Como configurar seu novo celular! Dicas básicas!

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Há algo interessante sobre a obtenção de um novo telefone celular. Se é seu primeiro telefone ou simplesmente uma atualização para o mais recente, com uma melhor tecnologia, tirar o seu telefone fora da caixa é um evento muito excitante. Neste momento de excitação, é importante que você se organize para configurar seu novo celular e começar a tirar o maior proveito dele.

Montagem do novo celular

Monte o seu novo telefone, inserindo a bateria, colocando o chip de sua operadora e fechando com a tampa, se for o caso. Conecte o seu telefone no carregador e carregue a bateria completamente. O tempo de carregar varia de acordo com o modelo de celular. Esqueça essa história de que o celular tem que ficar um dia inteiro carregando ou coisas do tipo. Tome sempre cuidado para não deixar a carga passar abaixo de 50%, para melhor gestão da vida útil da bateria. Dependendo do seu novo aparelho, talvez seja necessário trocar o cartão SIM, mas isto pode facilmente ser feito em qualquer loja da sua operadora.

Leitura do manual

Enquanto seu novo celular está carregando, dedique um tempo para ler o manual do aparelho, seja online ou em papel. Veja o que a garantia cobre, como configurá-lo, entre outras coisas mais, que serão importantes nos primeiros usos.

Ligando o celular pela primeira vez

Siga as instruções na tela. Estas instruções podem pedir que você faça login com uma conta pré existente, ative a conexão com a internet ou apenas digite algumas informações de identificação. Recomendamos que você tenha sua rede wi-fi ligada, caso o celular tenha conexão com a internet, e mantenha um computador ligado à internet durante o processo, caso seja necessário que você faça registro em algum site para entrar com suas informações no novo celular, como é o caso dos celulares Android, onde é necessário usar uma conta Google como login.

Cuidados com o primeiro uso do aparelho

Tente ler o máximo que puder sobre seu novo aparelho para garantir que seu primeiro contato com ele já será feito com você detendo um bom conhecimento sobre o que está fazendo. (Foto: zumahousing.com)

Ativação e configuração do dispositivo para pacotes de dados e mensagens multimídia (MMS)

Para fazer a ativação de alguns serviços do dispositivo, entre em contato com sua operadora por outro telefone e solicite as informações para configurar seu aparelho. Normalmente, isso é feito pelo menu da operadora que fica disponível no aparelho ou por uma mensagem solicitando a configuração. Lembramos que para ativar pacotes de dados, o usuário tem que ter feito a compra do mesmo ou ter o serviço disponível pelo plano do aparelho. Já MMS só precisam da configuração por parte do usuário com o contato com a operadora.

Configurações gerais do celular

Você agora deve configurar tons de chamada, adicionar contatos, editar os perfis do celular, configurar as redes wi-fi nas quais você irá conectar o aparelho, transferir arquivos que você precise para a memória do aparelho, colocar capas e plásticos protetores, configurar acessórios com fio ou que se conectam ao aparelho por Bluetooth, configurar contas de usuário e os detalhes de sincronização e por aí vai. Note que o manual vai indicar como fazer cada uma destas configurações e assim, ajudá-lo a tirar o máximo de proveito do seu aparelho.

Baixe e configure os melhores aplicativos para seu smartphone

Depois de toda a configuração, é hora de começar a tirar proveito de seu novo aparelho, baixando os melhores aplicativos. Aqui em nosso blog já fizemos algumas listas de aplicativos que são essenciais para seu novo aparelho. É importante que você teste vários aplicativos até encontrar aqueles que melhor servem às suas necessidades, pois nenhuma lista leva em conta seus gostos pessoais. Faça testes, baixe programas, aplicativos e jogos e assim, aproveito ao máximo seu smartphone.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário