Como desativar o Google Assistente?

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

O Assistente do Google era um novo recurso do Allo, o serviço de mensagens do Google, que foi lançado em maio de 2016. O assistente virtual já percorreu um longo caminho, adicionando vários recursos novos e expandindo para smartphones, tablets, alto-falantes e muito mais.

Se você possui um aparelho Android, provavelmente ele tem o Assistente do Google a bordo. Mas enquanto o recurso que é tocado pela Inteligência Artificial pode ser muito útil em algumas situações, você provavelmente já experimentou as instâncias irritantes em que o Assistente abre sozinho.

Isso pode acontecer enquanto você pressiona o botão Início no dispositivo por um tempo maior do que o necessário ou, às vezes, até mesmo quando o telefone fica em silêncio no seu bolso.

Como alternativa, talvez você não precise da ajuda do Assistente. Ou não o tempo todo de qualquer maneira. Então, o que você pode fazer para ajudar ativamente o Google? Continue lendo para descobrir quais são suas opções.

Como desativar o Google Assistente?

Para desativar completamente o assistente, abra o aplicativo do Google em seu telefone. Em seguida, toque no menu localizado no canto inferior direito. De lá, acesse Configurações -> Assistente do Google (na parte superior) -> Configurações -> Telefone. A partir daqui, você poderá desativar a opção Assistente.

Google Assistant

Aprenda a controlar o Google Assistant e desativar para que ele não fique ativo quando não estiver sendo utilizado. (Foto: voicebot.ai)

Desativar apenas o botão de suporte do Google assistente

Esta é a opção menos radical que você tem à sua disposição. Desativando o botão de suporte, você evita cenários em que o Assistente aparece enquanto pressiona o botão home um pouco mais do que o necessário.

Em vários aparelhos Android, você terá que acessar o menu Dispositivo e acessar Aplicativos -> Aplicativos padrão -> Aplicativo do assistente de dispositivos. A partir daí, você poderá escolher qual aplicativo de assistente deseja abrir ao pressionar o botão “Iniciar”. Normalmente, você pode escolher entre o Google e nenhum aplicativo de suporte.

Ao usar um modelo diferente, os atalhos podem ser um pouco diferentes. Você pode precisar ir para o menu “Botões” em “Personalização” e encontrar a categoria do botão “Início”. Em ação de pressionamento longo, tenho o Assistente de pesquisa ativado por padrão. Mas você pode facilmente mudar isso de lá. Comum pouco de pesquisa, dá pra encontrar a configuração de todos.

Desinstalar atualizações do Assistente do Google

A terceira opção que você tem é voltar para uma versão anterior do Google, onde o Assistente não existia. Você pode fazer isso facilmente desinstalando as atualizações do seu aplicativo do Google.

Para isso, acesse Configurações -> Aplicativos e encontre o aplicativo do Google. Clique nele e encontre o menu de três pontos localizado no canto superior direito. Você verá a opção Desinstalar atualizações.

No entanto, lembre-se de que, depois de optar por usar as opções, outras melhorias também poderão desaparecer e você não terá mais como acessá-las. Então pense com cuidado, antes de agir.

Usando as mesmas configurações, é possível desativar também o comando “Ok, Google” e ferramentas do Google Now. Basta seguir os passos acima e mudar as configurações relacionadas ao que você quer mudar.

Ficou alguma dúvida sobre a desinstalação ou desativação do assistente do Google? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar! Sua participação é muito importante para nosso blog continuar crescendo. Aceitamos críticas, sugestões, elogios, e perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário