Você tira o telefone para tirar uma foto e recebe uma mensagem de erro porque você não tem espaço para a imagem. A falta de espaço no seu telefone, sem memória para fotos ou vídeos, novos apps ou dados para suas aplicações existentes pode ser um desastre. Para evitar esse cenário, é bom seguir nossas dicas para ter mais memória no celular.

Mais memória no celular mandando fotos e vídeos para a nuvem

Fotos e vídeos podem ocupar um enorme pedaço do espaço no seu dispositivo, por isso é uma boa ideia colocar esses arquivos descarregados para a nuvem o mais cedo possível. A boa notícia é que muitos aplicativos vão fazer o trabalho para você.

Uma das melhores opções é o Google Photos. Não apenas funciona em diversos sistemas operacionais como também permite armazenar gratuitamente um número ilimitado de fotos e vídeos, desde que não se importe que as imagens sejam redimensionadas para o máximo de 16 megapixels e seus filmes sendo redimensionados para 1080p Full HD. Se você quiser armazenar seus arquivos em resolução total, você terá que pagar pelo serviço a partir de uma quantidade específica de dados usados

Outras opções incluem o OneDrive da Microsoft, Amazon Photos, Dropbox, iCloud, Google Drive, Box Sync, entre outros. Todos salvarão suas fotos móveis na web por alguns dólares por mês. Verifique os sites individuais para os preços mais recentes, embora os níveis sejam semelhantes em todos os produtos concorrentes e eles disponibilizem alguma quantidade de armazenamento gratuitamente. Seja qual for a opção selecionada, sua aplicação de escolha cuidará automaticamente de fazer o upload de suas fotos e vídeos. Você pode então excluir as cópias locais, (alguns aplicativos, como o Google Photos, vão cuidar disso automaticamente) o que abrirá espaço de armazenamento extra em seu telefone.

Liberando memória

Cuide da memória do seu aparelho para não deixar ela sempre lotada e dificultando atualizações do sistema. (Foto: Quora)

Como aumentar o espaço do celular reduzindo o número de aplicativos e jogos

O próximo maior inimigo do espaço de armazenamento depois de fotos e vídeos provavelmente será seus aplicativos e jogos. Para evitar ficar completamente sem espaço, remova regularmente aplicativos que você não usa. Lembre-se, você sempre pode reinstalá-los mais tarde, sem pagar uma segunda vez.

Claro, quando se trata de espaço, nem todos os aplicativos usam igualmente o espaço. Para ver quais são os que mais ocupam espalo, os usuários do iOS podem acessar Configurações, depois Geral, depois Armazenamento e uso do iCloud e toque em Gerenciar Armazenamento. No Android, abra Configurações, depois Armazenamento, depois toque em Aplicativos. Em seguida, exclua os programas que ocupam mais espaço: no iOS, toque e segure no ícone do aplicativo até que ele comece a tremer e toque o pequeno ícone x. No Android, toque e segure no ícone do aplicativo, e arraste-o até o link Desinstalar na parte superior.

Muitos apps também armazenam dados, principalmente música, podcasts, filmes e programas de TV que você pode ter salvo localmente para uso offline. Independentemente dos aplicativos que você usa, eles devem incluir opções para limpar arquivos armazenados localmente para que você possa liberar espaço, embora o processo varie de aplicativo para aplicativo. No Netflix, por exemplo, toque em Meus Downloads no menu para ver todo o conteúdo que você salvou.

Outras aplicações, como o Facebook, aplicativos de mensagens e navegadores, também armazenam dados, mas não em quantidades significativas. Portanto, não é tão importante manter um monitoramento de quanto espaço eles estão usando. Como mencionamos acima, a lista de aplicativos dentro de Configurações em seu telefone é um bom lugar para verificar, e você sempre pode desinstalar completamente aplicativos volumosos. Há também apps que ajudam a saber quanto espaço você está ocupando, além de existirem várias versões “Lite” para aplicativos, que são muito mais leves.

Como expandir a memória do celular com armazenamento extra

As dicas anteriores ajudarão você a limpar arquivos no seu telefone. Mas e se você quiser manter esses arquivos para um fácil acesso offline? Nesse caso, você precisará de mais capacidade de armazenamento. Claro, poderíamos dizer-lhe para comprar um telefone que tenha mais do que o suficiente de armazenamento interno, mas nem todos tem esse tipo de dinheiro. Além disso, se você já comprou o telefone que você planeja usar nos próximos anos, você não vai sair agora e comprar um mais espaçoso.

Para usuários do Android, há outra opção. Muitos telefones Android vem com um slot para cartão microSD, que é uma maneira rápida e fácil de obter mais espaço no cotovelo para seus arquivos e aplicativos. Ao inserir este cartão, você pode adicionar uma considerável quantidade de espaço extra por um valor bem acessível. Antes de comprar, no entanto, verifique novamente se o cartão funcionará com o telefone.

Como o seu telefone Android “vê” o cartão irá variar dependendo de qual fabricante fez o seu telefone e qual versão do Android você está executando. Alguns telefones permitem que você execute aplicativos do cartão, enquanto outros o limitam a manter suas fotos e vídeos no armazenamento extra. Mesmo que seja o último, mover esses arquivos liberará espaço na memória interna do seu telefone.

Os iPhones não apresentam memória interna expansível, mas você pode comprar periféricos extras para aumentar o armazenamento disponível. Esses dispositivos são efetivamente soluções de backup automático que extraem fotos e vídeos do seu dispositivo para que você possa excluir os originais: eles podem ser úteis, mas você não está realmente expandindo o espaço disponível em seu telefone, como você está fazendo com o cartão de memória extra de um Android.

Melhore a memória interna do celular formatando regularmente seu celular

Nenhum truque de economia de espaço funciona melhor no seu smartphone do que formatá-lo para as configurações de fábrica de vez em quando. Isso efetivamente retorna seu aparelho para o estado em que estava quando você o comprou pela primeira vez, o que significa que absolutamente nada permanecerá lá além do que o fabricante e a Apple ou o Google pré-instalaram.

O que coloca a maioria das pessoa executando esse processo é que ele limpa suas fotos, vídeos, mensagens, aplicativos e tudo mais fora do seu telefone, então você precisará começar do zero novamente. O que significa que, antes de começar, você precisa estar absolutamente certo de que tudo importante é armazenado com segurança em algum outro lugar.

Se todos os seus e-mails estiverem no Gmail, todas as suas músicas estão no Spotify, todas as suas fotos estão no Google Photos ou iCloud e você fez o backup e baixou todas as suas mensagens, o processo pode ser relativamente indolor, o que é um outro motivo para usar sempre serviços baseados na nuvem para o futuro.

Se você verificou que você recebeu cópias de tudo o que deseja manter, você pode encontrar as opções de reinicialização no seu aplicativo Configurações. Está em Geral e Redefinir no iOS e Backup e Redefinição no Android. Siga às instruções na tela e, em breve, só entrar com a sua conta no dispositivo e baixar novamente os apps.. E da próxima vez, você saberá ter mais cuidado com o espaço de armazenamento do seu telefone.

Como vocês liberam espaço nos seus dispositivos? Que dicas dão para quem está tendo dificuldade em gerenciar o espaço interno?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)