Veja o que fazer para a bateria do seu celular ou smartphone durar muito mais e não lhe deixar na mão nos momentos em que mais precisa.

No passado as baterias de telefones celulares eram do tipo que viciavam. Tais baterias exigiam uma descarga praticamente completa antes de uma nova recarga. Era complicado gerenciar tal demanda do aparelho, mas os aparelhos eram menos complexos e a bateria chegava a durar vários dias. Não eram raros os casos de pessoas que faziam ligações gratuitas para o número da operadora afim de descarregar o restante da bateria antes de começar uma carga completa.

Felizmente os tempos mudaram e hoje as baterias podem ser recarregadas sempre que quisermos. Por outro lado mesmo com as baterias melhores que temos, os aparelhos consomem muito mais energia que antigamente, pois desempenham mais funções. Diante de tal complexidade e relação custo benefício entre as comodidades do aparelho e a duração da bateria, como proceder? Como fazer para a bateria do celular durar mais?

Dicas para aumentar a duração da bateria do celular

  • Diminua o brilho da tela: o maior brilho da tela é muitas vezes responsável por mais da metade da energia usada no seu celular. Telefones com telas grandes como o Motorola Milestone tem a tela como uma dos grandes vilões do consumo. Uma tela muito brilhante só tem utilidade ao usar o telefone no sol, em ambiente externo. Como tais momento costumam ser raros, deixe o brilho da tela no mínimo.
  • Desabilite o Bluetooh: o bluetooth é pouco usado nos aparelhos em relação a outras opções de comunicação sem fio. Quando precisar usar o Bluetooh, ligue-o somente na hora e depois desligue.
  • Desligue os sons do teclado: aquele barulhinho ao pressionar cada tecla, se desligado, pode contribuir para sua bateria durar mais alguns minutos ao fim do dia.
  • Desligue o wi-fi onde não há redes conhecidas: desligue o wi-fi. Caso contrário o aparelho ficará gastando muito bateria listando todas as redes encontradas no local onde estiver. Isto é ainda pior se estive em trânsito, pois como o sinal das redes fica muito variável, o telefone acaba tendo que usar mais potência para transmitir os sinais de rádio.
  • Desligue o wi-fi onde existem redes: se vai precisar do telefone funcionando mais tempo antes de poder recarregá-lo, talvez seja conveniente deixar o Wi-fi (rede sem fio) desligado mesmo no trabalho ou nos locais em que há uma rede sem fio que possa usar. Com o Wi-fi ligado, vários programas ficam constantemente trocando informações com a internet, oque aumenta o consumo do aparelho.
  • Desligue sincronizações automáticas: se precisa mesmo do celular na internet, ao menos feche os programas que não são essenciais. Programas e e-mail, Twitter e outros constantemente sincronizam informações com seus servidores. Isso come muita bateria!
  • Trave a tela ou o teclado: especialmente ao colocar o aparelho no bolso ou bolsa, trave o teclado e a tela. Caso isto não seja feito, o aparelho poderá ficar gastando energia com o display ligado, além de não entrar em modo de baixo consumo.
  • Use um tema mais escuro: sim… isto é um pouco de paranóia, mas no Nokia N97 um tema branco gastava em torno de 10% a mais de bateria que um tema preto. Eu medi, acredite. Nos aparelhos com telas de LED e derivados esta diferença é ainda maior. Uso temas escuros e letras finas para “acender” o menor número possível de pixels da tela. A bateria dura muito mais.
Gráfico de utilização de energia no Android

Gráfico mostra o que tem utilizado a bateria no Android

Além destas dicas acimas que não irão diminuir a utilidade do seu aparelho, existem outras que são um pouco mais agressivas mas que permitem uma economia de bateria ainda maior.

  • Desligue o aparelho quando não puder usá-lo: em cinemas, vôos, reuniões ou momentos em que nçao poderá usar o seu aparelho, deixe-o desligado. Caso cheguem ligações ou mensagens neste período, você saberá pelas mensagens de texto da operadora quando ligar o telefone novamente.
  • Desligue o telefone onde não houver sinal: em cidades do interior em que não há sinal, o telefone basicamente transmite em maior potência para tentar encontrar uma antena. Se não tem sinal, desligue o telefone e economize bateria.
  • Ative o modo avião se não precisar de receber ou fazer chamadas: muitas vezes você precisa trabalhar no telefone mas não precisa de conexões externas. Ative o modo avião nestes momentos e sua bateria irá durar mais.
  • Diga não aos recursos de multimídia: jogar, ouvir música, assistir filmes e vários outros itens de diversão no telefone gastam muita bateria. Se não tem como carregar o telefone, evite drenar a bateria com isto também!
Desligar Wi-Fi em modo suspensão

Você não precisa deixar o WiFi ligado o tempo todo!

