As empresas de tecnologia e fabricantes de automóveis estão atualmente em um combate implacável para tentar controlar o painel de controle dos veículos. Os fabricantes de automóveis geralmente preferem que os motoristas usem o software nativo de seus carros, mas os gigantes tecnológicos oferecem alternativas mais bem preparadas e mais intuitivas. O Google tem seu sistema padrão para veículos, e ele é chamado Android Auto.

O que é o Android Auto?

Essencialmente, a tecnologia torna a condução mais segura minimizando distrações, pelo menos de acordo com o Google. O Android Auto foi desenvolvido para encorajar os motoristas a manter os olhos na estrada e as mãos no volante. Ele basicamente é um sistema Android voltado para o uso em veículos, seja para o entretenimento, GPS, busca de informações ou até como computador de bordo do veículo.

O que o Android Auto do Google faz?

O Android Auto leva os recursos que você ama do seu smartphone Android diretamente para o painel do seu carro. Ele exibe informações sobre uma interface familiar e fácil de usar com cards que você pode deslizar para fora do caminho, menus legíveis e ícones grandes.

Uma das melhores partes do Android Auto é o sistema de navegação com o Google Maps que fornece instruções passo a passo e encontra automaticamente uma rota alternativa se detectar tráfego pesado. Ele também encaminha os destinos salvos no seu telefone e portanto, você não precisa digitar manualmente endereços de locais previamente registrados. O software também oferece aos motoristas acesso sob demanda a milhões de músicas e podcasts, permite navegar na web e permite que eles permaneçam conectados em chamadas telefônicas e mensagens.

Todos os recursos acima mencionados também respondem aos comandos básicos de voz. Você pode dizer “OK, Google, toque Chico Buarque”, ou “OK, Google, qual é a capital do Chile?” Você pode até perguntar: “OK, Google, o que é o Android Auto?” Com comandos de voz, você pode responder às mensagens usando tecnologia de fala para texto. Não se preocupe se o seu carro não estiver equipado com tecnologia de reconhecimento de voz, no entanto. pois os recursos do Android Auto são acessíveis usando o touchscreen em seu carro. Basta lembrar que a tela do seu smartphone será bloqueada quando o Android Auto estiver ativo.

O Android Auto também funciona com uma série de aplicativos de terceiros. No entanto, as configurações do veículo não fazem parte do Android Auto, então o motorista deve sair do aplicativo para ajustar os controles de clima, procurar estações de rádio ou selecionar um modo de condução diferente. Dito isto, o Google está trabalhando atualmente com fabricantes de automóveis para criar novos sistemas de entretenimento baseados no Android onde todos esses recursos serão acessíveis de um só lugar.

O Google Assistant também está presente no Android Auto. A adição ajuda os motoristas a manter suas mãos na roda e seus olhos na estrada através de controles de voz inteligentes. Conversas bidirecionais precisas serão possíveis com a inteligência artificial do Assistente a bordo, e todos os seus aplicativos favoritos virão também para o Android Auto.

Android Auto

O Android Auto é uma iniciativa do Google para integrar o Android a sistemas de automóveis. (Foto: Lifehacker)

Quais os telefones são compatíveis com o Android Auto App?

Android Auto funciona com todos os telefones com Android que executam o Android 5.0 (Lollipop) ou superior. Para usá-lo, você precisará baixar o aplicativo Android Auto gratuito e conectar seu telefone ao seu carro usando um cabo USB. O Google promete que o suporte sem fio estará disponível.

Quais carros são compatíveis com o Android Auto?

Há dezenas de carros novos que são compatíveis com o Android Auto. Tenha em mente, no entanto, que alguns fabricantes cobram mais dos compradores pelo recurso, e outros optam por não oferecê-lo em níveis mais baratos.

Algumas marcas ainda resistem ao Android Auto devido a preocupações de segurança e privacidade. Como alternativa, essas fabricantes fazem seus próprios sistemas de informação e entretenimento.

Os fabricantes de equipamentos e acessórios para veículos, como Kenwood, Panasonic, Pioneer e Sony, oferecem unidades compatíveis com o Android Auto, caso seu veículo não tenha compatibilidade com o app..

Como conectar seu telefone ao Android Auto?

Se você comprou um veículo equipado com Android Auto da fábrica ou encontrou um acessório ou equipamento adequado que inclua o software, você precisará conectar seu dispositivo.

Assegure-se de que seu telefone esteja executando o Android 5.0 (Lollipop) ou um sistema operacional mais novo, que você baixou o aplicativo Android Auto para o seu telefone e o seu veículo e que você tenha uma conexão LTE ou WiFi forte.

Com o seu veículo em ponto morto ou em Park, ligue o seu veículo, ligue o seu smartphone via USB e reveja o Aviso de Segurança e os Termos e Condições. Alternativamente, você pode emparelhar seu dispositivo via Bluetooth.

Siga as etapas na tela para dar permissão de Android Auto para acessar os recursos e aplicativos do seu telefone. Na tela do seu carro, selecione o aplicativo Android Auto e siga as instruções para começar.

É isso aí! Uma vez que o seu telefone esteja conectado, você terá acesso total aos recursos convenientes do Android Auto para uma condução mais inteligente e segura.

Você usa o Android Auto? O que achou do app? Como usa no dia a dia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)