Como ocultar fotos e arquivos no Android?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Smartphones e tablets contêm uma grande quantidade de informações sensíveis, desde emails pessoais até dados bancários. Smartphones e tablets não são impenetráveis, e é muitas vezes extremamente fácil ignorar certos recursos de segurança básicos de um dispositivo. Então como como manter seus dados Android seguros? Como esconder fotos e arquivos sensíveis no seu dispositivo Android, já que não basta apenas proteger seu telefone contra espiões e hackers? Bom, você vai precisar de alguns aplicativos para ocultar de forma eficiente suas fotos e arquivos sensíveis no Android.

Obs.: todos os aplicativos abaixo podem ocultar as fotos e vídeos de visualização. Recomendamos ocultar e bloquear o aplicativo de galeria do aparelho, para evitar que acidentalmente ele “leia” as fotos e vídeos ocultos.

Ocultar arquivos no Android: App para bloqueio

Aplicativos como o AppLock permitem definir senhas ou padrões para aplicativos ou áreas de seu dispositivo Android, que é ótimo se você deseja bloquear não apenas sua tela inicial, mas também aplicativos, arquivos, e áreas específicas de se aparelho.

Usando o AppLock como exemplo, na tela principal há uma lista de todos os aplicativos que podem ser protegidos por senha/padrões. É bem rápido e fácil de configurar, com algumas opções extras de segurança disponíveis para a versão Premium do app. É possível configurar também, em alguns aplicativos, o bloqueio de chamadas ou o acesso a contatos, o que é bem prático em muitas situações.

Protegendo suas fotos e arquivos no Android

Segurança demais nunca é bobagem. Por isso, é bom ter sempre um tempo investido para garantir que suas fotos e arquivos no Android estão bem escondidos e seguros de pessoas mal intencionadas. (Foto: www.omgtop5.com)

Esconder arquivos Android: Andrognito e outros apps

Além de bloquear os apps e certas áreas do telefone, é bom usar um aplicativo que oculte arquivos do seu dispositivo. O Andrognito é o mais conhecido e útil, protegendo o conteúdo do celular contra bisbilhoteiros.

O programa oculta imagens, vídeos, arquivos. aplicativos, e muitos dados através de uma senha. Até a lista de aplicativos recentes ficará protegida. O app tem até um modo furtivo, que “some”, com o aplicativo do seu dispositivo, só mostrando o mesmo quando você digitar sua senha no discador do telefone e pressionar a chamada.

Gerenciador de arquivos para Android para ocultar arquivos

Uma das melhores características do Android é sua capacidade de personalização. Isso inclui também os gerenciadores de arquivos e fotos, que oferecem várias opções aos usuários de dispositivos Android. A maioria deles, para que sejam bem utilizados, precisará de um dispositivo com root. Mas ao fazer root e usando um gerenciador bom, como o ES File Explorer, você pode criar pastas ocultas dentro do seu dispositivo Android, pastas com senha, e criptografar documentos com informações sensíveis. É uma forma eficiente de fazer a criptografia e ocultação, e só demanda alguns toques na tela do seu celular. Basta escolher as pastas onde ficam suas fotos, vídeos, documentos, e arquivos, e escolher “ocultar” ou “definir senha/criptografar”.

Esperamos que não tenha ficado alguma dúvida. Mas se ainda ficou alguma pergunta, deixe nos comentários, que iremos responder o mais rápido possível!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário