Se você deseja reprogramar um telefone Android ou reformatar / redefinir seu telefone Android com ou sem usar PC / laptop, este guia é para você. Este guia está dividido em duas partes – a primeira parte oferece como reprogramar o telefone Android e a segunda parte fornece soluções para reformatar / redefinir o telefone Android.

Como formatar telefone Android?

Você quer formatar de que maneira? Você pode pensar em formatar o telefone Android, dependendo da operadora, se você possui um telefone Android GSM ou CDMA. Ou você também pode pensar em formatar o Android para seu estado original, também conhecido como restaurar o dispositivo de volta às configurações de redefinição de fábrica.

Espero que todos vocês saibam o que significa redefinir ou formatar o Android. No entanto, deixe-me dizer-lhe que redefinir ou formatar o Android significa que ele apaga todos os dados do dispositivo e os traz de volta às configurações padrão como era quando você comprou o telefone.

Então, digamos como redefinir ou reformatar o Android usando e sem o PC.

Como formatar o Android sem PC?

No seu telefone, vá para Configurações.

Toque em Sistema -> Avançado -> Redefinir opções. (Se você não consegue ver Avançado, basta tocar nas opções de redefinição).

Toque em “Apagar todos os dados” (redefinição de fábrica) -> “Redefinir telefone” ou “Redefinir tablet”. Se solicitado, digite sua senha, padrão ou PIN.

Para apagar todos os dados do armazenamento interno do telefone, toque em “Apagar tudo”.

Formatando Android com PC

Use um computador com prompt de comando para formatar seu smartphone corretamente. (Foto:
MakeUseOf)

Como formatar Android pelo CMD?

Você pode redefinir seu dispositivo Android seguindo as etapas acima. No entanto, se você não conseguir acessar esta opção ou se desejar formatar vários telefones usando o PC, é a melhor solução para isso usando o comando do seu computador.

Você deve saber que o Google oferece o utilitário de linha de comando do Android Debug Bridge (ADB) para acessar seu dispositivo e executar o comando sem tocar no telefone.

A redefinição do telefone Android via comando ADB é para usuários avançados e, portanto, não está disponível no site do desenvolvedor do Android. Mas o Google publicou esses comandos no comentário do código-fonte da imagem de recuperação.

Tudo bem, agora vamos ver como redefinir ou reformatar o Android via comando ADB usando o computador.

Passo 1:

Antes de tudo, baixe o Kit de desenvolvimento do sistema Android, o SDK do Android diretamente do Google. Após o download, clique com o botão direito do mouse (arquivo zip) e selecione “Extrair tudo”. Em seguida, clique em “Procurar” e selecione o diretório “C:\Arquivos de Programas”.Clique na pasta que você extraiu e renomeie-a. Você pode renomeá-lo com nome descritivo, por exemplo, diga “AndroidADB”.

Passo 2:

Depois disso, clique com o botão direito do mouse em “Computador” no navegador de arquivos e selecione “Propriedades”. Clique em “Configurações avançadas do sistema” e clique em “Variáveis ​​de ambiente” na janela Propriedades do sistema.

Na janela Variáveis ​​do sistema, clique em “Caminho” e “Editar”. Uma vez que a janela se abrir, sua variável de caminho é selecionada e, portanto, pressione “End” para mover o cursor para o final da seleção. Nota: Se você digitar enquanto o caminho estiver selecionado, suas variáveis ​​de caminho serão apagadas.

Passo 3:

Agora digite “C:\Arquivos de Programas\AndroidADB\sdk\platform-tools\” (sem aspas) e certifique-se de digitar ponto-e-vírgula (;) no início do caminho. Por fim, clique em “OK” para salvar suas alterações.

Passo 4:

Clique em “Pesquisar” localizado no canto superior direito da tela. Digite “cmd” na caixa de pesquisa e clique no ícone do programa exibido nos resultados da pesquisa para abrir o Prompt de Comando.

Passo 5:

Agora ligue o telefone Android e conecte-o ao computador via cabo USB.

Na janela do prompt de comando, digite “adb shell” e pressione “Enter”.

Depois que o ADB conectar seu dispositivo, digite “–wipe_data” e pressione “Enter”.

Seu telefone Android reinicia no modo de recuperação e restaura o dispositivo para as configurações de fábrica.

Nota: Essas etapas podem não funcionar com imagens de recuperação modificadas, como o ROM Manager.

Método alternativo: formatar com um programa específico

Se os métodos acima parecerem difíceis para você, em tais condições, é altamente recomendável que você use um software de gestão de arquivos Android. Ele permitirá que você limpe completamente e redefina a fábrica ou reprograme o Android em apenas algumas etapas simples. Os programas de recuperação de arquivos que fazem isso são fáceis de usar.

Depois que o dispositivo Android for completamente apagado e redefinido / reprogramado usando o programa de sua escolha, os dados excluídos não poderão ser recuperados por muitos meios, nem mesmo por programas de recuperação de arquivos.

Portanto, neste guia, você aprendeu as dicas para reprogramar o telefone Android, bem como dois métodos para redefinir ou reformatar o Android com ou sem PC.

No entanto, se você deseja apagar e redefinir / reprogramar completamente o telefone Android com facilidade, é recomendável experimentar um software para isso.

E se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)