Os entusiastas do Android continuam apaixonados por opções para expandir o armazenamento interno com cartões microSD Mas o desempenho do seu cartão microSD depende da classe e velocidade do cartão de memória, bem como das capacidades do seu telefone. Aqui, nós dizemos tudo o que você precisa saber para ajudá-lo a escolher o melhor cartão microSD para o seu dispositivo Android e para configurar o aparelho da forma correta.

Verifique o suporte para cartão de memória SD

Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu dispositivo suporta cartões microSD. Infelizmente, muitos smartphones não tem slots microSD e, em vez disso, afirmam que o armazenamento interno integrado é suficiente. E embora, do nosso ponto de vista, isso pareça ridículo, precisamos garantir que nosso dispositivo tenha um slot para cartão microSD.

Você pode inspecionar seu dispositivo e ver se há um slot microSD. Se você precisar, consulte o manual do seu telefone para abrir o dispositivo (ou para descobrir se há um slot microSD). Se não houver slot microSD, bem, você não pode usar um cartão microSD, a não ser com algumas gambiarras.

Cartão memória SD: diferença entre o SDHC e o micro SDXC?

Ao comprar um cartão microSD, você perceberá que é um cartão micro SDXC ou SDHC. A diferença entre esses dois formatos microSD é simplesmente a quantidade de dados que eles podem armazenar. O SDHC (Secure Digital High Capacity) armazena até 32 GB de dados, enquanto o SDXC (Secure Digital Extended Capacity) lida com 64 GB ou mais.

Muitos dispositivos mais baratos não suportam cartões microSD SDXC, por isso é crucial que você verifique a compatibilidade do seu telefone antes de comprar um. A maioria dos cartões SDXC chegam a mais de 128 GB.

O que significa “classe” em um cartão microSD?

Este é importante. Os cartões MicroSD vêm em várias classes diferentes: classe 2, 4, 6 e 10. Embora esses números possam não significar nada para você, eles simplesmente refletem as taxas mínimas em que esses cartões sustentam as transferências de dados. Assim, um cartão Classe 2 lê e grava dados a 2 MB/s, enquanto um cartão Classe 10 faz isso a 10 MB/s. O número de ‘Classe’ reflete diretamente a velocidade mínima de gravação do cartão. No entanto, cartões de alta qualidade podem rodar muito mais rápido do que isso, com alguns dos melhores cartões com velocidade de leitura cada vez mais altas.

Cartão microSD

Escolha um bom cartão microSD e configure corretamente para aproveitar o espaço extra no seu Android. (Foto: Rescue Digital Media)

O que significa UHS em um cartão micro SD?

Desde 2009, certos cartões microSD também são compatíveis com UHS-1 ou UHS-3. Embora, em teoria, os cartões UHS possam atingir velocidades de transferência de dados de até 312 MB/s, é realisticamente provável que você atinja apenas as velocidades mínimas de transferência porque atualmente nenhum smartphone é compatível com o padrão UHS. Como tal, o UHS fará pouca diferença na velocidade do seu cartão microSD neste momento.

Um melhor cartão microSD vai deixar meu telefone mais rápido?

A questão mais importante é se escolher um cartão microSD em detrimento de outro melhorará o desempenho do seu telefone, para o qual a resposta curta é ‘sim’.

Se você armazena aplicativos e fotos no cartão microSD, um cartão microSD de alta velocidade salvará as fotos mais rapidamente, melhorará as velocidades de transferência de dados ao mover arquivos entre dispositivos e abrirá os aplicativos armazenados no microSD mais rapidamente. Observe que abrir aplicativos em cartões microSD pode ser um pouco mais lento do que se você os armazenasse na memória interna do telefone, porque há uma camada extra de comunicação entre o telefone e o cartão micro SD que precisa ser executada.

Preço e compra do cartão microSD

Compre cartões microSD apenas de lojas confiáveis, pois é muito fácil acabar com um cartão falsificado em suas mãos. O preço pode ser um pouco mais caro, mas o valor vale a pena ser investido para não acabar com um cartão que não funciona ou que estraga muito rapidamente.

Inserindo o cartão MicroSD no seu dispositivo

Telefones diferentes tem métodos diferentes para a instalação de cartões MicroSD, mas de longe o mais comum atualmente em telefones de alta tecnologia é através da bandeja do cartão SIM. Para instalar o cartão SD, você precisará de um pequeno alfinete ou abridor de bandeja do SIM. Basta empurrar o pino no pequeno orifício da bandeja e a bandeja deverá se abrir. Coloque o cartão MicroSD na bandeja no local apropriado e deslize a bandeja de volta para o telefone, certificando-se de que está no caminho certo. É tão simples assim!

Armazenamento portátil ou interno?

O Android lida com cartões MicroSD de duas maneiras diferentes: como armazenamento portátil ou como armazenamento interno. No passado, todos os cartões MicroSD foram formatados como armazenamento portátil, mas em telefones mais recentes os cartões MicroSD também podem funcionar como armazenamento interno. A diferença é bastante significativa e pode mudar completamente como você usa o cartão.

O armazenamento portátil, por exemplo, é basicamente para um telefone Android o que uma unidade USB é para um computador. Você pode colocar arquivos nele, depois retirar o cartão e transferi-los para um computador sem causar nenhum dano ao software do telefone ou ao funcionamento do telefone. Se você quiser retirar o cartão do seu dispositivo regularmente ou substituí-lo por outros cartões, esse é o tipo de armazenamento que você deseja usar.

O armazenamento interno é completamente diferente. Em vez de o cartão MicroSD ser usado como um local para armazenar arquivos externamente, o cartão é tratado como uma extensão do armazenamento interno do telefone. Em outras palavras, aplicativos, salvar dados e até mesmo coisas como processos em segundo plano serão salvos no cartão, o que significa que haverá problemas se você retirar o cartão. Quando você usa um cartão MicroSD como armazenamento interno, o telefone formata o cartão de uma forma que só ele pode entender. Em outras palavras, você não pode simplesmente retirar o cartão e colocar um novo porque o telefone não funcionará bem se você fizer. E se seu telefone pifar, seu cartão não poderá ser mais usado em qualquer outro dispositivo.

Então qual você deve escolher? Recomendamos o armazenamento portátil, salvo se você quer dedicar um cartão microSD para um dispositivo apenas. Os benefícios são poucos e os riscos superam muito os benefícios.

Usando cartão MicroSD como armazenamento portátil

Instalar um cartão MicroSD como armazenamento portátil é muito fácil, como é usar o cartão como tal.  Insira o cartão MicroSD no seu telefone. Uma notificação será exibida indicando que uma unidade USB foi detectada. Então, você vai querer tocar no botão Configurar nessa notificação. Você terá duas opções: usar o cartão como armazenamento portátil ou como armazenamento interno. Selecione Usar como armazenamento portátil.

Uma nova notificação será exibida e, se você quiser verificar quais arquivos você tem no cartão SD, pressione o botão Explorar. Como alternativa, vá para Configurações -> Armazenamento e USB e toque no nome do cartão SD. Você será levado ao gerenciador de arquivos do Android, que permitirá visualizar e mover arquivos entre seu telefone e o cartão SD.

Se você tiver um dispositivo Android mais antigo que não tenha um gerenciador de arquivos, ainda poderá usar aplicativos de terceiros para manipular seus arquivos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)