Dados de serviço suplementares não estruturados (do inglês Unstructured Supplementary Service Data – USSD), às vezes conhecidos como “códigos rápidos” ou “códigos de recursos”, é um protocolo extra de interface do usuário, que permite que as pessoas acessem recursos ocultos. Este protocolo foi originalmente criado para telefones celulares.

Esses códigos disponíveis publicamente permitem que os usuários se comuniquem diretamente com os computadores de seus provedores de serviços e / ou acessem recursos de back-end em seus dispositivos. Eles são acessados ​​inserindo-os no discador do telefone (a tela que você usa para iniciar uma chamada telefônica) e geralmente começam e terminam com as teclas * ou # com uma sequência de números entre eles (há chance quase zero de que alguém acidentalmente acessá-los).

Eles não são muito práticos. A maioria das pessoas realmente não precisa saber como estão suas torres de celular locais ou qual é o seu número IMEI (mais sobre isso depois). Ainda assim, pode ser divertido brincar e ver qual funcionalidade inesperada seu telefone está escondendo abaixo da superfície.

Gostaríamos de lhe fornecer uma lista abrangente das dezenas de códigos existentes, mas isso seria um exercício de futilidade. Esses códigos raramente funcionam em diferentes operadoras, sistemas operacionais ou modelos de telefone (ou mesmo em gerações do mesmo modelo).

Se você realmente quiser testá-los, sua melhor aposta será a marca e/ou a operadora do seu telefone + “USSD” no Google para uma lista abrangente e personalizada.

Códigos para Android no modo de campo: *3001#12345#*

Digite *3001#12345#* no discador do seu telefone e pressione o botão de chamada verde para acessar o “Modo de campo”, que pode fornecer acesso a informações sobre redes locais e torres de celular. Você provavelmente nunca precisará saber sobre o “RSSi medido” da sua torre de celular local, mas é divertido procurar um pouco.

Código teste do Android: *#0*#

Eu só consegui fazer isso funcionar no Android. Mas isso solicita uma biblioteca de diferentes operações telefônicas, que podem ser operadas com um simples toque (por exemplo, Dormir, Câmera Fronta, Vibração). É uma boa ferramenta para testar os sensores e componentes do seu dispositivo e encontrar possíveis problemas que eles possam ter.

Códigos secretos do Android para o IMEI: *#06#

Aqui está um código que não funciona em todas as operadoras. Para acessá-lo, digite o código acima e, em seguida, o botão de chamada verde para solicitar seu número IMEI (ou seu International Mobile Station Equipment Identity, mas você já sabia disso).

O IMEI é exclusivo para o seu dispositivo. Entre outras coisas, o número pode ajudar na “lista negra” de dispositivos roubados ou ajudar com o suporte ao cliente.

Descobrindo códigos do Android

Códigos do Android podem servir a diversos propósitos, desde a manutenção do aparelho até descoberta de configurações secretas. (Foto: techadvisor.co.uk)

Código para o encaminhamento de chamadas: *#67#

Esse código permite que você verifique para qual número o seu telefone está encaminhando chamadas quando você está ocupado ou rejeita uma chamada. Por padrão, esse é provavelmente o serviço de correio de voz da sua operadora, mas você pode alterá-lo para encaminhar para um número diferente (um número residencial, número de escritório ou serviço de atendimento de terceiros, por exemplo). Em um iPhone, você pode alterar esse número indo para Configurações -> Telefone 0> Encaminhamento de chamada. No Android (varia de sistema para sistema), toque no nas Configurações/Telefone -> Chamada -> Mais configurações -> Encaminhamento de chamadas

Obtenha ainda mais informações sobre o encaminhamento de chamadas: *#61#

Nos celulares Galaxy, esse código gerou um pop-up que me avisou quanto tempo até que uma chamada seja encaminhada para o centro de mensagens. No iPhone, independentemente da operadora, esse código me mostrou as mesmas informações de *#67#. Teste no seu dispositivo para o cado do código acima não estar funcionando.

Código para o minutos disponíveis, saldo de fatura e ciclo de faturamento: *646#, *225# e *3282#

Estes códigos funciona para dispositivos em diferentes tipos de planos de operadoras. Pode não funcionar em um aparelho iPhone (independentemente da operadora). Funciona com mais garantia em dispositivos Android. Em vez de mostrar as informações em uma nova tela, pode ser que o seu dispositivo envie uma mensagem de texto ao seu telefone com as informações solicitadas.

Esconda seu telefone do identificador de chamadas: # 31 #

Eu só consegui fazer isso funcionar no Android. Mas inserir esse código fez aparecer uma janela pop-up informando que meu identificador de chamadas tinha sido desativado. Para restabelecer o identificador de chamadas, digite *31#. Lembre-se, porém, que muitas pessoas não atendem chamadas de números privados..

Centro de mensagens SMS e chamada em espera: *5005*7672# e * 43 #

O primeiro código informará o número do seu centro de mensagens SMS. Não tenho ideia de por que você precisaria dessa informação, mas aí vai você.

O segundo código irá ativar a chamada em espera, e você pode desativá-lo digitando #43#. Pode ser bem prático para quem recebe muitas ligações constantemente.

Menu de teste rápido e firmware (somente Samsung Galaxy) *#7353# e *#1234#

Tanto quanto eu posso dizer, este código só funciona em modelos Samsung Galaxy. Isso é semelhante ao modo de teste geral mencionado anteriormente, pois exibe um menu com vários avisos de teste de toque único. O primeiro teste é “Melody”, que faz uma música tocar. Esse testepode

Mais uma vez, tanto quanto eu posso dizer, o segundo código só funciona em dispositivos Galaxy. Mas permitirá que você saiba o firmware atual do seu telefone. Então, divirta-se com isso.

Quais códigos você achou úteis? Quais usaria?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)