Como recuperar senha do Facebook?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

O Facebook nunca enviará sua senha por email. Se eles fizerem a segurança corretamente, eles não podem fazê-lo, pois isso pode criar muitos problemas de segurança.

Existem duas abordagens para tentar recuperar sua senha. a forma oficial e a forma não tão oficial. Mesmo se você não usar a forma não tão oficial, você deve saber sobre isso, pois representa outra ameaça potencial à segurança.

A única maneira legítima de redefinir sua senha é o próprio mecanismo de recuperação de conta do Facebook. Isso usa as informações que você configurou previamente para confirmar que está autorizado. Sem acesso às informações atuais, você não poderá recuperar sua conta. Se seu navegador estiver configurado para lembrar senhas, você poderá ver o que está salvo.

Como recuperar senha do Facebook?

Nota: observe que as etapas aqui mudam ocasionalmente, com base nas próprias mudanças do Facebook, bem como nas especificidades da sua situação. Basta seguir as etapas apresentadas a você pelo Facebook, mesmo que sejam um pouco diferentes do que descrevemos aqui.

Se você sabe que não sabe sua senha, precisa recuperar sua conta. Logo abaixo do campo de entrada de senha de login na página de login do Facebook há um link: Esqueceu a conta?

Clique nele e você será levado a uma página onde poderá inserir o endereço de e-mail ou número de telefone associado à sua conta.

Em seguida, você verá uma lista de opções de recuperação de conta associadas à sua conta.

Selecione o que deseja usar e clique em Continuar.

Recuperar senha do Facebook

Recuperar a senha do Facebook te ajudará a recuperar o acesso para sua conta. (Imagem: University of Queensland)

Não lembro do email do Facebook, e agora?

Você verá um link intitulado “Não tem mais acesso a eles?” Clique nele se você souber que não tem mais acesso aos métodos de recuperação originalmente associados à sua conta do Facebook.

Esse é um problema sério.

Você só quer que o Facebook dê acesso a quem está autorizado a ter acesso, mas eles precisam de uma maneira de provar isso. Suas informações de recuperação de conta são essa prova. Sem ele, o Facebook não tem como confirmar que você é o proprietário legítimo da conta e deve ter acesso permitido.

Sem ele, o Facebook não lhe dará acesso e, no pior dos casos, pode até optar por desativar sua conta.

Esqueci a senha do Facebook, e agora?

Supondo que você tenha acesso à conta ou método de recuperação que selecionou, o Facebook enviará um código a você.

Digite o código conforme solicitado e clique em Continuar.

Tendo provado que você é o proprietário legítimo da conta, você deverá selecionar uma nova senha.

Essa é a maneira oficial e adequada de recuperar o acesso à sua conta: provando que você pode responder aos métodos de recuperação de senha que configurou originalmente e, em seguida, definir uma nova senha.

Recuperação de senha do Facebook

Se você quiser recuperar sua senha existente, preciso deixar claro que talvez você não consiga.

Dito isso, se seu navegador lembrar a senha para você, pode ser assustadoramente fácil.

Clique no menu na extremidade direita da barra de ferramentas do navegador e clique em Opções (ou Preferências, dependendo da sua versão). Use a caixa de pesquisa na página resultante para pesquisar por “senha” e, quando ela aparecer, clique em Logins salvos.

Isso abrirá uma janela listando todos os sites onde o Firefox salvou sua senha. Clique em Mostrar senhas.

A caixa de diálogo Senhas salvas é atualizada com uma coluna extra – a senha real – visível para todos verem.

Tudo isso pressupõe que você permitiu que seu navegador salvasse suas senhas para você. Caso contrário, esta técnica não funcionará.

Se seu navegador pode mostrar suas senhas, vá em frente e sinta-se aliviado se conseguiu recuperar sua senha do Facebook dessa forma.

Se você permitir que seu navegador salve as senhas, qualquer pessoa com acesso à sua máquina pode fazer o que acabamos de fazer: usar esta técnica para descobrir todas as suas senhas salvas.

Este é um dos motivos pelos quais não recomendo deixar seu navegador lembrar as senhas. Se você sentir que deve, certifique-se de que sua máquina esteja sempre segura.

Qual o próximo passo?

Depois de recuperar sua conta ou depois de determinar que ela não pode ser recuperada, você vai querer fazer tudo o que puder para evitar essa situação novamente. Seja por esquecimento de uma senha ou por ter sua conta hackeada, recomendamos que você passe a usar um programa de memorização de senhas, como o LastPass, e ative seu celular junto com suas contas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário