Esconder seu root ou jailbreak pode ser necessário quando você quer usar certos aplicativos. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa, e não é difícil fazer o uso delas para os melhores resultados. Leia abaixo para aprender como esconder o root dos apps e poder usar seus aplicativos normalmente.

Esconder root no Android

Para esconder o root no Android você vai precisar de um aplicativo chamado “Suhide”, que permite aos usuários ocultar o status de root de seus dispositivos Android aplicativo por aplicativo.

Fazer o root no seu dispositivo Android pode trazer muitos benefícios, dando-lhe acesso a uma ampla variedade de aplicativos e acesso mais profundo ao sistema Android, mas a que custo?

Uma das principais desvantagens de fazer o root no dispositivo é perder o acesso a determinados aplicativos, que incluem aplicativos bancários, de pagamento e de segurança corporativa que funcionam com dados financeiros e confidenciais, como seus dados bancários. Esses aplicativos não funcionam em dispositivos com root. Alguns jogos, como Pokemon Go, também não funcionam com root.

O Google usa algo chamado SafetyNet API para detectar se seu dispositivo Android está com root e restringe o acesso a esses recursos. Se, digamos, seu dispositivo Android for infectado por algum malware no nível do sistema que tenha a capacidade de espionar certos aplicativos, o SafetyNet impediria o funcionamento do app.

A SafetyNet API funciona verificando se um dispositivo Android foi adulterado, ou seja, se foi feito o root por um usuário, está executando uma ROM personalizada ou está infectado por malware. E se for encontrada alguma adulteração, a API bloqueia o acesso a esse aplicativo.

No entanto, o aplicativo Suhide,  permite que os usuários ocultem o status da root do dispositivo em uma base aplicativo por aplicativo. Suhide funciona apenas em uma ROM stock. As chances são de que o Google irá, sem dúvida, acompanhar Suhide e outros hacks potenciais que permitem aos usuários de dispositivos com root esconder o fato de que eles estão com root. Mas, por enquanto, você pode aproveitar o app instalando em um dispositivo com root e escondendo o root de outros apps.

Root e jailbreak

Esconda o root e o jailbreak e consiga assim usar apps que não permitem esses desbloqueios. (Foto: Louco por Android)

Esconder jailbreak no iOS

Alguns aplicativos impedem você de usá-los porque sabem que seu iPhone está desbloqueado. O melhor ajuste para contornar a detecção de jailbreak é provavelmente o tsProtector 8. O ajuste é menor e não tem configurações complicadas que você precisa ajustar. Você só precisa instalar o tweak e qualquer aplicativo normal que tenha a detecção de jailbreak será contornado, permitindo que você use o aplicativo sem problemas.

Passo 1: Adicione um novo Repo

Antes de poder instalar o tsProtector 8, você deve adicionar um novo repositório a Cydia. Abra a Cydia e toque na guia Fontes na parte inferior. Em seguida, toque em Editar no canto superior direito da tela. Toque em Adicionar no canto superior esquerdo. Uma pop-up aparecerá. Quando isso acontecer, digite a seguinte URL: typ0s2d10.appspot.com/repo. Em seguida, toque em “Adicionar origem”. Depois de adicionar a fonte, ela atualizará a lista de Origens. Isso levará apenas alguns segundos, dependendo da rapidez com que os servidores estão sendo executados.

Passo 2: Vá para Pesquisar e Instalar

Em seguida, você vai para a guia Pesquisar no canto inferior direito. Digite “tsprotector” na caixa de texto de pesquisa na parte superior. Você deverá ver o tsProtector 8 na lista de resultados da pesquisa. Quando você vir uma marca de verificação verde ao lado, saberá que já está instalado. Caso contrário, toque nele e, em seguida, toque em Instalar no canto superior direito da tela. Esteja avisado que o tsProtector 8 pode apresentar alguns problemas.

Passo 3: Crie seus próprios ajustes

Se você não quiser o tsProtector 8 ou não funciona nos aplicativos que você usa, o Flex 2 é outra opção. Flex 2 é um aplicativo de jailbreak que você pode instalar a partir da Cydia. O Flex 2 permite que você instale ajustes individuais para diferentes aplicativos. Esta função inclui ajustes que ignoram a detecção de jailbreak. Depois de instalar o Flex 2, haverá um ícone do aplicativo Flex na tela inicial. Não há configurações separadas para serem configuradas por meio do aplicativo de configurações de estoque. Na parte inferior da tela do Flex 2, você pode ver três guias: patches, nuvem e informações.

Para fins de evitar a detecção de jailbreak, você se concentra em patches e na nuvem. A guia patches permite que você crie novos ajustes ou patches para qualquer um dos aplicativos atualmente instalados no seu dispositivo iOS. Este belo ajuste permite que você selecione um aplicativo e modifique suas características simplesmente tocando no sinal de mais no canto superior direito. Você tem a flexibilidade de fazer o aplicativo parecer diferente ou fazer coisas diferentes. Isso está dando a você a chance de criar seu próprio ajuste de jailbreak manipulando o aplicativo.

Se você escolher o Flex 2 ou o tsProtector 8, se tiver um telefone com jailbreak, precisará ter algumas opções para garantir que possa usar os aplicativos que deseja sem ser bloqueado.

Riscos de esconder o root e o jailbreak

Ao esconder o root e o jailbreak você pode estar deixando seu dispositivo mais vulnerável a ataques. Por isso, faça esse procedimento por sua conta e risco e com muito cuidado, preferencialmente evitando usar apps de pagamento e apps bancários no dispositivo com root ou jailbreak.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)