Atualizar seu celular ou tablet da Apple não é um bicho de sete cabeças. Você pode até ter que lidar com algum erro ao atualizar o iPhone, mas corrigindo o seu passo a passo, começando do zero de novo, geralmente resolve esse probleminha. Quem está tentando atualizar iPhone com jailbreak, no entanto, pode encontrar mais dificuldades, e ter que passar por alguns passos adicionais não cobertos nesse artigo. Por quê não vamos cobrir a atualização do iOS com jailbreak? Porque tem muito mais coisas que podem dar errado, não há a segurança extra de atualizar o iPhone pelo iTunes e você perderá a garantia do seu aparelho. Não podemos nos responsabilizar pelos problemas que você pode ter, mas nosso guia pode te orientar sobre como é o passo passo para atualizar qualquer aparelho com iOS.

Como começar a atualização do seu aparelho com sistema operacional iOS?

A atualização do sistema operacional iOS pode ser feita pelo iTunes ou por uma rede sem Fio. Para quem vai atualizar iPhone pelo iTunes ou iPad/iPod pelo iTunes, você deve atualizar o programa antes de qualquer procedimento de atualização. Geralmente, a própria Apple roda um programa que verifica se os drivers e softwares instalados por ela em seu computador estão atualizados, bastando que o usuário autorize a atualização para a nova versão do programa.

Caso o programa de atualização não tenha rodado ainda no seu computador, você pode ir direto ao site da Apple e baixar a versão mais recente do programa.

Para fazer a atualização diretamente do iTunes, abra o programa e vá até a barra de menu na parte superior da tela. Para quem tem um computador Mac, basta clicar em “iTunes -> Verificar por atualizações” nesse menu no topo da tela, seguindo as instruções que aparecem. Para sistemas operacionais Windows, abra o programa e procure o menu na barra superior. Caso não esteja aberto, use o atalho CTRL+B para abrir o menu. Na barra de menu, selecione “Ajuda -> Verificar atualizações”, seguindo as instruções para instalar a mais recente versão do programa.

Atualizando os aparelhos iOS com facilidade

Atualizar seu aparelho Apple é bem simples. Porém, se você tiver dificuldades, não tenha vergonha de ligar para o suporte da Apple pedindo ajuda. (Foto: ios8tips.com)

Faça um backup de todos os seus arquivos pessoais, contatos, fotos e aplicativos

Preferencialmente, você deve manter sempre seus arquivos salvos em serviços de armazenamento na nuvem. Só assim você tem mais segurança de que não perderá seus dados pessoais. E é ideal fazer esse backup em mais de um serviço, não confiando apenas no iCloud da Apple ou no backup físico feito pelo iTunes. Dropbox, Google Drive, Cubby, Box, entre muitos outros, são apenas alguns exemplos de serviços de armazenamento na nuvem que podem te ajudar a proteger seus arquivos. O backup deve ser autorizado através dos aplicativos ou pelo iCloud, sendo que você precisará de uma internet sem fio para fazer o upload dos arquivos. No caso do iTunes, basta conectar seu aparelho Apple ao computador por uma entrada USB e autorizar o backup pelo iTunes.

Atualizando o iPhone, iPad ou iPod “over the air”

Depois de fazer o backup, é hora de atualizar o aparelho. A forma mais fácil de fazer é através de uma conexão à internet sem fio, no tipo de atualização chamado “over the air”. Para esse tipo de atualização, primeiro conecte seu aparelho ao carregador. Conecte-se à uma rede de internet banda larga. Em qualquer aparelho, seja ele um iPad, iPod ou iPhone, Toque em “Ajustes -> Geral -> Atualização de Software”. Toque em “Baixar e instalar”. Assim que a atualização for baixada, você pode instalar naquele mesmo momento ou clicar em “instalar mais tarde”. Para aparelhos que usam senha, é necessário digitá-la antes de prosseguir com a atualização.

Se seu aparelho tem espaço livre, mas não é o suficiente para a atualização, use o iTunes ou exclua fotos, vídeos e músicas que você tem no dispositivo, desde que já tenha salvo tudo em um backup.

Atualizado o iPhone, iPad ou iPod pelo iTunes

Se você já seguiu os passos anteriores, como atualizar o iTunes e fazer o backup, então é só ir direto para os passos abaixo. Senão, volte ao começo desse nosso guia passo a passo antes de continuar.

Conecte seu dispositivo ao computador e abra o iTunes, selecionando seu dispositivo na tela. No painel “Resumo”, clique em “Verificar atualizações”, clicando em “Baixar/Download” e “Atualizar”. Caso não haja espaço livre suficiente para a atualização, você deve deletar arquivos de seu computador para poder instalar a atualização.

Mas e se der mensagem de erro?

A grande maioria dos erros de atualização do iPhone são solucionados com facilidade. Comece tentando atualizar o iTunes antes de recomeçar o processo de atualização. Atualize também sem sistema operacional. Verifique o anti-vírus ou o firewall do seu computador e veja se ele está bloqueando o iTunes, adicionando uma exceção no Firewall para possibilitar a conexão do programa à internet. Desconecte outros dispositivos USB que estejam conectados ao seu computador, mantendo apenas seu iPad/iPod/iPhone, e um mouse/teclado, reiniciando o computador após desconectar tudo.

Volte com seus dados para seu aparelho

Usando o iTunes ou seu backup feito na nuvem, coloque os arquivos de volta no seu aparelho. Você pode recuperar os dados pelo aplicativo que você usar no seu dispositivo iOS ou clicando em seu backup pelo iTunes. É bem simples, e você recuperar todos os dados que tinha antes de atualizar.

Dicas essenciais

Aparelhos mais antigos da Apple devem evitar atualizações, sob o risco de ficarem extremamente lentos. Caso a atualização esteja difícil, leve seu aparelho à uma assistência autorizada Apple para que eles atualizem seu aparelho para você.

Ficou alguma dúvida? Temos algo que podemos fazer para ajudar? Deixe sua dúvida, pergunta ou sugestão nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)