Você recebe telefonemas aleatórios de números privados? Você não está sozinho. Como o número de spammers, golpistas e operadores de telemarketing aumenta a cada dia, o mesmo acontece com a enxurrada de chamadas privadas indesejadas para o seu smartphone. E as chances são de que haja uma razão pela qual eles estão escondendo sua identidade quando ligam.

Como identificar um número privado?

Um chamador privado é uma pessoa que ocultou ou ofuscou seu número de telefone. Normalmente, as chamadas deles serão exibidas no seu telefone como:

  • Número privado
  • Restrito
  • Bloqueado
  • Desconhecido
  • Nenhum identificador de chamadas

Números privados podem variar de alguém que você pode conhecer, como uma ex-namorada ou ex-namorado, o seu mecânico local, ou um golpista posando como a Receita Federal. Algumas chamadas privadas são inocentes e podem conter informações importantes. Por exemplo, os médicos provavelmente não querem que seu número de telefone pessoal seja compartilhado para evitar as chamadas de pacientes durante as horas de folga.

Infelizmente, a maioria desses chamadores privados não tem boas intenções. Chamadas de números privados são comuns com parceiros românticos atuais ou antigos, concorrentes de negócios, assediadores e golpistas de telefone. Chamar alguém de um número particular é uma estratégia popular para evitar a identificação, chamar alguém no telefone que pode não ter respondido se reconheceu o número de telefone ou entrar em contato com alguém que já tentou bloquear o chamador.

Muitos interlocutores privados acreditam que telefonar para alguém de um número particular impedirá que eles sejam capturados ou responsabilizados por suas chamadas mal-intencionadas. Mas como você vai ler, isso não é verdade, especialmente com aplicativos que desmascaram o número por trás dessas chamadas

Número privado

Identifique as chamadas de um número privado para saber quem está fazendo ligações para você. (Foto: Oficina da Net)

Como fazer uma chamada de um número privado?

Existem algumas maneiras pelas quais os chamadores podem fazer chamadas de números privados. O truque mais antigo do livro é discar #31# antes de um número de telefone para o qual você deseja ligar. As etapas são as seguintes:

Disque #31#

Digite o número de telefone completo que você pretende ligar. (Certifique-se de incluir o código de área)

Toque no botão de chamada. As palavras “Bloqueado”, “Nenhuma ID do chamador” ou “Privado” ou alguns outros indicadores aparecerão no telefone do destinatário em vez do número do celular.

Os chamadores também podem bloquear o seu identificador de chamadas de saída, desligando-os em suas chamadas “Configurações” em seu telefone celular. Ao configurá-lo desta maneira, seus smartphones discam automaticamente #31# em todas as chamadas telefônicas de saída. Dessa forma, todas as chamadas feitas aparecerão como privadas.

Por último, os chamadores podem ligar de números privados usando a falsificação de telefone, que é a prática de ligar para alguém de um número de telefone falso ou de um número de telefone bloqueado.

Usando serviços populares, os chamadores privados podem escolher qual ID de chamada aparece quando fazem uma chamada de saída. Por exemplo, um chamador poderia falsificar seu número de telefone para ligar de um número de telefone com um código de área local ou mostrar seu identificador de chamadas como “Privado”.

Descobrir numero privado é possível?

Embora linhas telefônicas de emergência como a 190 possam desmascarar chamadas bloqueadas, há aplicativos que desmascara o número de telefone por trás dos chamadores privados e podem desmascarar qualquer chamador privado. Podem, em alguns casos, até desmascarar o nome completo e o endereço do autor da chamada privada. Porém, os melhores aplicativos para esta finalidade são pagos.

Como posso bloquear números privados?

Bloquear chamadas particulares ou números desconhecidos é possível usando a funcionalidade padrão do iPhone ou do Android, mas não sem efeitos colaterais indesejados. Se você estiver usando um iPhone, poderá bloquear as chamadas de todos que não estiverem na sua lista de contatos, fazendo o seguinte:

  • Vá para as configurações”
  • Abra “Não perturbe”
  • Deslize sobre “Manual”
  • Toque em “Permitir chamadas de”
  • Selecione “Todos os Contatos”

Se você estiver usando um smartphone Android:

  • Vá para a tela de discagem
  • Toque em “Configurações”
  • Toque em “Bloqueio de chamadas”
  • Toque em “Lista de bloqueio”
  • Selecione “Bloquear chamadas anônimas”

Essa solução funcionará muito bem se seu objetivo é bloquear os chamadores que ligam para você de um número bloqueado, sem identificador de chamadas ou um número privado. No entanto, como você deve ter notado, esta solução também bloqueará as chamadas recebidas de números de telefone que não foram salvos em seus contatos.

Essa solução impedirá que você receba ligações telefônicas importantes de sua farmácia, seu médico, uma nova oferta de emprego e atualizações da escola se os números de telefone deles ainda não estiverem salvos como um contato no telefone.

Por causa disso, a melhor solução é baixar um aplicativo para Android ou iOS que possa revelar a identidade de chamadores desconhecidos ou privados e permitir a opção de bloquear apenas os números de telefone dos quais você não deseja ouvir.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)