Obter um alerta para atualizar sistemas operacionais, softwares de computador e aplicativos de smartphones e tablets sempre parece acontecer nos momentos mais inoportunos. Com muita frequência, você provavelmente adiará o download das atualizações mais recentes do seu computador até o próximo dia, semana ou mesmo mês.

Pode parecer tentador atrasar o download de uma atualização, mas deixar de fazê-lo abre enormes riscos de segurança e significa que você perderá a funcionalidade aprimorada. Embora as atualizações mais recentes sejam ótimas para a pessoa comum, a importância disso não pode ser enfatizada o suficiente.

Para ajudar você a entender melhor a importância de atualizar seu software, destacamos cinco coisas importantes que você pode estar negligenciando.

Atualizar aplicativos instalados para afastar riscos de hackers e criminosos virtuais

A principal razão que alguém tem para baixar e instalar a atualização mais recente é ficar protegido contra ameaças de segurança. Os softwares mais antigos continuarão a ter os mesmos bugs e buracos exploráveis ​​no código que permitem que hackers e criminosos cibernéticos ataquem dispositivos. Isso se torna ainda mais sério pelo fato de que todos esses pontos de entrada exploráveis ​​geralmente são tornados públicos após o lançamento das atualizações.

Tão rapidamente quanto os provedores de software encontram maneiras de consertar buracos exploráveis ​​em seus softwares, os hackers encontraram novos. É um jogo interminável de gato e rato em que as empresas de software são envolvidas por criminosos virtuais para proteger seus consumidores. Não coloque em risco seus sistemas ao não utilizar a atualização de software mais recente ou você pode se arrepender.

Ficar sem atualizar aplicativos do celular pode colocar seus documentos em risco

Quando você considera como quase tudo é armazenado digitalmente nos dias de hoje, seus documentos de repente parecem estar muito mais em risco do que nunca. Certos malwares podem realmente limpar seus documentos, bem como transmiti-los do seu computador para um servidor remoto.

Informações confidenciais, incluindo informações de funcionários particulares, informações sobre salários e produtos não lançados podem ser roubados antes de serem lançados na Web. Além disso, um malware sofisticado pode apagar a infraestrutura de uma empresa, caso seu aparelho seja de uso profissional.

Mais recentemente, os ransomware tem mantido documentos pessoais e da empresa como reféns até que um pagamento seja recebido. Certificar-se de atualizar os sistemas operacionais e atualizar o software pode ajudar a reduzir os riscos que você enfrentará com esse tipo de ameaça.

Atualizando aplicativos

Atualize seus aplicativos Android para ter mais segurança no uso do seu smartphone. (Foto: iMOBDEV)

Suas atualizações automáticas podem ter sido desativadas

Acredite ou não, mas os hackers tem a capacidade de desativar remotamente seu software antivírus. Além disso, você pode enfrentar um ataque interno e desativar o software antivírus manualmente. Isso pode acabar sendo extremamente sério, já que isso significaria que hackers e criminosos virtuais teriam acesso mais fácil ao seu computador e, ao mesmo tempo, teriam a capacidade de se movimentar livremente. Esse é um ótimo motivo motivacional para verificar as atualizações mais recentes, pois você sempre terá paz de espírito quando se trata desse tipo de ataque.

Você poderia passar malwares para amigos e colegas se seu dispositivo

Embora o auge dos vírus de email tenha surgido e desaparecido, ainda há um risco predominante que você deve conhecer. Os vírus podem se espalhar rapidamente através de redes de email privadas e de trabalho, USBs, pen drives e discos rígidos removíveis, fazendo com que os surtos se espalhem rapidamente. A instalação do software de atualização mais recente para o seu sistema operacional e programa antivírus permitirá que você receba alertas em tempo real ao receber arquivos, emails e anexos perigosos. Dependendo da gravidade do ataque, você pode se poupar de algumas explicações, bem como de quaisquer custos por danos.

Você perderá novos recursos interessantes

Felizmente, as atualizações de software não envolvem a desgraça e a tristeza, pois os desenvolvedores estão sempre trabalhando para melhorar a funcionalidade em todos os tipos de aplicativos. A partir do momento em que um aplicativo é lançado, os desenvolvedores estão constantemente procurando adicionar recursos novos e aprimorados para tornar a experiência do usuário final muito melhor.

Isso é crucial para as empresas, pois as atualizações dos softwares de vendas e marketing podem ajudar a impulsionar o crescimento e maximizar o Retorno Sobre Investimento no app adquirido. Felizmente para você, muitos aplicativos tem uma opção de atualização automática de software disponível para que você possa aproveitar os benefícios das melhorias do desenvolvedor à medida que são lançados, sem precisar pensar nisso. Mas, não se esqueça de verificar se suas atualizações automáticas ainda estão ativadas em aplicativos que não são de segurança de tempos em tempos.

Você já teve problema por não atualizar seus aplicativos? Qual problema? Como fez para resolver?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)