Geo tagging é o processo de adicionar metadados de identificação geográfica para diversos meios de comunicação, como uma fotografia, umvídeo, sites, mensagens SMS, QR Codes ou feeds RSS. Esses dados geralmente consistem de coordenadas de latitude e longitude, embora eles também podem incluir altitude, direção, distância, dados de precisão, e nomes de lugares.

Geotagging pode ajudar os usuários a encontrar uma grande variedade de informações específicas de um local específico. Por exemplo, é possível encontrar imagens tiradas perto de um determinado local, inserindo coordenadas de latitude e longitude em um mecanismo adequado de busca de imagens. Serviços habilitados com geo tagging também podem potencialmente serem usados para encontrar notícias baseadas em localização ou outros recursos. Geotagging pode informar aos usuários a localização do conteúdo de uma determinada imagem ou outros meios de comunicação.

Para este artigo, vamos focar no uso do geo tagging para fotos e vídeos. Há duas opções principais para fazer o geo tag de fotos: a captura de informações de GPS no momento em que a foto é tirada ou anexando a fotografia a um mapa após a foto ser tirada. A informação vai toda para o EXIF, algo que já descrevemos neste artigo.

Marcando as localizações de suas fotos e vídeos

Tome cuidado ao marcar suas fotos e vídeos pois alguém pode utilizar estas informações pessoais para te aplicar algum golpe. Todo cuidado é pouco. (Foto: awakenyourcareerpreneur.com)

A fim de capturar dados de GPS no momento em que fotografia é feita, o usuário deve ter uma câmera com GPS integrado ou um GPS autônomo juntamente com uma câmera digital. Devido à exigência para provedores de serviços sem fio nos Estados Unidos fornecerem informações de localização mais precisas de chamadas 911 pelo 11 de Setembro de 2012, cada vez mais telefones celulares têm incorporado chips GPS. A maioria dos smartphones já utilizam um chip GPS, juntamente com câmeras embutidas para permitir que os usuários automaticamente façam o geo tag de suas fotos. Outros podem ter o chip de GPS e a câmera, mas não têm o software interno necessário para incorporar as informações do GPS dentro da imagem. Algumas câmeras digitais também tem GPS embutido no que permitem geo tagging automático.

Para saber se o geo tagging está ativado ou não, se estiver usando um iPhone, vá para “Configurações” do programa de geo tagging. Toque em “Configurações”, depois “Geral” e depois em “Serviços de localização”. Veja se estão ativadas as aplicações que utilizam dados de GPS.

Em um Blackberry, vá para o ícone da câmera. Pressione o botão “Menu”, selecione “Opções” e veja se a opção de geo tagging está ativada.

Em um Android, inicie o aplicativo de câmera. Abra o menu à esquerda e vá em “Configurações”. Veja se as opções “Geo tagging” ou “armazenamento local” (o nome depende da versão do Android que você possui) estão ativadas

Para sua câmera digital, leia o manual do usuário. Nem todas as câmeras digitais vêm com geo tagging e o manual vai explicar se ele existe e como ligar os recursos de GPS.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)