo não tem esse slot, o cartão não é uma opção para você. E mesmo com o cartão de memória, com o tamanho dos arquivos de hoje pode ser difícil fazer uma boa gestão da quantidade de dados. O que fazer?

Cartões extras para mais memória

Lembre que se um cartão microSD encher você sempre pode comprar mais um. (Foto: divulgação)

Como obter mais espaço de armazenamento no cartão de memória: armazenamento em nuvem

Outra boa opção para liberar espaço no seu cartão microSD é abraçar o armazenamento em nuvem em seu smartphone ou tablet.

Cabe lembrar que o armazenamento em nuvem só é realmente uma opção viável para o armazenamento de imagens. Todos os outros arquivos são ou muito grandes, ou muito pequenos para fazer o acesso a eles através de uma conexão de dados boa.

No entanto, se você baixar para armazenamento em nuvem aplicativos como o Dropbox, você pode configurá-lo para automaticamente fazer backup de todos as suas fotos para o site de armazenamento. A partir daí, você só precisa checar se suas fotos serão salvas no aplicativo em nuvem (é uma opção a ser ativada em quase todos os apps de armazenamento em nuvem)e, em seguida, apagar os arquivos do seu smartphone ou tablet Android.

A vantagem é que isso vai liberar um monte de espaço, o lado negativo é que você ‘vai precisar de uma conexão com a internet para ver todas as suas fotos no seu dispositivo

Agora e com as músicas? O que eu faço para liberar espaço do meu cartão que tem minhas MP3 e vídeos?

Você tem todas as suas bandas favoritas no seu cartão microSD e não sabe onde colocar mais qualquer outro arquivo. Que tal pensar em usar algum serviço de streaming de vídeos ou música? Você ode usar o Google Music, Spotify, Rdio e muitas outras opções gratuitas ou com mensalidades bem baratas para poder ouvir suas músicas favoritas sem ocupar muito espaço no seu cartão microSD. O mesmo vale para vídeos, incluindo YouTube, Vimeo, Netflix, Amazon,iTunes.

Porém, de novo, você precisará de uma conexão à internet para acessar a essas mídias.

Como obter mais espaço de armazenamento no cartão SD com aplicativos?

Se você tem um novo smartphone e você já está ficando sem espaço, então você pode liberar alguns MBs valiosos pela exclusão se aplicativos inúteis. Talvez você precise fazer root no seu aparelho ou jailbreak, mas faça isso corretamente e seguindo as dicas dos vários especialistas na internet. A única pessoa que pode realmente decidir quais aplicativos não servem para nada é você.

Aplicativos pré-instalados podem ser facilmente removidos com apps como Clean Master e Titanium Backup. Porém, tome cuidado e pesquise para saber se o aplicativo que está sendo deletado não é essencial para o funcionamento do sistema. Não deixe também de testar outros aplicativos de gestão de espaço de armazenamento, pois sempre haverá um ou outro que cai mais no seu gosto.

Usando um disco rígido sem fio para mais armazenamento

Uma opção final e uma das poucas opções de armazenamento extra para os proprietários de tablets e smartphones da Apple é através da compra de um disco rígido sem fio. A unidade de disco rígido sem fio é exatamente a mesma que um disco rígido portátil regular, mas você se conectar a ela via Wi-Fi Direct, NFC ou a rede da sua residência. O preço pode ser um pouco salgado, mas há modelos de até 16 GB por menos de R$120.

Lógico, você também pode usar seu computador em uma rede e transferir arquivos para ele usando o aplicativo Cubby ou até mesmo a própria rede. Mesmo assim, você ainda precisará de um bom HD.

Você tem mais dicas de como liberar espaço no seu cartão SD? Compartilhe nos comentários suas ideias!

6 comentários para “Como liberar mais espaço no cartão de memória de seu celular?”

  1. Crislaine

    Eu não conseguindo baixar mais coisa no meu celular falar que está um pouco espeço

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Crislaine, você tem muitas músicas e fotos salvas no celular? Delete alguns destes arquivos para liberar espaço no seu aparelho!

      Responder
  2. Crislaine

    Falar que está com memória cheia

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Delete alguns arquivos de vídeo, fotos e músicas que você baixou. Assim, você libera um pouco do espaço do aparelho.

      Responder
  3. Carlos A.

    Para poder baixar mais aplicativos e atualirzar os existente,, comprando um cartão de memoria de 8 gb, já resolve?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Não, Carlos, porque nem todo aplicativo pode ser transferido pro cartão.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)