Telefone fixo no celular – como funciona este serviço?

Escrito na categoria "Planos e operadoras de celular" por André M. Coelho.

Hoje dia são cada vez mais brasileiros utilizando de celulares e deixando seus telefones fixos de lado. Cada vez menos ficamos em nossas casas, o que dificulta o uso dos telefones fixos. Mas você já pensou que dá pra colocar os dois em um produto só?

Boa parte das operadoras de telefonia no Brasil lançaram planos que misturam o celular ao serviço de telefonia fixa. Na realidade, é um plano de celular normal, que utiliza de um aparelho celular mas com valores semelhantes aos utilizados por um telefone fixo e criando possibilidades, como a instalação de internet em sua casa entre outros.

Aos poucos este tipo de serviço ganha espaço. Basicamente, enquanto você está em casa, ele utiliza sua linha fixa para ligações. Fora dela, ele utiliza da linha de celular, com valores diferentes para cada um dos serviços e do tipo de ligação efetuada. É importante esclarecer com a operadora se a ligação pela linha de telefone fico é realizada via Wi-Fi, como é o caso de algumas operadoras. Isso é importante porque se este for o caso, é mais válido ao usuário ter um plano de celular mais em conta e fazer as ligações utilizando programas VoIP, mais baratos e muito mais competitivos que operadoras de telefonia.

No início da prestação destes serviços no Brasil, o maior problema era a instabilidade da rede, algo que foi pelo menos amenizado nos últimos tempos. Já a maior vantagem foca na questão do conforto: quem nunca queria receber todas as ligações por um telefone apenas, onde quer que esteja? O consumidor prefere utilizar o celular do que ter que pega rum telefone fixo. E pagar um pouco a mais ou talvez o mesmo preço para ter um celular que faça o papel dos dois é atraente para a grande maioria dos consumidores.

Serviço das operadoras de telefonia

Imagine poder atender todas as ligações de casa em seu celular? Uma praticidade que não custa tão caro assim. (Foto: folhadeitalva.com.br)

O que o cliente precisa pensar na hora de adquirir este tipo de serviço é  se realmente vale a pena e se a pessoa realmente faz muitas ligações para números fixos. Se você tem um estabelecimento comercial ou negócio tocado de casa, este produto servirá bem ao seu propósito, uma vez que você tem de entrar em contato com muitos números fixos durante a jornada de trabalho. Já um usuário comum, a escolha precisa de uma maior reflexão, visto que nem todos hoje em dia precisam ligar para telefones fixos, podendo optar na maior parte das vezes por ligar para números celulares.

Escolhendo ou não por este tipo de serviço, é bom saber que as operadoras pensam no cliente e tentam fornecer produtos mais flexíveis a diferentes perfis.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário