Você liga seu telefone ou tablet Android pressionando um botão. Se esse botão não funcionar, seu dispositivo não está necessariamente quebrado, pois há maneiras de recuperá-lo. Quando seu celular não liga mais o problema também pode ser causado por danos no hardware. Neste caso, só um técnico ou um conserto mais profundo vai resolver seu problema. Mas se seu telefone ou tablet não estiver ligando por um problema de software, as etapas abaixo irão corrigir o problema.

Meu celular não liga: carregando o tablet ou celular por alguns minutos

Se a bateria do seu dispositivo Android estiver quase sem carga, você verá frequentemente um indicador de “bateria vazia” na tela quando você tentar ligá-lo. Mas, se você deixar a bateria morrer completamente, seu telefone ou tablet não responderão quando pressionar o botão Liga/Desliga.

Para resolver este problema, basta ligar o seu telefone ou tablet Android a um carregador de parede e deixá-lo carregar. Você não pode simplesmente conectá-lo e tentar ativá-lo imediatamente pois você precisará dar alguns minutos para carregar primeiro.

Conecte-o e deixe-o carregar por mais ou menos quinze minutos. Volte mais tarde e tente ligá-lo com o botão Liga/Desliga. Se o problema foi causado por uma bateria descarregada, ele deve inicializar normalmente.

Se não funcionar, tente ligar o dispositivo com um cabo e um carregador diferentes. O carregador ou o cabo podem ser quebrados e evitar que um dispositivo de bom estado seja carregado.

Meu celular não liga mais: remova a bateria ou pressione o botão de energia por mais tempo

Como outros sistemas operacionais, o Android às vezes pode travar e se recusar a responder. Se o Android estiver completamente travado, seu dispositivo pode ser ligado e colocado em execução mas a tela não liga porque o sistema operacional está travado e não responde a pressionamentos de botão.

Você precisará executar uma “reinicialização”, também conhecida como “ciclo de energia”, para corrigir esses tipos de travamento. Isso corta a energia do seu telefone ou tablet inteiramente, forçando-a a desligar e a inicializar novamente.

Em um telefone ou tablet com uma bateria removível, você pode remover a bateria, aguardar cerca de dez segundos e, em seguida, volte a ligar a bateria e inicializar.

Em um telefone ou tablet sem uma bateria removível, você precisará pressionar o botão de Liga/Desliga. Pressione o botão Liga/Desliga do dispositivo e mantenha-o pressionado. Você só precisa manter o botão liga/desliga pressionado por dez segundos, mas você pode ter que segurá-lo durante trinta segundos ou mais. Isso reduzirá a energia do seu telefone ou tablet e vai forçá-lo-á a reinicializar, corrigindo alguns travamentos.

Celular que não liga

Saiba o que fazer quando seu smartphone não liga e tente consertar o problema da melhor maneira possível. (Foto: The Droid Guy)

Meu celular não quer ligar: talvez seja a hora de retornar às configurações de fábrica

Em alguns casos, seu telefone ou tablet pode começar a inicializar, mas o sistema operacional Android pode falhar ou travar imediatamente.

Para corrigir isso, o Android pode inicializar diretamente em um menu de modo de recuperação, onde você pode executar uma reinicialização para as configurações de fábrica. Se o seu dispositivo estiver inicializando antes de travar ou experimentar outros problemas sérios, use o modo de recuperação para executar uma reinicialização para as configurações de fábrica.

Para fazer isso, primeiro você precisará desligar seu telefone ou tablet e, em seguida, inicializar pressionando vários botões ao mesmo tempo. A combinação exata de botões que você precisa depende do seu dispositivo. Execute uma pesquisa na web para o nome do seu dispositivo e “modo de recuperação” para encontrar os botões que ele precisa. Por exemplo, smartphones Samsung exigem que você mantenha os botões de Aumentar Volume + Home + Power ligados.

Meu celular não liga mais: talvez seja hora de restaurar o firmware do seu dispositivo

Se o software do seu dispositivo estiver danificado, o processo de restauração para os padrões de fábrica pode não funcionar. Talvez seja necessário restaurar o sistema operacional Android a partir de uma imagem fornecida pelo fabricante do dispositivo. Por exemplo, isso pode ocorrer se você estiver mexendo com ROMs personalizadas ou, de outra forma, executando ajustes de baixo nível no software do sistema.

Dependendo do dispositivo que você possui e do fabricante, isso pode ser fácil ou difícil. Por exemplo, o Google fornece imagens de firmware facilmente instaláveis, que você pode instalar manualmente. Para outros dispositivos, procure na Web o nome do seu dispositivo e “reinstalar o firmware” para encontrar instruções. Se você tiver sorte, o fabricante lhe dará uma maneira fácil de fazer isso.

O Android também possui um “modo seguro” oculto que você pode inicializar, o que funciona como o Modo de segurança no Windows. No modo de segurança, o Android não carregará nenhum software de terceiros, apenas os softwares do sistema.

Em alguns dispositivos, você só pode inicializar no modo de segurança do telefone enquanto ele já está sendo executado. Em outros dispositivos, você pode pressionar um certo botão enquanto o telefone está inicializando para que ele seja inicializado no modo seguro. Execute uma pesquisa na web para o nome do seu dispositivo e “modo de segurança” se você quiser tentar usar o modo seguro. Isso só funcionará se algum tipo de aplicativo de terceiros estiver travando seu dispositivo depois que ele for inicializado. Isso normalmente não deveria ser possível, mas isso pode acontecer.

O que vocês já fizeram quando o celular de vocês não ligava mais? O que recomendam que as pessoas façam?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)