Começando com o 6.0 Android Marshmallow, há um erro curioso que às vezes aparece sobre a sobreposição de tela. Ele é problemático porque não permite o lançamento de determinados aplicativos, mas é ainda mais frustrante porque é difícil encontrar o que está causando isso. Felizmente, é uma correção bem fácil quando você sabe o que está causando o erro: um recurso encontrado no Marshmallow e além disso permite que os aplicativos “atraiam” outros aplicativos. Por exemplo, o Facebook Messenger usa bolhas de bate-papo para ficar em primeiro plano do que você está fazendo, sendo esse o aplicativo que usa o recurso de sobreposição sobre outros apps. Em outras palavras, é uma sobreposição de tela.

O que é a sobreposição de tela?

Infelizmente, alguns aplicativos fazem coisas estranhas quando uma sobreposição está ativa, especialmente se o aplicativo em questão precisar solicitar uma nova permissão. O Android absolutamente não permitirá que as permissões sejam alteradas quando uma sobreposição estiver em execução, resultando no erro “Sobreposição de tela detectada”.

Portanto, se você instalar um novo aplicativo e iniciá-lo pela primeira vez enquanto estiver usando o Messenger, receberá um erro quando o novo aplicativo tentar solicitar suas permissões.  Agora, às vezes, quando esse erro é gerado, ele inclui um link “Abrir configurações” que o envia diretamente para o menu de sobreposição. A parte difícil é que cada aplicativo precisa ser alternado manualmente e basta tocar em um aplicativo, deslizar o botão “Permitir que sobreponha sobre outros aplicativos” seja alternado e voltar. Você pode desativar cada um, mas isso pode consumir muito tempo, especialmente se você tiver dezenas de aplicativos instalados que possam aplicar sobreposições.

Como desativar a sobreposição de tela?

Idealmente, você saberá qual aplicativo causou o conflito e poderá desativar apenas esse. Quais aplicativos você usou recentemente? Como mencionado acima, o Facebook Messenger é exibido na tela para os bate-papos, portanto, se uma bolha de bate-papo estiver executando ativamente, é mais provável que seja o culpado.

Que aplicativos passivos você usa que são executados em segundo plano? Da mesma forma, aplicativos como CF.lumen, Twilight e outros de modo noturno são exibidos na tela quando ativados. Por isso, você precisará pausar ou desativar esses serviços para se livrar do erro de sobreposição de tela.

Se você puder descobrir qual deles realmente está sendo exibido na tela quando obtiver esse erro, basta desativá-lo e seguir em frente.

É claro que isso não é infalível e em alguns casos, pode haver mais de um aplicativo na tela de sobreposição, o que pode ser incrivelmente frustrante. Nessa situação, desautorize todos eles, depois reative-os conforme necessário.

Felizmente, no Android Oreo, o Google basicamente tornou realmente fácil descobrir qual aplicativo está causando o problema com uma nova notificação que informa exatamente o que está sendo exibido sobre outros aplicativos

Sobreposição de tela no celular

Conserte o problema da sobreposição de tela no smartphone para poder usar normalmente o dispositivo. (Foto: YouTube)

Como acessar o menu de sobreposição de tela?

Então, como você acessa o menu de sobreposição de tela sem antes experimentar o erro e obter esse link rápido? Essa parte é bem fácil. O maior problema é que a configuração de sobreposições de tela é encontrada em diferentes pontos nos aparelhos de diferentes fabricantes.

Android Oreo ou mais recente

Puxe a aba de notificações e toque no ícone de roda dentada para abrir as Configurações.

Escolha a categoria “Aplicativos e notificações” e, em seguida, toque no botão “Avançado”.

Isso revela opções adicionais, a última das quais é a opção “Acesso especial ao aplicativo”. Vá em frente e toque nisso.

Um pouco abaixo no menu, você verá a opção “Exibir mais aplicativos”. É isso que você está procurando.

Android Marshmallow ou Nougat

Acione a tela de notificações duas vezes e toque no ícone de roda dentada.

Desça até “Aplicativos” e toque no ícone de roda dentada no canto superior direito.

Role para baixo e toque na opção “Acesso especial”. De lá, você encontrará o menu de sobreposição. Isso é o que você está procurando!

Sinta-se à vontade para alternar as coisas para o desejo do seu coração. Basta abrir cada item para ativá-lo ou desativá-lo.

Em dispositivos Samsung

Desça a aba de notificações e toque no ícone de roda dentada e, em seguida, role para baixo na opção “Aplicativos”.

A partir daqui, toque no link “Gerenciador de aplicativos” e no botão “Mais” no canto superior direito.

Selecione a opção “Aplicativos que podem aparecer no topo”. A Samsung também facilita ao adicionar o botão ao lado do nome do aplicativo e não em um menu separado.

Em dispositivos LG

Puxe a aba de notificações para baixo e toque no ícone de roda dentada, depois salte para o menu “Aplicativos”.

Em seguida, toque no botão  de três pontos e selecione a opção “Configurar aplicativos”.

Toque na opção de sobreposição e você se encontrará onde precisa estar.

Se você não tem certeza do que está causando o erro sobreposição de tela, isso pode fazer com que você deseje jogar seu telefone fora. Mas aqui está a solução simples e tranquilizante para resolver seu problema.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)