O mundo do design dos celulares e smartphones é um dos mais eclético possíveis. Mas dentro dessa diversidade, os aparelhos celulares podem assumir alguns diferentes tipos de formatos. Um desses formatos para um aparelho é o chamado celular “slide”.

Celular slide: o que é?

Alguns leitores ainda pouco familiarizados com os termos relativos à telefonia celular em geral me enviam mensagend perguntando sobre o que significa o termo “slide” e também porque se diz “celular de slide“. A resposta é simples.

O termo “slide” significa “escorregar, deslizar”. Aparelhos de celular que mostram o teclado ao escorregar uma parte sobre a outra são os chamados celulares estilo “slide“. Existem também outros tipos que serão falados em outros artigos, como  o celular de flip e o celular de barra.

Exemplos de celulares slide

Nas fotos abaixo você pode ver alguns exemplos de celulares de slide.

Detalhes de um celular de slide

Esse celular de slide da foto é um Nokia bem compacto, discreto, ideal para fazer e receber ligações, e tirar fotos rápidas. (Foto: Nokia)

Uma característica interessante do celular slide é que as teclas “deslizantes” possibilitam que o aparelho seja mais compacto quando fechado, ocupando bem menos espaço em uma bolsa, por exemplo.

Exemplo de celular Nokia com Slide

Este modelo de celular slide, também da Nokia, é um pouco mais alongado, mas ainda muito compacto. (Foto: Nokia)

Com a popularização dos smartphones com touchscreen, os modelos de celular slide vem caindo em desuso. Mas as grandes fabricantes ainda lançam celulares topo de linha com recursos slide, de vez em quando.

Nokia N98 com teclado slide

Esse modelo de slide foi o padrão base para celulares topo de linha: Nokia N98. Ele tem como slide além do teclado alfanumérico, teclas para o MP3 Player do aparelho. (Foto: Nokia)

Por muito tempo, o slide foi o “topo de linha” do mercado. Hoje, nem o irmão mais simples, o modelo “flip”, é usado por muitos modelos das fabricantes de smartphones.

Detalhes do Sony Walkman em seu lançamento

O Sony Walkman celular foi um lançamento interessante. Com teclas focando no consumo de mídia, ele foi muito popular por este recurso e lógico, pelo baixíssimo preço. (Foto: Sony)

É interessante perceber como as tendências mudam, não é? E olha que o celular de slide foi uma tendência há menos de 10 anos atrás! Com os avanços da tecnologia, é surpreendente ver como até mesmo o design de um aparelho é capaz de mudar tanto em tão pouco tempo. Quem sabe, a popularização dos relógios com Android não seja o próximo passo desses designs? O que vocês acham? Comentem!

2 comentários para “O que é um Celular “slide””

  1. Leticia

    Ótima resposta, adorei!

    Responder
  2. Marli das Graças Ribas

    Como faço para comprar o celular 7230

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)