Desinstalar um aplicativo que você instalou em seu dispositivo Android no Google Play é simples. Mas e se não foi você que instalou? E se o aplicativo que você está tentando remover é um daqueles que vieram pré-instalados em seu dispositivo, fornecido pelo fabricante, sua operadora de telefonia ou como parte do próprio Android? A remoção de aplicativos de sistema indesejados do Android pode ser complicada, mas não é impossível.

Por que apagar apps do sistema?

Antes de começar a excluir aplicativos, no entanto, você deve passar alguns momentos considerando exatamente por que você quer tirá-los do seu telefone.

Por exemplo, pode ser que eles estejam ocupando demais sua tela inicial. Se for esse o caso, então, toque longamente e arrastando para a caixa Remover, na parte superior da tela, deve tirá-los do caminho.

Por outro lado, esses aplicativos podem ser considerados “bloatware” e usar recursos valiosos do seu telefone. Os jogos pré-instalados podem ocupar espaço no armazenamento, enquanto os aplicativos conectados à Internet podem usar sua franquia de dados. Esses aplicativos podem até gravar e/ou carregar informações que você preferiria que não fosse possível. E além disso tudo, há o impacto na vida útil da bateria.

Infelizmente, a remoção desses aplicativos não é tão fácil quanto poderia ser, mas há métodos tanto para dispositivos com ou sem root.

Removedor de app de sistema para dispositivos com root

Para aqueles que fizeram o root em seus telefones com um aplicativo pago ou através de procedimentos descritos em fóruns e sites na internet, as opções são bem variadas para desinstalar os apps do sistema do seu Android. Após fazer o root do seu dispositivo, basta ir na Google Play e escolher um aplicativo para desinstalar aplicativos do sistema. Existem diversas opções, e nossa recomendação é que você escolha apenas os que tem mais downloads e as melhores avaliações na Play Store. Dessa maneira, você ainda garantirá a segurança do seu dispositivo.

Mas não se esqueça de garantir que você não está deletando um app essencial para o funcionamento do seu dispositivo. Pesquise no Google o nome do app para saber a função e para saber se é ou não Bloatware, ou seja, um app de sistema que não serve pra muita coisa além de ocupar espaço.

Removendo apps do sistema

Remova apps do sistema e libere mais espaço no armazenamento interno do seu dispositivo Android. (Foto: JOSEPHCS Blog)

Remover app do sistema em dispositivos não rooteados

A exclusão de aplicativos não é possível na maioria dos casos, mas o que você pode fazer é desativá-los. Você deve acessar Configurações -> Dispositivo -> Aplicativos e encontrar o aplicativo que deseja remover. Selecione Forçar parar e, em seguida, Desativar. Você não poderá apagar o aplicativo, mas ele irá parar de ser executado em seu telefone, para nunca mais ser visto novamente até que você execute uma formatação para as configurações de fábrica. Na maioria dos casos, desativar e ocultar um aplicativo indesejável é tão bom quanto a remoção.

Mas se a remoção é o que você quer fazer sem ter que realizar o root, o procedimento é um pouco complicado, mas completamente possível.

Instale os drivers USB para o seu dispositivo, pesquisando no site da fabricante. Baixe o ADB e o SDK para o seu sistema operacional particular (Windows, Mac, Linux) do site oficial do Android. Extraia o arquivo zip em uma pasta que você pode acessar rapidamente.

No seu telefone, vá para Configurações e toque em Sobre o telefone. Encontre o número da compilação e toque nele 7 vezes para ativar as opções do desenvolvedor.

Agora, vá para as opções do desenvolvedor e encontre a depuração USB. Habilite essa opção.

Conecte seu telefone no computador e altere-o do modo “carrega” para o modo “transferência de arquivos (MTP)”.

No seu computador, navegue até o diretório onde você extraiu o binário ADB.

Inicie um prompt de comando na sua pasta ADB. Para usuários do Windows, isso pode ser feito mantendo Shift pressionado e clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “abrir o prompt de comando aqui”.

Quando você estiver no prompt de comando, digite o seguinte comando:

adb devices

Você verá que o sistema está iniciando o ADB daemon. Se esta for sua primeira vez executando o ADB, você verá um prompt no seu telefone pedindo que você autorize uma conexão com o computador. Conceda isso.

Agora, se você re-executar o comando adb devices, o terminal imprimirá o número de série do seu dispositivo. Se assim for, então você está pronto para seguir em frente.Digite o seguinte comando:

adb shell

Execute o comando:

pm list packages | grep <OEM/Operadora/Nome do Aplicativo>

Para encontrar os nomes dos pacotes. você também pode encontrar facilmente o nome do pacote de um aplicativo de sistema instalado instalando o aplicativo App Inspector em seu telefone. É melhor fazê-lo desta forma para que você saiba exatamente qual é o nome do aplicativo do aplicativo que você está prestes a desinstalar.

Passo 1: toque em “Lista de aplicativos”

Passo 2: Encontre o aplicativo que você deseja ter deletado

Etapa 3: Encontre o nome do pacote sob o Nome do aplicativo (por exemplo, “com.huawei.compass”)

Execute o comando assim:

pm uninstall -k –user 0 <nome do pacote>

Para desinstalar um aplicativo de sistema específico. Como uma advertência, a desinstalação de aplicativos do sistema pode ser muito perigosa, então saiba o que você está deletando antes de completar essas etapas. Não fazer isso pode resultar em seu telefone tornando-se inutilizável até você executar uma formatação para as configurações de fábrica. Claro, ao remover qualquer aplicação do sistema, outro aplicativo do sistema que pode depender dele também pode parar de funcionar, então tenha cuidado com o que você remove. Mas se algo der errado, você sempre pode executar uma formatação para trazer as coisas de volta ao modo como eram.

Não esqueça das ROMs personalizadas

Existe uma outra solução para remover aplicativos indesejados do seu dispositivo Android: instalar uma ROM personalizada. Embora possa levar um pouco de pesquisa para descobrir qual nova ROM irá atender às suas necessidades, a solução pode deixá-lo com uma versão do Android que você pode manter um controle particularmente próximo.

O OmniROM e o Paranoid Android são dois exemplos de ROMs personalizadas que são projetadas para usuários com atenção ao desempenho e privacidade, e estas são duas razões principais pelas quais você pode querer acabar com o bloatware no seu telefone. Você deve definitivamente considerar estas uma opção, especialmente se você já tem root no seu dispositivo.

Qual a sua escolha? Como removeu apps do sistema no seu Android?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)