10 Dicas para vender seu smartphone usado!
Se você está babando no Galaxy S4, iPhone 5 ou outro gadget que está no topo da linha de smartphones, pode ser um bom momento para considerar a sua estratégia de vendas para o seu antigo companheiro. Na hora de vender seu smartphone usado, abaixo estão algumas coisas a ter em mente.
Defina suas metas
Você prefere ter uma experiência sem complicações ou obter o máximo de dinheiro que você puder, não importa o quão doloroso o processo é? Há muitas maneiras de vender aparelhos nos dias de hoje, e elas oferecem diferentes níveis de facilidade ou de valor. Temos o Facebook, MercadoLivre, OLX e muitas outras formas por onde você pode ganhar dinheiro. Porém, vai ter que levar em consideração o tempo que você quer investir na transação.
Leia também
Considere o seu timing
Talvez a nova versão do seu telefone ainda está vagando na terra dos rumores. Ou talvez ele só foi anunciado, mas ainda não lançado. Em ambos os casos, o tempo pode muito importante aqui. Uma vez que o modelo de nova geração chega, o antigo pode diminuir de valor muito rapidamente. Então, tome seu tempo e considere suas opções, mas não demore muito. Esses meses de indecisão podem acabar custando-lhe bem caro.
Pesquise preços
Falando de valor, isso é mais um motivo para fazer sua lição de casa. Embora você pode querer que o preço total para o seu aparelho, na maioria dos casos, você provavelmente vai ter que definir um valor um pouco menor. Vasculhe lugares como MercadoLivre, Buscapé e outros para ver por quanto o smartphone está vendendo atualmente para para ter uma noção de algumas das expectativas mais razoáveis.
Definir uma política de envio apenas mediante pagamento
Espere ter o dinheiro na mão ou em sua conta para poder enviar o produto ao comprador, principalmente em casos de compra e venda online. Há vários casos de pessoas que fizeram depósitos com envelopes vazios, além de muitos outros tipos de golpes que podem transformar seu lindo velho smartphone em um fantasma de seu passado.
Formate seu aparelho!
Você não iria entregar um estranho suas contas de email, compromissos, tarefas e outros dados confidenciais. Claro, você vai querer fazer backup e/ou transferir seus dados. Mas quando essa tarefa é feita, não apenas livre-se de todas essas contas fora do aparelho como faça um reset de dados da fábrica completo. Há aplicativos para isso ou você pode fazer diretamente na tela de configuração de seu aparelho.
Atualize o Sistema Operacional
Após formatar seu aparelho, instale a versão mais recente do OS de seu aparelho para que o novo dono veja o modelo no melhor desempenho possível e o mais novo que puder.
Faça uma limpeza completa externa do aparelho
Existem inúmeros kits de limpeza de aparelhos eletrônicos que você pode usar. Quanto mais limpo, mais valorizado ele será. Compre um kit e limpe ele de cima embaixo, tirando todas aqueles pedaços de chocolate que você comia enquanto usava o aparelho.
Use sempre uma capa e película protetora
Quem gosta de celular arranhado? Ninguém. A única forma de evitar realmente os arranhões é protegendo seu aparelho com capas específicas e películas protetoras. O celular irá ser muito valorizado com este cuidado bem simples.
Não minta sobre o estado do aparelho
Se ele já caiu em uma privada, não precisa dizer detalhes. Diga que ele já caiu na água mas não sofreu nenhum dano grave. Apenas seja sincero com o que já aconteceu com seu aparelho, pois se a pessoa descobrir o defeito antes de você falar, ela irá desvalorizar muito o aparelho, isto se não optar por cancelar a compra.
Considere a troca
Alguém não ofereceu dinheiro, mas tinha outra coisa que te interessava para trocar pelo aparelho? Ainda por cima, ainda pagaria um pouco mais pela troca e o aparelho? Se encontrar uma troca válida, por um item de valor semelhante, vale a pena colocar na balança a oportunidade e não deixá-la fugir de suas mãos de qualquer jeito.
Considerações finais
Não espere conseguir muito dinheiro pelo seu celular usado. Estes aparelhos são atualizados com grande frequência e por isso, perdem valor rapidamente. Contudo, ele pode se tornar uma grande moeda de negociação se você for paciente e encontrar o mercado certo para ele.
No fim das contas, desejamos mesmo é muito boa sorte para você na sua venda, pois você vai precisar de um pouco.
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Por que o smartphone fica mais lento com o tempo? Como resolver?
Quanto custa um celular: encaixando um aparelho no seu orçamento!
Como fazer o celular parar de reiniciar sozinho?
Vale mesmo a pena comprar celular nos EUA?