É um mundo novo, com mais flexibilidade e opções para os consumidores. Hoje em dia, você não precisa adquirir seu novo telefone de uma das grandes operadoras – você pode se identificar. Neste novo mundo, também há um novo vocabulário. Para iniciantes, você precisa saber a diferença entre um telefone bloqueado e um telefone desbloqueado.

Plano de celular com aparelho de telefone bloqueado

O telefone que você recebeu da sua operadora é um telefone desbloqueado. Ele inclui um cartão SIM que funciona apenas na rede da operadora de celular e costuma vir com um contrato com o qual você tem de concordar. Dentro deste contrato, você é obrigado a ficar por um certo período de tempo com a operadora e, no caso de não querer continuar, precisará pagar a multa. Então, mesmo desbloqueado, você estará preso financeiramente.

Por outro lado, um telefone desbloqueado e sem contrato não está vinculado a uma rede de operadora específica. O que isso significa é que ele pode ser usado com qualquer operadora de celular sem que você tenha custos com contratos e multas. E o melhor de tudo, um telefone comprado sem plano não vem com um contrato, o que a torna uma opção muito popular para pessoas que têm fobia de compromisso ou que simplesmente gostam de manter suas opções em aberto.

Planos com celular grátis valem a pena?

Um plano com celular grátis não sai grátis. E o plano pode sair mais caro do que comprar um dispositivo parcelado por conta própria.

Quando você adquire um celular de forma independente, você se torna um agente livre. É a liberdade de fugir de sua operadora sempre que você quiser escolher uma melhor, fazer upgrade sem esperar até o término do período do contrato ou vender seu telefone por dinheiro rápido. Isso lhe dá mais flexibilidade para ditar pessoalmente os recursos e personalizar o plano que precisa, de acordo com suas necessidades.

Opções de pagamento de plano mais aparelho

Quando você compra um telefone desbloqueado, o preço é o preço. Não está oculto ou está incluído em outras taxas. Você sabe o que está pagando e o que está recebendo. Como consumidor, quando se trata de preço, você merece total transparência.

E se esse preço for mais do que você pode pagar em um pagamento, não se preocupe. Neste novo mundo, as opções de pagamento são abundantes. Se você comprar seu telefone diretamente do fabricante ou de um revendedor, você poderá parcelar no cartão ou até em um carnê, assim como nas operadoras.

Plano de celular com smartphone

Um plano de celular com aparelho pode valer o investimento, mas é preciso colocar as coisas na ponta do lápis. (Foto: NerdWallet)

Um telefone comprado já é seu desde o primeiro momento

Ao comprar um telefone desbloqueado e sem contrato, você pode gastar um pouco mais de dinheiro adiantado, mas agora é o proprietário do telefone, e não da operadora. E, a longo prazo, você economizará dinheiro, porque não pagará taxas mensais infladas. Isso é preferível do que costumava ser, quando a propriedade verdadeira não entrava em ação até que o contrato terminasse em dois anos. A essa altura, é claro, seu telefone estaria seriamente depreciado e perdido valor.

Ampla seleção de dispositivos sem plano

Quando você corta a operadora e escolhe um telefone desbloqueado, suas opções se multiplicam. Agora você pode escolher entre quase todos os smartphones existentes. Você pode até comprar telefones principais não oferecidos pelas operadoras. Se você é um aficionado por gadgets e gosta de se manter atualizado, um telefone desbloqueado é o caminho a percorrer. Você pode mudar para um novo dispositivo facilmente sem precisar obter um novo número de telefone e um novo plano através da portabilidade.

É possível também que sua operadora tenha opções limitadas de smartphones para venda ou para dar de graça com um plano. Pesquise e se informe antes de comprar.

Mas faça sua pesquisa. Sempre verifique primeiro a compatibilidade da rede, pois nem todos os telefones desbloqueados funcionam com todas as redes. Claro, um iPhone pode funcionar em quase todas as operadoras existentes, mas esse não é o caso de todos os telefones.

Economize pegando um celular sem plano

Quando você corta a operadora, ela libera para você procurar o melhor preço no hardware que deseja. Você pode comprar um telefone principal novinho em folha ou economizar muito tempo adquirindo um telefone usado. Há diversos sites que oferecem esse recurso de venda e você pode obter bons modelos de smartphone com um pouco de pesquisa.

Um telefone sem contrato simplesmente apresenta muitas vantagens. Selecione sua operadora com o preço e o plano certo para você. Compre um dispositivo desbloqueado de sua escolha e pronto, pronto. Se você encontrar uma operadora com uma oferta melhor, pegue o telefone desbloqueado e faça parte da outra equipe.

O que vocês acham de comprar aparelhos com um plano? Vale o investimento?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)