Um cartão microSD é útil quando você precisa armazenar fotos, vídeos, documentos, músicas e outros tipos de arquivos em seu telefone sem ocupar o espaço de armazenamento interno. Se você está tendo problemas para usar um cartão microSD em seu telefone celular, formatar o cartão geralmente ajuda. A formatação é necessária se o seu celular não reconhecer o cartão ou você receber uma mensagem de erro, como o “Cartão SD está em branco ou Sistema de arquivos não é suportado”. Quando formatado, todos os itens que estão atualmente armazenados no cartão são apagados. Você não pode recuperar os itens. Vamos aprender como usar o cartão de memória no celular e ativá-lo corretamente.

Usar SD como memória interna ou como portátil?

Uma opção que você tem no Android é formatar o cartão microSD como memória interna. Ao fazer isso, você usará o cartão microSD como uma expansão do armazenamento interno do seu dispositivo, mas esse armazenamento extra vem com algumas desvantagens.

Primeiramente, o cartão SD terá uma velocidade de acesso aos dados reduzida, o que pode não ser muito bom. Em segundo lugar, seu cartão microSD ficará vinculado ao seu dispositivo Android através de uma criptografia praticamente impossível de ser quebrada. Em outras palavras, se você formatar, perder, ou seu dispositivo Android estragar, você perderá também seu cartão microSD. Foi exatamente o que aconteceu comigo, que perdi um cartão microSD de 64 GB que estava com um dispositivo que estragou.

Não recomendamos essa opção, pois as desvantagens e riscos superam e muito as vantagens.

Ativando cartão SD

Após inserir o cartão SD no seu smartphone, ative para o uso normal do cartão. (Foto: Android Central)

Configurar o cartão de memória

Configurar e ativar seu cartão de memória é um processo relativamente fácil, que demanda apenas alguns passos simples.

Primeiramente, desligue seu telefone celular. e abra o slot do cartão de memória em seu telefone. Dependendo do modelo do seu telefone celular, o slot pode estar localizado na lateral ou talvez seja necessário remover a tampa da bateria do telefone para expor a entrada. Uma pequena ilustração de um cartão microSD geralmente está sobre ou perto do slot se estiver sob a tampa.

Deslize o cartão de memória no slot até ouvir um pequeno clique. O clique indica que o cartão está firmemente instalado. Recoloque a tampa do cartão microSD na lateral ou a tampa da bateria ou da parte traseira do dispositivo.

Pressione a tecla “Menu” no seu celular enquanto visualiza a tela inicial. Abra o menu “Configurações” ou “Opções” do telefone. Selecione a opção para gerenciar seu cartão de memória. A opção pode ser listada como “Cartão SD e armazenamento” ou “Cartão de memória”, ou pode estar na opção de Armazenamento do seu dispositivo, dependendo da versão do Android que estiver usando.

Clique em “Formatar cartão SD”. Clique em “OK” ou “Sim” para confirmar que deseja reformatar seu cartão microSD. Quando o processo estiver concluído, uma mensagem de confirmação é exibida em seu telefone. O seu cartão microSD agora deve funcionar no seu telefone celular. Não formate o cartão microSD como memória interna.

Cuidados em como usar o cartão de memória

Certifique-se de que o cartão microSD esteja inserido corretamente se os problemas persistirem.
Experimente o cartão microSD em outro dispositivo se ainda não funcionar. Se não funcionar no novo dispositivo, provavelmente está danificado.

Outros cuidados incluem tentar tirar o máximo de proveito do cartão microSD, formatando-o adequadamente para uso como armazenamento de apps, fotos, e vídeos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)