Não adianta nada ter uma bateria que dure muito se ela irá se descarregar inutilmente durante a noite. O que você faz com seu celular quando você está dormindo é muito importante para economizar bateria.

  • Carregue o aparelho toda noite: sempre que chegar em casa, conecte o aparelho no carregador. Em geral a carga chega ao máximo em menos de 1 hora.
  • Desligue conexões de dados a noite: durante a noite, não deixe o Wi-fi ligado. Se quer ver seus e-mails ainda na cama, ligue o Wi-fi quando acordar. No Android é possível configurar nativamente para que o Wi-fi seja desligado em um determinado horário todos os dias. Assim você não corre o risco de deixar o celular gastando bateria a noite toda.
Programando o WiFi para desligar a noite

Você pode programar o WiFi para desligar a noite. Neste exemplo ele se desliga as 23:05 e deve ser ligado manualmente.

Com estas dicas de como aumentar a duração da bateria, consigo que a bateria do meu Android Galaxy S5 dure 2 dias, mesmo usando o Wi-fi sempre que preciso. Só não deixo ligado direto.

E ainda não falei do GPS, mas sempre que utilizá-lo no carro, use o carregador veicular. Na verdade, sempre que for fazer um trajeto mais longo, maior que 10 minutos, já compensa carregar o celular no carro.

E você, o que achou destas dicas sobre como economizar a bateria do celular? O que mais você costuma fazer para a bateria não acabar mais cedo do que espera?

27 comentários para “14 dicas para a bateria do celular durar mais”

  1. Rc

    Possuindo uma bateria 3, 7V 1000mAh, existe uma opção de comprar uma com maior especificação para haver maior duração da carga? Pois esta dura 6 a 8 horas, o que é muito pouco. Vou seguir suas dicas, porém gostaria de saber se há esta opção de troca.
    Obrigada.

    • Equipe Telefones Celulares

      Olá RC! De qual modelo de aparelho você estaria falando?
      A bateria depende muito do consumo do aparelho… E nem todos eles tem opções de baterias com mais carga.
      Alguns modelos de celular tem baterias chinesas que são maiores que as originais e prometem maior capacidade de carga. Porém a maioria dos relatos que vi a respeito destes produtos foram negativos. Eu não arriscaria. Talvez seja melhor escolher outro aparelho que possa atender às suas necessidades de duração de bateria ao invés de investir em um produto fora da norma;

  2. Nilson

    Comprei um Samsung em Bangkok na Tailândia, mas não é original
    A bateria dele dura 3 horas apenas.Qual seria a causa de durar tão pouco?
    É um Samsung completo, dos mais modernos que existe.
    Abraço

    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Nilson,
      Se o aparelho não é original, possivelmente a bateria também não é… E baterias muito baratas em geral não são de qualidade.
      Podem ser de material diferente e que tem uma capacidade diferente da que está escrita na embalagem.
      Não tem mágica: se pudesse ser muito mais barato, seria. O mercado de celulares é bem competitivo.

  3. Eldo

    Tirei a meti várias vezes a bactéria no meu telefone e começou a não economizar do mesmo jeito a carga será que entreguei a bactéria ou é impressão minha?

    • Equipe Telefones Celulares

      Sua bateria é original? Há quanto tempo você tem a mesma bateria? Qual seu modelo de celular? Tudo isso pode influenciar na vida da sua bateria. Mande as respostas e iremos te ajudar!

  4. Jaqueline Good

    Olá, eu tenho um ASUS Zenfone 5, e meu namorado tem o mesmo telefone, usamos igualmente o whatsapp o dia todo, porém o celular dele dura a bateria o dia todo e o meu dura apenas pela manhã, e eu desligo wi-fi e tudo, e carrego certinho, existe alguma explicação?

    • Equipe Telefones Celulares

      Qual seu modelo de celular e qual o dele? Há quanto tempo você usa a mesma bateria no aparelho? Talvez, sua bateria esteja no fim da vida útil. Ou, por exemplo, você deixa o Bluetooth ligado mais tempo do que ele. Muitas coisas podem influenciar a vida da bateria.

  5. Joni

    É seguro deixar carregadores na tomada sem que estejam conectados a seus respectivos aparelhos? Deixá-los permanentemente na tomada?

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, principalmente se você tiver crianças ou animais em casa. Não vale a pena o risco.

  6. Amanda

    Olá, eu não carreguei meu celular ( ace 4 lite ) durante 8 horas, por impaciencia e quando chegou a 100 % eu desconectei o carregador, depois de mais ou menos 5 dias a bateria do meu celular não durou nem por 1 dia como e disseram que duraria
    O que eu posso fazer para consertar isso ou com quem eu posso falar?
    Obrigado desde já!

    • Equipe Telefones Celulares

      Amanda, você seguiu todas as dicas do artigo? Se seguiu, talvez a duração por menos de um dia seja a duração normal do seu aparelho. Ou a bateria pode também estar viciada. Leve a uma assistência técnica autorizada e eles te ajudarão a diagnosticar o problema.

  7. Jorge

    Tenho um Sansung Galax Duos e desde que comprei a bateria não passa de 1 hora! O aparelho é original e para tentar durar um pouco mais eu tenho de desativar os dados moveis mais mesmo assim não passa de 2 horas.

    • Equipe Telefones Celulares

      Você deixa o aparelho carregar todo antes de usar? Se o aparelho é original e você comprou há pouco tempo, ainda deve estar na garantia. Visite uma assistência técnica para trocar sua bateria, caso as soluções que sugerimos não funcionem.

  8. Carla Ramos

    O que eu posso fazer pra gastar menos bat eu faço! Eu desconecto sempre o wi-fi quando n estou mexendo, o gps eu desligo, o bluetooth… E sempre deixo ativado meu app powerpro pra economizar mais ainda a bat. Ficar sem bateria nesses tempos modernos não da srsrs vou ver ate se compro um carregador portátil.

    • Equipe Telefones Celulares

      Use um aplicativo para bateria, que te ajude a encontrar os aplicativos e motivos da sua bateria estar acabando tão rápido.

  9. António

    Comprei um Microsoft Lumia 950 dual sim, mas só utilizo 1 SIM é possivel mesmo não utilizando o outro SIM que consuma mais bateria?

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, Antônio.

  10. Lívia Souza

    Boa tarde e eu gostaria de uma informação, comprei um celular novo no natal um galaxy wim 2 e não tem nem um mês, mais a bateria não esta durando nem 6 horas sem internet e com o brilho no mínino, mesmo quando desligo quando ligo de novo a bateria diminui, o que eu posso fazer? Mando pra loja pra samsung? Por favor me ajuda enquanto tenho tempo de mandar pra grantia

    • Equipe Telefones Celulares

      Lívia, leve a uma assistência técnica autorizada. Tente ver também se você não está deixando, sem querer, o WiFi ou Bluetooth ligados.

  11. Joãozinho Filho

    Meu Multilaser MS5 dura em média 5 horas com Wifi ligado, mas fico jogando toda hora nele, é normal isso?

    • Equipe Telefones Celulares

      Sim.

  12. Andrezza

    Compre um celular da intel sexta se usar internet ele não usa nem 1 hora que descarrega e normal

    • Equipe Telefones Celulares

      Andrezza, depende do tipo de uso. Se for usando jogos, pode ser que ele tenha essa carga mesmo. De qualquer forma, se ele for usado, pode ser vício da bateria.

  13. Carlos

    As dicas são muito úteis, mas do que adianta ter um SMARTphone se a gente não o pode utilizar pois acaba logo com a bateria?

  14. Cristiane

    Oi bom dia tem dois anos que tenho meu sansung win duo…ele estava com a carga cheia a noite coloquei ele no modo avião e fiz todo procedimento e desliguei ele.pela manha fui ver liguei ele e tirei do.modo avião ele estava descarregado

    • Equipe Telefones Celulares

      Cristiane, troque a bateria do aparelho. Pode ser problema de bateria.

Trackbacks/Pingbacks

  1.  A bateria do celular melhora após os primeiros dias?