Como entrar no Facebook Lite?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

O primo mais novo e menor do aplicativo do Facebook, o Facebook Lite ganha mais popularidade a cada dia. O aplicativo foi originalmente lançado em 2015 para as pessoas que vivem em países em desenvolvimento e emergentes que tinham disponibilidade limitada à Internet e uso de dados. Em menos de nove meses, atingiu 100 milhões de usuários. Mas antes de mergulhar nas atualizações recentes, vamos dar um momento para ver o que é o Facebook Lite, e como se compara ao aplicativo Facebook completo.

O que é o Facebook Lite?

O Facebook Lite é um aplicativo do Facebook, que inclui recursos semelhantes com menos requisitos técnicos. Usuários Android com dados limitados, conexões ruins ou telefones mais antigos ainda podem desfrutar de usar o Facebook para se conectar com amigos, familiares e empresas através do telefone.

Os usuários do Facebook Lite se encontrarão com maior uso da bateria (em comparação com o aplicativo normal) enquanto economiza dados e armazenamento interno do telefone.

O aplicativo é muito pequeno, dando-lhe um tempo mais rápido de download e inicialização do que o aplicativo completo do Facebook, que é muitas vezes maior.

Usando o Facebook Lite

Usar o Facebook Lite ajuda a economizar recursos do seu dispositivo sem perder o acesso para a rede social. (Imagem: Facebook)

Como entrar no Facebook Lite agora?

Pronto para se juntar a 1 bilhão de outros usuários do Android amando o lado mais leve do Facebook? Veja como fazer exatamente isso.

Para usar o Facebook Lite, vá para a Google Play Store no seu Android e baixe o aplicativo.

Abra o aplicativo quando o download for concluído e faça login na sua conta.

Se você já está logado no aplicativo regular do Facebook no seu telefone, boas notícias! Você verá um botão aparecer com o seu nome de usuário do Facebook; Basta clicar no botão azul.

Depois de logar no aplicativo, você está pronto para colocá-lo para usar. Bate-papo com amigos, assistir a vídeos, carregue fotos e, mais, mesmo quando estiver preocupado com o uso de dados móveis. Você sabe, como esses momentos em que você está fazendo o upload e assistindo a centenas de vídeos do YouTube.

Você ficará feliz em encontrar sua experiência de usuário de perto para o aplicativo regular.

O compartilhamento de um status (ou post) parece quase exatamente o mesmo que criar um post no aplicativo completo. Cada item no menu de navegação superior também fornece uma experiência semelhante.

Recursos do Facebook Lite

Graças às mais novas atualizações, os usuários do Android podem agora experimentar muitos dos mesmos recursos disponíveis na versão completa do Facebook Messenger.

Se você ainda não tiver o aplicativo Messenger completo no Facebook no seu telefone, baixe o aplicativo Messenger Lite.

Depois de baixar a versão, você pode acessar facilmente o Messenger Lite através do aplicativo do Facebook Lite clicando no ícone de bate-papo:

Então, vá em frente e converse com os amigos enquanto desfruta desses recursos atualizados, tais como:

1. Gifs animados

No passado, você poderia receber gifs no Messenger Lite, mas eles não foram animados. (E realmente, se não é animado, por que incomodar a postagem de um gif no Facebook?)

O Facebook Lite pode enviar e receber gifs animados usando um teclado de terceiros, como o teclado do Google.

2. Personalizar conversas do Messenger Lite

Se você usou o Facebook Messenger, você pode estar familiarizado com a atualização de suas configurações de bate-papo para cores personalizadas além do padrão do Facebook padrão.

Você tem a mesma oportunidade no Messenger Lite. Em ambos os Messenger Lite e o aplicativo completo, você pode alterar a cor do texto, o bate-papo emoji ou o nome do bate-papo.

Todos os envolvidos na conversa verão as atualizações que você fez.

Para alterar a cor do bate-papo, o emoji ou o nome, vá para o bate-papo relevante. Em seguida, no canto superior direito, toque no botão Informações.

Na próxima tela exibida, você verá informações para o indivíduo ou grupo que você está conversando.

Como notificado na caixa vermelha, aqui você pode alterar a cor, bate-papo emoji ou dar a alguém um apelido.

Clicar no botão “Cor” trará diferentes possíveis tonalidades de bate-papo definidas pelo Facebook.

3. Compartilhe arquivos, fotos, vídeos e áudio

Um dos usos mais comuns do Facebook Messenger está compartilhando fotos e outras formas de conteúdo, tanto áudio quanto visual. Agora, seja fotos, vídeos ou outras formas de conteúdo, como arquivos de áudio, você pode compartilhar seus arquivos através do Messenger Lite.

Para fazer isso, abra o chat desejado. Em seguida, clique no símbolo + no canto inferior esquerdo.

A partir daí, dê permissão ao aplicativo para acessar seus arquivos. Em seguida, escolha a pasta (como “imagens” da galeria do seu telefone) com o arquivo que você deseja compartilhar. Encontre e toque em sua imagem desejada e pressione Enviar.

4. Videochamadas

A capacidade de chamada de vídeo através do Facebook Lite foi anunciada no início de março de 2018. Esta é uma capacidade tão importante, vale a pena mencionar novamente alguns meses depois.

De acordo com a redação oficial do Facebook, a chamada de vídeo foi adicionada porque “tendo menor largura de banda ou um telefone Android mais velho não deve significar que você não pode conversar cara a cara ao vivo com as pessoas que você mais se importa.”

Para bate-papo por vídeo no Messenger Lite, abra uma conversa com a pessoa que você gostaria de ligar. Em seguida, no canto superior direito, clique no ícone de vídeo.

O aplicativo da outra pessoa, seja no Facebook Messenger ou Messenger Lite, então começará a tocar.

Como as atualizações no Facebook afetam você?

O Facebook está sempre atualizando a plataforma para melhorar a satisfação do cliente. Você é um fã das mudanças? Como eles afetaram seu marketing de mídia social? Compartilhe seus insights e conhecimentos com os outros trabalhando para se manter atualizado sobre esta plataforma em constante mudança.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário