O aplicativo inútil que você está tentando remover provavelmente veio pré-instalado no seu dispositivo. Pode ter sido fornecido pelo fabricante, sua rede móvel ou como parte do próprio Android. Não desanime, pois você ainda pode remover aplicativos do sistema indesejados do Android. É complicado, mas não impossível. Mostraremos como excluir aplicativos pré-instalados.

Por que remover aplicativos inúteis?

Antes de começar a excluir aplicativos, dedique alguns momentos, considerando o motivo pelo qual você deseja tirá-los do telefone. Os motivos pelos quais você pode querer remover o aplicativo incluem:

Aplicativos e jogos pré-instalados são considerados bloatware

Você está desperdiçando armazenamento com aplicativos que não usa

A bateria do telefone está acabando mais rápido do que deveria

Aplicativos e jogos estão diminuindo seu limite de dados

Aplicativos e jogos pré-instalados podem ser malware, gravação e / ou upload de informações pessoais

Infelizmente, a remoção desses aplicativos não é tão fácil quanto poderia ser. Depende se você enraizou seu dispositivo Android ou não.

Remoção de aplicativos desnecessários em dispositivos Android sem root

A exclusão de aplicativos pré-instalados não é possível na maioria dos casos. Mas o que você pode fazer é desativá-los.

Para fazer isso, vá para Configurações -> Aplicativos e notificações -> Ver todos os X aplicativos. Selecione o aplicativo que você não deseja e toque no botão Desativar. Isso reverterá o aplicativo para sua versão inicial e impedirá que ele apareça no seu telefone. Ele permanece instalado e ocupa espaço, mas nunca será executado.

No entanto, isso não funcionará para todos os aplicativos. Nas versões mais antigas do Android, era possível abrir a gaveta de aplicativos e simplesmente ocultar os aplicativos. Hoje em dia, é muito mais difícil.

Felizmente, você pode pelo menos arrumar aplicativos e jogos de bloatware pré-instalados na tela inicial. Mantenha pressionado o ícone de um aplicativo e arraste-o para a caixa Remover da tela inicial na parte superior da tela. Isso pode variar dependendo da sua versão do Android.

Bem feito; você ocultou o aplicativo (embora ele permaneça instalado no seu telefone).

Prefere ocultar o aplicativo completamente? Um iniciador de substituição é ideal para ocultar aplicativos e é mais fácil do que fazer root no telefone. A maioria dos lançadores de terceiros permite remover qualquer aplicativo da lista. Mas lembre-se de que ele ainda estará no seu telefone, escondido em segundo plano.

Liberação de espaço no Android

Remova apps do Android que você não usa para liberar espaço e memória. (Foto: Apps to Follow)

Como remover bloatware em dispositivos Android com root?

Com root ou considerando fazer o root do seu telefone? Nesse caso, é fácil remover o bloatware usando esses utilitários.

1. Titanium Backup

O primeiro aplicativo que você pode imaginar para lidar com aplicativos indesejados no seu dispositivo Android é o Titanium Backup. Ele pode lidar com qualquer aplicativo que você jogue nele, seja baixado do Google Play ou pré-instalado. A versão gratuita possui ferramentas para fazer backup e desinstalar aplicativos, enquanto a versão paga oferece dezenas de recursos adicionais.

O Titanium Backup possui tantos recursos que pode parecer difícil de usar a princípio. Após o lançamento, conceda permissão de root e toque na área que descreve o armazenamento do dispositivo. Depois que a lista de aplicativos for compilada, role para encontrar os que você deseja remover. Selecione-os e toque em Desinstalar.

É possível excluir bloatware, congelar aplicativos e muito mais com a versão pro do Titanic Backup.

2. NoBloat Free

Oferecendo a opção de desativar e ativar aplicativos do sistema, o NoBloat Free também inclui uma ferramenta de exclusão de aplicativos. Isso permite criar backups de aplicativos do sistema e restaurá-los.

Tudo isso significa que o NoBloat Free é a melhor opção para usuários root que querem apenas se livrar do bloatware. Você não se distrairá com infinitos recursos adicionais; NoBloat faz o trabalho simplesmente.

A versão premium oferece recursos aprimorados, como aplicativos do sistema na lista negra, operações em lote e configurações de exportação.

3. System App Remover

Este aplicativo oferece uma maneira fácil de apagar e mover aplicativos do sistema. O System App Remover fornece um sistema de classificação útil que identifica rapidamente os aplicativos que você pode remover. Como alguns podem ser aplicativos do sistema e vitais para o Android, isso é bastante útil.

O System App Remover é suportado por anúncios e executa o processo de remoção rapidamente.

Juntamente com esse recurso essencial, a ferramenta suporta a movimentação de aplicativos de e para o seu cartão SD em massa. Você também pode gerenciar APKs e rastrear versões mais antigas de aplicativos.

Instalar uma ROM personalizada para remover aplicativos inúteis

Há outra solução para remover aplicativos indesejados do seu dispositivo Android: faça o flash de uma ROM personalizada. Embora a maioria das pessoas não precise mais de uma ROM personalizada, elas podem ser úteis em casos como este.

Embora seja necessário um pouco de pesquisa para descobrir qual nova ROM atenderá às suas necessidades, a solução pode deixar você com uma versão simplificada do Android, da qual você pode manter um controle particularmente próximo.

Se você optar por uma ROM personalizada, verifique primeiro se ela não adicionará seu próprio inchaço ao seu telefone.

Qual é a sua escolha para remover aplicativos? Analisamos várias opções, mas como você remove aplicativos indesejados para Android realmente depende de poder fazer root no telefone. Se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários e iremos responder.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)