Seja aplicativos pré-instalados ou pessoas intrometidas, há vários motivos pelos quais alguém poderia querer ocultar um aplicativo em seu telefone. O root de um sistema operacional Android ou o jailbreak de um iPhone já foram as únicas opções, mas hoje existem diferentes formas para ocultar aplicativos com facilidade. Portanto, pare de desinstalar e reinstalar aplicativos e leia para descobrir como você pode ocultar apps no seu dispositivo.

Como ocultar aplicativos no Android?

Os telefones Android são famosos por ter um grande número de aplicativos pré-instalados. Geralmente, as pessoas não gostam de ter tantos aplicativos em seus dispositivos. Uma coisa é desinstalar um aplicativo, mas há aqueles que fazem parte da interface do usuário ou do sistema operacional. Veja como você pode cuidar de tais aplicativos ou qualquer outro que você deseja ocultar no seu dispositivo.

Usando o launcher padrão do Android

Muito poucas pessoas realmente sabem que você pode ocultar aplicativos sem a ajuda de softwares de terceiros. Ao desativar qualquer aplicativo das configurações do seu dispositivo, você pode impedir que ele apareça na gaveta de aplicativos. Veja como.

Etapa 1: acesse Configurações do dispositivo e localize a guia Aplicativos. É aqui que todos os aplicativos atuais do seu telefone serão exibidos.

Etapa 2: na lista disponível, escolha o aplicativo que você deseja ocultar em seu telefone. Selecione-o e, na tela seguinte, selecione a opção Desativar. O sistema fará uma série de perguntas, concorde com elas para prosseguir.

Enquanto este método é bastante simples, só é bom para um aplicativo pré-instalado ou bloatware. Além disso, qualquer aplicativo que você desabilitar usando esse método será restaurado para a versão de fábrica e talvez seja necessário atualizá-lo antes de poder usá-lo novamente.

Ocultar aplicativos usando um launcher alternativo

Um launcher alternativo é uma interface gráfica que substitui o launcher padrão do Android. É um aplicativo popular de terceiros que oferece várias opções de personalização para o seu telefone. Você pode usá-lo para alterar a interface do usuário no seu dispositivo, mas aqui estamos usando um dos recursos para ocultar os aplicativos à vista. Um exemplo de launcher popular é o Apex Launcher.

Etapa 1: a primeira coisa a fazer é instalar o launcher de sua preferência no seu dispositivo. Após a conclusão, inicie o aplicativo e vá até a guia Configurações.

Etapa 2: uma vez lá, navegue até a opção Configurações da gaveta e localize a opção Aplicativos ocultos.

Etapa 3: na tela a seguir, selecione os aplicativos que você deseja ocultar. Para fazer isso, marque a caixa de seleção ao lado do aplicativo. Quando terminar, basta clicar em salvar no canto superior direito da tela.

Mostrar os aplicativos para usar novamente

Enquanto os aplicativos estão ocultos, eles permanecem em um estado inativo. Você não receberá nenhuma notificação ou atualização para esses aplicativos. Para usar esses aplicativos ocultos novamente, você precisará exibi-los seguindo as mesmas etapas mencionadas acima.

Esconder apps

Aprenda como esconder seus apps para obter mais privacidade no uso do seu dispositivo. (Foto: The Droid Guy)

Ocultar usando um app de privacidade

Um app de privacidade é um utilitário que você pode usar para ocultar qualquer aplicativo no seu telefone. Embora a maioria seja gratuito, estes podem mostrar alguns anúncios. Se você não gosta de anúncios, pode optar pela versão paga. O legal de apps de privacidade é que eles geralmente se disfarçam como outros apps, como uma calculadora, e também funcionam como uma. A menos que você tenha a senha correta, não será possível desbloqueá-la ou ver o que está por trás dela. Um exemplo de app de privacidade é o Privacy Hider.

Etapa 1: visite a Google Play Store e instale o app de privacidade no seu dispositivo. Após a instalação, o aplicativo será iniciado em seu modo básico. Você deve configurá-lo para ocultar aplicativos.

Etapa 2: quando o aplicativo iniciar, vá para Configuração no canto superior esquerdo da tela. Nas opções, selecione Esconder o App. Uma vez ativada, a máscara da calculadora ou a outra máscara de disfarce do app ficará ativa.

Etapa 3: na tela principal, selecione o aplicativo que você deseja ocultar no seu dispositivo. Para fazer isso, selecione o ícone ‘Mais’ (+) no canto superior direito. Quando terminar de adicionar aplicativos, simplesmente saia.

Este tipo de app cria um espaço virtual para aplicativos e eles permanecem nesse espaço seguro. Depois de ter ocultado qualquer aplicativo usando um app de privacidade, você pode desinstalá-lo do seu dispositivo. Para usar o aplicativo oculto, simplesmente vá até o aplicativo que aparece como uma calculadora e insira sua chave secreta.

Como esconder aplicativos no iPhone?

Embora a ocultação de aplicativos no Android seja fácil e haja muitas soluções disponíveis para isso, fazer isso no iPhone é um pouco mais complicado, pois não há processos de jailbreak ou hacking envolvidos nesse processo. Então, aqui está como esconder qualquer aplicativo no iPhone.

Crie uma pasta para aplicativos

A primeira coisa a fazer para esconder qualquer aplicativo no iPhone é criar uma pasta. Você pode fazer isso movendo um aplicativo sobre outro e ele fará uma pasta. Você pode renomeá-lo como Trabalho ou qualquer coisa que não atraia muita atenção.

Adicionar aplicativos a essa pasta

O próximo passo é realmente crucial. Comece adicionando aplicativos a esta pasta. O número de aplicativos que você adiciona a essa pasta, o melhor é que as pessoas geralmente acessem uma ou duas páginas de uma determinada pasta. Então, a chave aqui é adicionar quantos aplicativos você quiser. Você também pode adicionar utilitários a essa pasta se não tiver muitos aplicativos instalados em seu telefone. Depois de adicionar os aplicativos desejados a essa pasta, mova o aplicativo que você deseja ocultar até a última posição. Certifique-se de percorrer várias páginas antes de acessar o aplicativo.

Depois de ocultar um aplicativo da gaveta de aplicativos, só há um caminho para encontrar o aplicativo e isso é por meio da pesquisa do Spotlight.

Para desabilitar a pesquisa por meio do Spotlight, siga estas etapas.

Etapa 1: abra o aplicativo Configurações no seu iPhone.

Etapa 2: navegue até a guia Siri e Pesquisa -> Aplicativo desejado.

Etapa 3: a partir daí, alterne o aplicativo que você deseja desativar para excluir da pesquisa.

Aplicativos para ocultar aplicativos ainda são a melhor opção

Os passos e processos que mencionamos aqui não são as únicas soluções. Estas são as melhores opções que temos usado e estão muito confiantes de que eles vão trabalhar para você também. Mas ainda recomendamos o uso de apps para ocultar e esconder outros aplicativos como a melhor solução disponível.

Se você acha que existe uma maneira melhor de fazer isso, então estamos ouvindo, deixe-nos um comentário.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)