A maioria dos gadgets de entretenimento ou dispositivos que usamos tem uma tela como meio principal de interação. Televisores, notebooks, computadores, ereaders, tablets, smartphones. Mas o que faz a tela desses dispositivos ter mais qualidade? É a resolução? É o tamanho da tela? Principalmente quando falamos de tablets e smartphones, tamanho ou resolução de tela que são mais importantes?

Tamanho da tela de smartphone e tablet

O tamanho da tela de um smartphone ou tablet é a medida da diagonal da tela, ou seja, do canto inferior até o canto superior oposto. Essa medida é dada em polegadas.

No que influencia na compra de um smartphone ou tablet: quanto maior a tela, melhor é para visualizar imagens e vídeos. É só lembrar de um cinema comparado com a TV da sua casa. Só que a qualidade da imagem também é importante, o que nos leva a comparação de um celular com tela ruim com um celular topo de linha. Mas essa comparação faremos mais abaixo.

Como escolher a tela de um smartphone ou tablet

Não foque apenas no tamanho de um smartphone ou tablet. A resolução, densidade de pixels, e proporção da tela em relação ao corpo do aparelho são também importantes fatores na escolha. (Foto: www.pcworld.com)

Proporção da tela para o corpo do smartphone ou tablet

Uma informação muito importante além do tamanho da tela é a proporção que a tela ocupa de espaço no corpo do smartphone. Essa informação é dada em porcentagem. Quanto maior a porcentagem, maior o espaço que a tela do aparelho ocupa,  e menor o espaço que caixas de som, botões físicos, bordas, e outros detalhes de design ocupam.

No que isso influencia na compra de um smartphone ou tablet: quanto maior a proporção que a tela do smartphone ocupa, melhor. Só com um porém: se a tela ocupar todo o espaço da frente, você pode ficar com menos espaço para segurar, o que pode atrapalhar para segurar o smartphone ou tablet em certas posições e visualizar imagens, ao mesmo tempo.

Resolução de smartphones e tablets

A resolução de um smartphone ou tablet é um valor que define a quantidade de pixels que formam as imagens na tela. O pixel é a menor unidade de imagem que pode ser exibida em uma tela, resumidamente. A resolução é dada em uma medida de linhas de pixels verticais e horizontais.

No que isso influencia na compra de um smartphone ou tablet: quanto mais pixels são usados para formar uma imagem, mais detalhes essa imagem terá, porque mais “pequenos pedaços” foram usados para formar a imagem. É importante combinar esse critério com a densidade de pixels por polegada. Isso porque você pode ter uma tela pequena com poucos pixels, mas imagens muito nítidas, e uma tela grande com muitos pixels e pouca nitidez.

 

Densidade de pixels para smartphones e tablets

A densidade de pixels é medida é PPI (pixels por polegada), e descreve a nitidez e clareza com que a imagem é mostrada na tela do smartphone ou tablet. É a relação entre a resolução da tela e o tamanho da tela. Quanto maior a densidade de pixels por polegada, mais nítida será a imagem.

No que isso influencia na compra de um smartphone ou tablet: na hora de escolher um gadget pelo tamanho da tela, não olhe para a resolução, olhe para a densidade de pixels. Se for um número alto, é um bom sinal, de que o smartphone ou tablet produzirá boas imagens.

Tecnologia usada para fabricar a tela

As empresas usam diversas tecnologias para fabricar suas telas. LED, OLED, LCD, Retina, etc. Essas tecnologias influenciam, essencialmente, 3 critérios: contraste (diferença entre o preto e o branco), brilho, e vividez das cores.

No que isso influencia na compra de um smartphone ou tablet: tem gente que gosta de cores mais vívidas, outros preferem telas que brilham mais. Aqui vai muito de gosto pessoal.

Portanto, na escolha de um smartphone ou tablet com uma boa tela, é de grande importância combinar esses critérios para fazer uma escolha sensata e que funcione para você. Melhor dedicar um tempo para ler esses critérios do que se arrepender depois da compra, não é?

Como você compara telas de smartphones e tablets? Como escolheu a tela do seu dispositivo?

2 comentários para “Tamanho de tela e resolução de tela: o que é melhor em um tablet ou smartphone?”

  1. Ana Gabriella

    Eu gostaria de saber se compensa comprar o Iphone 6s ou o SE que lançou esse ano… Em relação a câmera de 5MP com 1.2 MP respectivamente há muita diferença (PPI, etc)

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Ana! Depende muito das suas expectativas com relação ao produto.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)