Sistemas de som e GPS com telas sensível ao toque em veículos, num geral, não são novidade alguma. O problema é que esses sistemas, mesmo quando são das próprias fabricantes dos veículos, tem uma interface lenta, feia, difícil de trabalhar, atualizações que demoram a sair, além de uma série de bugs, travamentos, enfim, problemas que não acabam mais. As gigantes da tecnologia estão tentando sanar esse problema com soluções para automóveis através de seus sistemas operacionais Android ou iOS. No Android, o nome dado para a solução foi Android Auto. Mas como funciona? O Android Auto funciona para todos os carros? Vamos explicar em detalhs.

Android Auto para carros: o que é?

O Android Auto é o sistema operacional criado e adaptado pelo Google para veículos. Isso não significa que o Android Auto vai tornar seu veículo autônomo. Mas o Android Auto vai dar alguns recursos inteligentes ao veículo, como controle do som, rádio, GPS, ligações, e Agenda. Como o Android Auto tem integração ao Google Now (o assistente de voz do Google), o sistema torna até mais segura a direção de um veículo, tornando muitos controles bem mais simples e reduzindo as distrações.

Então, basicamente, o Android Auto é a otimização do sistema operacional Android de smartphones e tablets para uso nos veículos.

 

Vantagens do Android Auto

O Android Auto busca simplificar o uso dos sistemas de entretenimento, navegação, e outros sistemas inteligentes de um veículo, unificando em uma única interface. (Foto: Google)

Como configurar o Android Auto?

Para usar o Android Auto, você vai precisar de um smartphone ou tablet Android rodando pelo mesmo a versão 5.0 (Lolliipop) ou acima, com um plano de dados.

É necessário ter um carro compatível com o Android Auto ou um sistema Touchscreen instalado no veículo que seja compatível com o Android Auto. Em ambos os casos, uma conexão será realizada via cabo USB com o dispositivo Android.

 

O primeiro uso é mais demorado, e vale lembrar que a maioria dos aplicativos compatíveis com o Android Auto só funcionará com o plano de dados ativo, ou seja, onde seu celular ou tablet estiver recebendo sinal da operadora.

 

De qualquer forma, quando você ligar o seu telefone ou tablet em seu carro com o Android Auto, será necessário baixar o aplicativo Android Auto, que funcionará como um centro de conexão entre você, o telefone/tablet, e os aplicativos compatíveis com o sistema.

Android Auto funciona no meu carro?

Como dissemos, se seu carro não está na lista de veículos compatíveis com o Android Auto, você terá de instalar um sistema touch no carro que seja compatível. Um cuidado importante é instalar o microfone do sistema próximo ao voltante, com um sistema de redução de ruídos. Dessa forma, sua voz será detectada de forma mais clara pelo Android Auto, tornando mais fácil fazer a ligações, pesquisas, e ditar as ordens ao Google Now para músicas, direções, lembretes, agenda, etc.

Dá pra usar Android Auto só com meu smartphone ou tablet?

Não. Esse não é o propósito do sistema. Você pode usar o Google Now sem o Android Auto, mas o Google Now não é otimizado para o uso em veículos, o que pode dificultar seu uso em algumas situações. O Android Auto foca em fazer com que todos os comandos possam ser realizados por voz ou pelo volante do veículo, mesmo nos sistemas vendidos para serem adaptados no veículo no pós venda.

 

 

Android Auto, conexão à internet, e aparelho ligado

O Android Auto precisa que seu smartphone ou tablet esteja constantemente conectado à internet. Ou seja, você precisa ter um plano de dados móvel ativo para poder usar o Android Auto. Seu smartphone ou tablet também precisará ficar constantemente ligado para que o sistema funcione.

Música, vídeos e Android Auto

Auto Android não baixa músicas e nem vídeos para seu aparelho. Ele faz tudo através do streaming. Explicando de forma simples, ele toca os vídeos e músicas diretamente da internet, o que é uma boa forma de poupar espaço de armazenamento no sem smartphone ou tablet.

 

Quanto custa o Android Auto?

Os carros que já vem de fábrica com Android Auto são carros de padrão luxo no Brasil. Porém, com um kit de mercado com sistemas compatíveis com o Android Auto, é possível adaptar qualquer veículo ao sistema, o que é uma grande vantagem, e pode ser um bom investimento, dando algum aspecto de carro inteligente, acrescentando certos recursos práticos ao veículo

Ficou alguma dúvida? O que você acha sobre o Android Auto? Já usou o sistema?

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)