Como instalar ROM no Android pelo cartão SD?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

A maioria dos usuários do Android não se atém com uma única ROM ou firmware em seus smartphones e frequentemente mudam os firmwares para tentar novas ROMs personalizadas ou Kernels para melhorar o desempenho do dispositivo. Odin, um programa para Windows PC é um salva-vidas quando se trata de restaurar o seu smartphone personalizado ou que foi bricado. Porém, alguns dispositivos tornam possível instalar ROMs personalizadas sem o uso de um PC, bastando apenas o uso de um cartão microSD vazio. Mas como instalar ROM com o cartão microSD?

Instalar rom com cartão microSD

É possível fazer o flash da ROM Android em smartphones ou tablets sem a necessidade de PC. Estes dispositivos podem ter a ROM Android instalada usando apenas o cartão microSD. Este tutorial irá guiá-lo sobre como instalar o Android em todos os smartphones ou tablets que permitem esse tipo de instalação. Vale lembrar que você vai instalar uma ROM por sua conta e risco, e não nos responsabilizamos por problemas que ocorram. Também lembramos que o procedimento pode não funcionar para todos os dispositivos Android, e que é necessário acesso root para instalar a ROM.

Como instalar ROM com cartão microSD?

Você pode seguir este tutorial para atualizar ou fazer o flash de uma ROM customizada em qualquer smartphone. Porém, antes de começar a fazer a instalação da ROM pelo cartão microSD, é importante lembrar:

Obs,: para encontrar os drivers, basta digitar o nome do seu celular + drivers em uma pesquisa no Google.

Cartão microSD

Use um cartão microSD para instalar uma ROM no seu smartphone de forma rápida e fácil. (Foto: The Mobile Indian)

Passo 1

Conecte o smartphone ou tablet ao PC.

Passo 2

Crie uma nova pasta no cartão microSD e renomeie para dload.

Passo 3

Copie a ROM (nome do arquivo: UPDATE.APP) e passe para o dload, criado na etapa acima.

Passo 4

Desligue o dispositivo e desconecte-o do computador.

Passo 5

Agora pressione Volume Para Cima, Volume Para Baixo e o Botão de energia juntos até que o processo de atualização seja iniciado automaticamente. O processo pode ser diferente para cada celular, portanto pesquise antes de iniciar.

Passo 6

Oprocesso de atualização pode levar até 10 minutos para ser concluído.

Passo 7

Assim que o processo de atualização estiver concluído, o dispositivo será reinicializado automaticamente e estará pronto para uso

Há outra forma de instalar ROM Android no cartão microSD?

Método alternativo para instalar ROM em dispositivos Android sem ir ao modo de recuperação.

Passo 1

Crie uma nova pasta no cartão microSD e renomeie-a para dload

Passo 2

Copie a ROM (nome do arquivo: UPDATE.APP) e passe para o dload, criado na etapa acima.

Passo 3

Agora, navegue até Configurações do dispositivo -> Sobre o telefone / atualizador -> pressione menu e Atualização local para iniciar o processo de flash. Agora selecione o arquivo de download e seu smartphone será atualizado com a ROM.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário