O que é Android Auto?

Em Aplicativos para celular por André M. Coelho

As empresas de tecnologia e fabricantes de automóveis estão atualmente em um combate implacável para tentar controlar o painel de controle dos veículos. Os fabricantes de automóveis geralmente preferem que os motoristas usem o software nativo de seus carros, mas os gigantes tecnológicos oferecem alternativas mais bem preparadas e mais intuitivas. O Google tem seu sistema padrão para veículos, e ele é chamado Android Auto.

O que é o Android Auto?

Essencialmente, a tecnologia torna a condução mais segura minimizando distrações, pelo menos de acordo com o Google. O Android Auto foi desenvolvido para encorajar os motoristas a manter os olhos na estrada e as mãos no volante. Ele basicamente é um sistema Android voltado para o uso em veículos, seja para o entretenimento, GPS, busca de informações ou até como computador de bordo do veículo.

Leia também

O que o Android Auto do Google faz?

O Android Auto leva os recursos que você ama do seu smartphone Android diretamente para o painel do seu carro. Ele exibe informações sobre uma interface familiar e fácil de usar com cards que você pode deslizar para fora do caminho, menus legíveis e ícones grandes.

Uma das melhores partes do Android Auto é o sistema de navegação com o Google Maps que fornece instruções passo a passo e encontra automaticamente uma rota alternativa se detectar tráfego pesado. Ele também encaminha os destinos salvos no seu telefone e portanto, você não precisa digitar manualmente endereços de locais previamente registrados. O software também oferece aos motoristas acesso sob demanda a milhões de músicas e podcasts, permite navegar na web e permite que eles permaneçam conectados em chamadas telefônicas e mensagens.

Todos os recursos acima mencionados também respondem aos comandos básicos de voz. Você pode dizer “OK, Google, toque Chico Buarque”, ou “OK, Google, qual é a capital do Chile?” Você pode até perguntar: “OK, Google, o que é o Android Auto?” Com comandos de voz, você pode responder às mensagens usando tecnologia de fala para texto. Não se preocupe se o seu carro não estiver equipado com tecnologia de reconhecimento de voz, no entanto. pois os recursos do Android Auto são acessíveis usando o touchscreen em seu carro. Basta lembrar que a tela do seu smartphone será bloqueada quando o Android Auto estiver ativo.

O Android Auto também funciona com uma série de aplicativos de terceiros. No entanto, as configurações do veículo não fazem parte do Android Auto, então o motorista deve sair do aplicativo para ajustar os controles de clima, procurar estações de rádio ou selecionar um modo de condução diferente. Dito isto, o Google está trabalhando atualmente com fabricantes de automóveis para criar novos sistemas de entretenimento baseados no Android onde todos esses recursos serão acessíveis de um só lugar.

O Google Assistant também está presente no Android Auto. A adição ajuda os motoristas a manter suas mãos na roda e seus olhos na estrada através de controles de voz inteligentes. Conversas bidirecionais precisas serão possíveis com a inteligência artificial do Assistente a bordo, e todos os seus aplicativos favoritos virão também para o Android Auto.

Android Auto

O Android Auto é uma iniciativa do Google para integrar o Android a sistemas de automóveis. (Foto: Lifehacker)

Quais os telefones são compatíveis com o Android Auto App?

Android Auto funciona com todos os telefones com Android que executam o Android 5.0 (Lollipop) ou superior. Para usá-lo, você precisará baixar o aplicativo Android Auto gratuito e conectar seu telefone ao seu carro usando um cabo USB. O Google promete que o suporte sem fio estará disponível.

Quais carros são compatíveis com o Android Auto?

Há dezenas de carros novos que são compatíveis com o Android Auto. Tenha em mente, no entanto, que alguns fabricantes cobram mais dos compradores pelo recurso, e outros optam por não oferecê-lo em níveis mais baratos.

Algumas marcas ainda resistem ao Android Auto devido a preocupações de segurança e privacidade. Como alternativa, essas fabricantes fazem seus próprios sistemas de informação e entretenimento.

Os fabricantes de equipamentos e acessórios para veículos, como Kenwood, Panasonic, Pioneer e Sony, oferecem unidades compatíveis com o Android Auto, caso seu veículo não tenha compatibilidade com o app..

Como conectar seu telefone ao Android Auto?

Se você comprou um veículo equipado com Android Auto da fábrica ou encontrou um acessório ou equipamento adequado que inclua o software, você precisará conectar seu dispositivo.

Assegure-se de que seu telefone esteja executando o Android 5.0 (Lollipop) ou um sistema operacional mais novo, que você baixou o aplicativo Android Auto para o seu telefone e o seu veículo e que você tenha uma conexão LTE ou WiFi forte.

Com o seu veículo em ponto morto ou em Park, ligue o seu veículo, ligue o seu smartphone via USB e reveja o Aviso de Segurança e os Termos e Condições. Alternativamente, você pode emparelhar seu dispositivo via Bluetooth.

Siga as etapas na tela para dar permissão de Android Auto para acessar os recursos e aplicativos do seu telefone. Na tela do seu carro, selecione o aplicativo Android Auto e siga as instruções para começar.

É isso aí! Uma vez que o seu telefone esteja conectado, você terá acesso total aos recursos convenientes do Android Auto para uma condução mais inteligente e segura.

Você usa o Android Auto? O que achou do app? Como usa no dia a dia?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário