Todos nós fizemos isso: fotos, vídeos ou arquivos excluídos acidentalmente por acidente. Mas, antes de se despedir definitivamente, existem maneiras de recuperar seus dados e recuperar seus arquivos preciosos, inclusive aplicativos que foram deletados. Neste artigo, orientaremos você sobre como fazer isso.

Como recuperar aplicativos apagados pela loja de aplicativos?

Todas as lojas de aplicativos mantém um histórico dos apps que você já baixou e instalou no seu dispositivo. Basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, como a Amazon Appstore, Play Store ou a App Store, e ir para o menu de meus aplicativos e jogos ou algo semelhante.

O aplicativo geralmente vai ter uma diferenciação entre os apps que estão instalados e aqueles que estão na sua livraria, ou seja, os que já foram instalados e não estão mais nos dispositivos. Após passar pela lista de aplicativos, basta reinstalar seu app quando encontrá-lo.

Se você não encontrar seu app, tente pesquisar na loja de aplicativos e simplesmente reinstalar a partir dela.

Se você não conseguir encontrar o app dessa maneira, fique calmo pois ainda há outras opções.

Como recuperar apps desinstalados?

O tempo é sempre essencial: não salve mais nada no dispositivo nem desligue-o. Primeiro, verifique seus backups (como os feitos automaticamente pelo Google) para ver se os dados perdidos estão lá. Caso contrário, é hora de começar a trabalhar e rápido. Desligue sua conexão com a Internet para que nenhuma atualização automática ocorra antes que você tenha a chance de recuperar seus dados perdidos.

Sua melhor aposta para recuperar arquivos excluídos que foram armazenados em seu Android é um programa para PC. Existem muitos online e seu sucesso com cada um pode variar. O procedimento de recuperação é semelhante para todos eles, no entanto.

Antes de qualquer coisa, ative o modo de depuração USB do seu dispositivo. Abra as Configurações e selecione “Sobre o dispositivo”. Depois,  pressione 7 vezes  o número de compilação / Versão da Build / Número da versão. Volte então para as configurações e escolha as opções do desenvolvedor que acabaram de aparecer. Ative e habilite então a depuração USB.

Recuperar apps deletados do Android

Recupere seus apps deletados para não perder funcionalidades importantes que eles adicionam ao seu Android. (Foto: AndroidPIT)

Conecte então o seu dispositivo ao seu PC ou laptop. Você vai precisar de um cabo USB.

Em seguida, abra o programa de recuperação de arquivos. O programa possui uma interface de assistente, que é bastante autoexplicativa.

Primeiro, um prompt perguntará que tipo de arquivo você está tentando recuperar – fotos, vídeos, arquivos de texto, apps etc.

Em seguida, você será perguntado onde o programa deve procurar os dados perdidos. Basta selecionar seu telefone e iniciar o processo.

Se ou quando o programa encontrar seus arquivos, verifique se eles podem ser utilizados no seu PC primeiro, pois podem estar corrompidos.

No entanto, devemos observar que o programa pode não ser capaz de detectar todos os apps que foram removidos, bem como jogos salvos, por exempçp. Portanto, não é provável que a restauração de arquivos excluídos da memória do seu dispositivo seja 100% precisa. Poderá ser necessário fazer o root do seu dispositivo para ter mais chances de recuperação dos apps.

Faça sempre um backup do seu Android

Você nunca sabe o que pode dar errado com seu smartphone; portanto, é essencial fazer backup se não quiser perder dados. Afinal, a prevenção é a melhor cura. O método mais simples para fazer backup de suas fotos e vídeos é simplesmente fazer cópias deles no PC e em um disco rígido externo, se você tiver um. Depois de conectar o telefone ao computador e permitir transferências de arquivos, geralmente você pode encontrar mídia na pasta DCIM do seu smartphone.

Programas de backup também estão disponíveis para fazer backups automáticos do seu dispositivo no computador ou em um cartão SD. Não confie apenas no armazenamento na nuvem para seus backups, ou você poderá ter péssimas surpresas.

Como vocês recuperam aplicativos que foram deletados? Quais outras dicas teriam para quem precisa fazer essa recuperação?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)