Eu não tive bala na agulha e nem timming para conseguir me planejar e participar do Google IO deste ano. É um evento anual em que os lançamentos do Google são apresentados aos desenvolvedores e fãs de todo o mundo. É basicamente um evento técnico, realizado na cidade de San Francisco e cujas entradas custaram 900 dólares em 2012, tendo dobrado de valor desde o ano anterior. Mas mesmo assim compensa!

Acabei de assistir ao Keynote, que é uma cerimônia de abertura do evento em que as principais novidades são explicadas a todos (transmitido ao vivo pelo Youtube) e o Google impressiona a cada ano. Neste o mais impressionante em minha opinião foi a apresentação do óculos que a empresa está desenvolvendo. Todos da platéia puderam acompanhar em tempo real um salto de pára-quedas a partir de um dirigível sobre a cidade de San Francisco. O atleta “pousou” no topo do prédio em que ocorria a conferência enquanto todos viam tudo em tempo real pelo Hangout, no Google Plus, através dos óculos. Simplesmente fantástico!

Dentre outras novidades estão o Google Q, um dispositivo que é um Media Center completo, mas que permite várias pessoas se conectarem a ele para gerenciar a mídia que será exibida na TV onde ele está conectado. O mesmo vale para músicas, filmes, e vídeos do Youtube. Todos na casa podem controlar o aparelho a partir de um celular Android e ir controlando o que aparece na TV. Pareceu bem promissor!

Outro lançamento interessante foi o Nexus 7, um tablet de 7 polegadas em parceria com a Asus, com processador Nvidia Tegra 3. Ele roda o novíssimo Android 4.1 (Jelly BEan). O processador de vídeo dele tem 12 núcleos! A bateria dura 9 (NOVE) horas reproduzindo vídeos e custa apenas 199 dólares na américa do norte! Ê Brasil!

As animações e todo o funcionamento da tela no Nexus 7 é bem mais fluida e eficiente do que nas versões anteriores do Android, e eles fizeram inclusive um vídeo com câmeras de alta velocidade para mostrar as transições de tela de um mesmo aparelho rodando a 4.1 e a versão anterior do Android.

Outra inovação incrível foi o Google Now, uma espécie de assistente que vai “adivinhando” seus compromissos e interesses com base em sua agenda, localização, buscas e lhe dá informações para deixar sua vida mais simples. O Google Now faz coisas como lhe dizer a hora que você precisa sair de casa para um evento considerando o trânsito de sua localização até onde será o evento. E faz isso sozinho!

Google IO 2012 - Presentes

Lançamentos do Google IO 2012 incluem o Nexus 7 (da foto) e Google Q

As novidades do Google Plus são ainda mais interessantes, com uma opção de criar eventos. Funciona assim: você vai comemorar o seu aniversário e convida todos os seus amigos pelo Google Plus. O Google Plus irá gerar um convite super legal e enviar para seus amigos, que poderão confirar a presença. No evento, eles poderão fotografar e as fotos irão aparecendo em tempo real na página online do evento! Excelente e acaba com o problema de nunca conseguir reunir as fotos tiradas por várias pessoas. Ao fim ele ainda permite agrupar as fotos por pessoas que aparecem nas mesmas ou por fotógrafos. O Google não brinca em serviço!

E o mais legal de tudo: as estatísticas relacionados ao Android! São 600 mil app na loja do Android, mais de 20 BIlhoes de instalações até hoje e incríveis 1M de novas ativações Android a cada dia!

Eu me arrependi de não ter comparecido, pois além destas e outras excelentes palestras que estão por vir, cada inscrito no evento Google 2012 ganhou de presente, para justificar os 900 dólares da entrada:

  • 1 tablet Nexus 7
  • 1 Google Nexus
  • 1 Google Q

É isso aí ! Espero que este resumo dê uma idéia de como o tempo passa rápido e como as inovações se multiplicam de um ano para o outro, especialmente dentro do Google!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)