A memória interna de um celular pode agradar muitas pessoas. Aparelhos com 8 GB já são padrão de mercado no momento em que este artigo foi escrito. Porém, quanto mais tecnologia e aplicativos aparecem no mercado, mais memória interna queremos para nossos aparelhos, pois também precisamos de espaço para armazenar nossas fotos e vídeos tiradas com o aparelho.

Cada telefone celular vem com memória interna. Com a possibilidade de fazer upload de vídeos, músicas, aplicativos, ringtones e outras formas de mídia, armazenamento interno do seu telefone pode ser preenchido rapidamente. Com uma memória cheia, o telefone pode se tornar extremamente lento, o que faz ligações, assistir vídeos e usar aplicativos algo desagradável.

Memória RAM e Memória de Armazenamento

Ambas funcionam basicamente par ao mesmo propósito: armazenar arquivos para serem acessados pelo processador do seu aparelho. Porém, a memória RAM é a responsável por armazenar os programas e muitas vezes, o sistema operacional do seu aparelho. Isso porque o acesso a ela pelo processador é muito mais rápido e eficiente, tornando os resultados mais rápidos. No caso da memória RAM, você não tem como trocar ou aumentar a memória, pois ela é um chip preso ao circuito principal de seu aparelho celular. Ou seja, quanto maior a memória no momento da compra, melhor. No site do GSMArena você pode confirmar quanto de memória RAM um aparelho específico tem.

Memórias portáteis

O mercado tem várias memórias que você pode utilizar e trocar entre aparelhos. As mais comuns e praticamente padrão no mercado são as memórias MicroSD. (Foto: www.phonearena.com)

Já a memória de armazenamento é usada para armazena os programas que não estão sendo utilizados no momento e arquivos como músicas, vídeos, fotos entre outros. Celulares vem com um chip interno dedicado com uma certa quantidade de memória. Este chip não pode ser trocado e é a principal memória de seu aparelho. Mas tome cuidado com uma coisa: aparelhos podem vir com menos memória disponível para uso, pois parte dela está dedicada ao sistema operacional e para as modificações feitas por sua operadora ou a fabricante do celular. Vale a pena dar uma conferida antes de sair comprando e achando que o pouco que o aparelho tem será o suficiente para você.

Como escolher um telefone com mais memória?

Simples: escolha um aparelho que tenha suporte para cartões microSD de até 64 GB ou compre um celular com a maior memória possível. Além disso, uma boa gestão do seu aparelho irá ajudar muito na hora de ter mais memória para algumas tarefas. E abaixo, temos algumas dicas:

  • Acesse a tela inicial do seu telefone e, em seguida, vá para as mensagens de texto do seu telefone. Pressione o botão “Menu” e escolha “Apagar” suas mensagens de texto. Certifique-se, se o seu telefone salva da sua caixa de entrada e mensagens enviadas, para apagar ambas as caixas de mensagens. Volte para a tela inicial do seu telefone para continuar;
Memória RAM de celulares

Assim como em um computador normal, uma boa memória RAM também faz a diferença para um bom desempenho dos programas e aplicativos. (Foto: www.tootoo.com)

  • Desinstale todos os aplicativos que você não precisa ou não usa. Em um telefone, especialmente um que não tenha muita memória, aplicativos, como jogos, mapas, papéis de parede e ringtones, podem usar um monte de espaço. Depois de excluir as aplicações desnecessárias, reinicie o telefone para garantir que tudo foi desinstalado;
  • Localize seus arquivos de mídia em seu telefone e exclua a música e os vídeos que você já não ouve ou assiste mais. Se você não estiver usando os arquivos de mídia, eles estão apenas ocupando espaço;
  • Adicione um cartão de memória maior. Telefones inteligentes não só tem memória interna, mas eles também podem usar cartões de memória que podem armazenar suas músicas, vídeos, contatos, ringtones e outros meios de comunicação. Desligue o telefone e remova a parte de trás da unidade. Remova a bateria e deslize o cartão de memória antigo, se houver, para fora do slot. Você deve obter um cartão de memória que pode conter a quantidade de mídia que você deseja enviar para o seu telefone. Quanto maior a capacidade, mais arquivos você será capaz de armazenar.

Vale lembrar que nenhum dos modelos de celulares da Apple tem a capacidade de aumentar a memória interna. Já praticamente todos os aparelhos Android tem suporte para cartões microSD. Aparelhos Blackberry e Windows Phone também já tem esse suporte, mas nem todos possuem entrada microSD. Com um pouco de pesquisa, você com certeza encontrará o aparelho que irá atender às suas necessidades e ainda por cima, ter a memória que você precisa.

14 comentários para “Como escolher o celular com mais memória?”

  1. Suelvi

    Meu celular tem 2 gb disponivel mais não quer baixar nada o que eu faço meu celular e lg g3 byte

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      2G é um tipo de internet muito lenta, por isso pode não funcionar em alguns lugares. Você tem pacote de dados para seu aparelho? Tente assinar um pacote 3G para conseguir baixar arquivo.

      Responder
  2. Weverson.

    Boa noite,

    Eu quero uma orientação como eu faço pra adiquerir um celular com mais memória o possível? Qual a linguagem que vou ter usar na hora de compra o aparelho correto pra minhas necessidades! Preciso de memória! Aguardo a orientação! OBRIGADO!

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Weverson, a melhor opção é comprar um celular com pelo menos 32 GB de memória interna e slot para cartão microSD de até 64 GB ou 128 GB.

      Responder
  3. Lizandra Brito

    Boa TArde!
    O aparelho J5 da Samsung é um bom aparelho? Apesar da memória Ram de 1, 5?
    No Aguardo!

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Sim, Lizandra, mesmo com suas limitações.

      Responder
  4. Marcelino

    Qual adquirir… Asus com 32 memoria interna e 3 ram ou 16 interna e 4 ram?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Quanto mais RAM, melhor. Mas tente obter um ASUS com pelo menos 32 de memória interna e 4 GB de memória RAM.

      Responder
  5. Jefferson.

    Boa noite!
    O celular J2 Samsung aceita cartão de memoria? Comprei um cartão de memoria de 16GB e não consigo fazer com que o celular aceite o cartão. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Jefferson, provavelmente o cartão é falsificado. Teste ele em um outro lugar, e confirme isso.

      Responder
  6. Márcia Pimenta

    Quantas RAM um celular deve ter para ser bom de memória?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Marcia, depende muito do desempenho que você deseja do seu aparelho. Se usar mais recursos ou menos, isso influencia na escolha do aparelho ideal.

      Responder
  7. Fabiana

    Olá, tenho um Samsung gram prime e coloque um cartão de memória de 16gb, mas não consigo transferir nada para o cartão pois diz que memória está cheia e não está. Como resolver?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)