Scanner automotivo no celular Android! Aplicativos e softwares!
Dispositivos Android, que cabem na palma da sua mão, já são bem mais potentes do que os computadores que levaram o homem até a lua. Não é de surpreender então que é completamente possível usar seu Android para diagnosticar problemas no seu veículo, usando uma interface OBD2 e o aplicativo Android adequado. Basicamente, você terá um scanner automotivo, só que muito mais barato. Vamos mostrar como.
Scanner automotivo para Android OBD2
Você precisa de um dispositivo OBD2 Bluetooth que seja compatível com os aplicativos disponíveis para Android, e com conectividade ELM 327, pois nem todos os dispositivos são compatíveis com os melhores apps. Num geral, todos os dispositivos OBD2 são robustos, e nem tão compactos quanto você espera que fossem.
Leia também
Scanner OBD2 Bluetooth: onde conectar?
No manual de serviços do seu carro ou no manual do proprietário, está disponível um guia sobre onde encontrar onde encaixar o conector OBD2 no seu veículo. Geralmente, o conector é encaixado logo abaixo do painel ou entre os bancos da frente. Há aplicativos na loja Android que podem te ajudar a encontrar o ponto de conexão OBD. Se você não encontrar, pode também dar uma ligada rápida para a concessionária ou um mecânico de confiança, perguntando essa informação.
Scanner automotivo Bluetooth funciona, mas escolha um compatível com o veículo!
Além da compatibilidade com o aplicativo, é necessária a compatibilidade com o carro. Fóruns, vídeos no YouTube e manuais das fabricantes dos dispositivos OBD2 tem várias indicações de quais veículos aceitam e quais não vão aceitar um certo modelo de scanner. Preferencialmente, compre um modelo diretamente de um fornecedor no Brasil, que tenha garantia de pelo menos 6 meses para defeitos.
Diagnóstico de falhas com scanner ODB2 para Android
Com o scanner OBD2 conectado ao seu dispositivo Android, será possível diagnosticar problemas do seu veículo sem ter que levá-lo a um mecânico. Estamos falando de problemas que possam ocorrer no sistema eletrônico do veículo, pois lembramos que vários carros não tem sensores em algumas partes mecânicas. E o sensor não vai te falar o que tem que ser consertado: ele vai indicar um código de erro através do aplicativo, que vai indicar qual sistema apresenta leituras irregulares. O código de erro precisa ser cruzado com o banco de dados de um aplicativo para que o problema seja encontrado. Assim, o reparo apropriado pode ser providenciado, de acordo com o diagnóstico.
Aplicativos OBD2 para Android
Encontrar o aplicativo certo é potencialmente um campo minado, pois há muitos aplicativos que alegam a oferecer diagnóstico e ferramentas de monitoramento, mas poucos que realmente entregam o que prometem. Muitos, porém, não conseguem sequer ser compatíveis com os dispositivos OBD2 mais modernos. Outros só tem uma interface em inglês, alguns foram feitos apenas para certos modelos de veículos. Duas dicas, porém, merecem destaque para encontrar o aplicativo sob medida.
A primeira dica é fugir dos aplicativos gratuitos. Não é preconceito, mas é muito difícil encontrar aplicativos gratuitos compatíveis com leitores OBD2 que tenham boa compatibilidade e bons relatórios de falhas.
A segunda dica é procurar os aplicativos das grandes empresas de ferramentas e diagnóstico. Esses aplicativos, apesar de serem mais caros, são sempre confiáveis. Apesar de muitos deles estarem atrelados a produtos e aparelhos das próprias empresas, alguns são compatíveis com outros leitores.
Nossas recomendações de aplicativos testador são o ScanMaster Lite e o DashCommand, ambos disponíveis em inglês. O Carista OBD2 foi usado por amigos para modelos de veículos europeus e japoneses.
Se você quiser resolver o problema por conta própria, ainda precisará pagar por isso
Código de erro em mãos, falha em mãos, agora é preciso do manual de serviços do veículo. Isso pode custar dinheiro, pois nem sempre é possível encontrar o manual de serviços online com facilidade. É até recomendável pagar esses sites, pois eles dão um passo a passo completo do que deve ser feito para a manutenção do veículo. Só não precisa ir nos sites super profissionais, porque eles cobram bem caro pelo acesso aos manuais de serviço.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e teremos o prazer em respondê-las!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Como escolher um smartphone bom e barato?
Como configurar seu celular Android pela primeira vez?
Celular saindo dos aplicativos sozinho, como resolver?
Existe um problema de análise de pacote, como resolver?