Como cadastrar chip pela internet?

Escrito na categoria "Planos e operadoras de celular" por André M. Coelho.

O registro do cartão SIM permite que o estado saiba a identidade do proprietário de um cartão SIM e, portanto, quem provavelmente está fazendo uma chamada ou enviando uma mensagem. Como condição para a compra ou ativação de um cartão SIM, o usuário é solicitado a fornecer dados pessoais, bem como uma identificação válida.

Como cadastrar chip pela internet?

O processo de cadastro do chip pela internet é muito fácil, independente da operadora.

Comece ligando seu celular com o chip, e não ligue o WiFi do seu dispositivo. A operadora geralmente vai fazer a conexão com a internet automaticamente.

Após a conexão, você receberá uma mensagem redirecionando para o portal da sua operadora.

Após chegar no portal, basta seguir às orientações de cadastro na tela. O número do seu celular vai aparecer e seu chip estará então ativado. Simples, não é?

Por que é importante o cadastro do chip?

O registro obrigatório do cartão SIM elimina o potencial de anonimato das comunicações, permite o rastreamento da localização e simplifica a vigilância e interceptação das comunicações. Ao facilitar a criação de um amplo banco de dados de informações do usuário, ele coloca os indivíduos em risco de serem rastreados ou visados ​​e de terem suas informações privadas mal utilizadas.

O Brasil tem uma legislação abrangente de proteção de dados e supervisão judicial, as informações dos usuários do SIM podem ser compartilhadas e combinadas com outros bancos de dados públicos e privados, permitindo que o estado crie perfis abrangentes de cidadãos individuais.

Cartão SIM e registro

Registre seu cartão SIM na rede com alguns passos. (Foto: Privacy International)

Como cadastrar o chip pelo telefone?

Tenha em mãos seu CPF e sua data de nascimento. O procedimento de cadastro do chip pelo telefone pode mudar um pouco de acordo com a operadora que você estiver usando. Porém, os procedimentos são semelhantes.

Insira o chip no celular e ligue seu aparelho. Após ligar o aparelho, ligue para o número *144 ou o número de atendimento da sua operadora. Escolha a opção de falar com um atendente e peça para que o seu cadastro seja feito.

Como cadastrar chip por configurações do aparelho celular?

Outra opção de cadastro é através de configurações do aparelho. Tenha em mãos seu CPF e sua data de nascimento. Ligue o celular com o chip SIM já inserido.

Após a ligação do seu aparelho celular, você verá um menu interativo em algumas operadoras. Não são todas, mas é um procedimento padronizado.

No menu interativo, você tem que confirmar o DDD da sua região. Você vai receber uma mensagem SMS com o número do seu aparelho celular.

Após isso, você deve desligar o seu celular e ligar novamente.

Após o aparelho estar ligado, digite *144#

No menu interativo que vai surgir, você precisa tocar no número 2 e clicar em enviar.

Digite então seu CPF, confirme o número e toque em enviar.

Digite então sua data de nascimento no formato DIA com dois dígitos, MÊS com dois dígitos, e ANO com 4 dígitos.

Aceite ou não as opções que são oferecidas na tela e você então receberá uma mensagem de confirmação. Seu chip está então ativado.

Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas sobre o assunto. Caso você ainda tenha alguma pergunta, nosso espaço de comentários abaixo está aberto para vocês. Faremos o possível para ajudar e responder suas questões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário