O que é HDR no celular?
High Dynamic Range ou alta faixa dinâmica (HDR) é um recurso presente na maioria dos aplicativos atuais de câmera para smartphones, enquanto a maioria das pessoas assume cegamente que faz com que suas fotos pareçam melhores, há mais.
Se você não tem conhecimento do que é o HDR ou apenas deseja aprender como e quando é melhor usar o recurso HDR, explicamos o que é o HDR e como ele pode ser útil.
O que é HDR no celular?
HDR significa alta faixa dinâmica, em termos de fotografia, a faixa dinâmica é a diferença entre os elementos mais claros e mais escuros de uma imagem. O HDR é um processo que ajuda a aumentar esse intervalo dinâmico além do que normalmente é capturado por uma lente de smartphone.
Leia também
Isso pode ajudar a criar uma representação mais precisa do que você vê com seus olhos ou, às vezes, criar uma sensação de alta definição mais artística para as paisagens. O objetivo final do HDR é criar uma imagem mais impressionante e não é um recurso que deve ser ativado para cada fotografia.
A eficácia do HDR varia com a situação e depende principalmente do que você está filmando
Como funciona o HDR?
Quando você tem HDR ativado e pressiona o botão do obturador, a câmera captura várias imagens em rápida sucessão com diferentes valores de exposição e, em seguida, o software da câmera combina essas imagens em uma única foto que mantém detalhes das regiões mais escuras e mais brilhantes.
Antes dessa funcionalidade, é implementado, alguns usuários avançados capturam manualmente três fotos em diferentes níveis de exposição e depois as transferiam para o PC para editá-lo no Photoshop ou no Lightroom da Adobe. Essas funcionalidades combinaram principalmente as três imagens destacando as melhores partes da imagem para alcançar o melhor efeito.
Felizmente, isso agora é implementado como padrão na maioria dos smartphones modernos e quase todos os fabricantes adaptaram o HDR ao software de câmera.
Quando o HDR é ativado, o telefone faz todo o trabalho automaticamente para capturar a imagem e combiná -los para produzir uma ampla gama de destaques. Dado o fato de o HDR funcionar capturando várias imagens e combinando -as, ele funciona melhor em fotos estáticas com mãos firmes.
Alguns novos smartphones vêm com recurso HDR automático que você pode ativar para deixar o smartphone decidir quando usar o HDR. Smartphones mais modernos suportam o vídeo HDR10+, permitindo capturar vídeos em alta faixa dinâmica.
Quando usar o HDR?
O uso do HDR é mais subjetivo do que parece, não há uma única maneira de usar o HDR, geralmente se resume ao que você deseja alcançar na foto.
Incluímos algumas dicas para usuários que desejam usar o HDR para entender quais são as melhores situações para usar esse recurso.
1. Paisagens
Quando você está capturando uma boa foto, a iluminação é um dos aspectos mais importantes; no entanto, quando você está ao ar livre, a luz solar pode causar muito contraste. O HDR pode equilibrar essa discrepância para que haja menos manchas brancas ou pretas escuras, abaixo estão duas imagens com HDR ativadas e, em seguida, com HDR desativado, você pode olhar mais de perto as imagens para entender as causas da diferença HDR.
2. Pouca luz e cenas com iluminação de fundo
Se a foto estiver escura em algumas áreas específicas, o HDR poderá ser usado para aumentar os níveis gerais de brilho da imagem. Embora ainda seja baseado em software e você não deva esperar milagres e se não houver luz em um ambiente específico, o HDR não poderá fazer luz nele. No entanto, como funciona pegando os elementos mais leves e mais brilhantes de uma imagem e os combina, as fotos do HDR podem ter um apelo geral melhor.
Quando não usar o HDR?
Algumas situações podem não ser ideais para o uso do HDR.
1. Objetos em movimento ou quando você está se movendo
O HDR tira pelo menos três fotos e as processe, se você é o alvoque você está tentando capturar por mais de um pouco do que a imagem final pode parecer embaçada. As fotos geralmente levam mais tempo para processar quando capturadas com HDR, esse tempo de processamento é usado para combinar as três imagens para obter a saída ideal, a maioria dos novos smartphones processam imagens HDR em segundo plano e permitem que você fotografe as imagens de volta com o HDR ligado.
2. Cenas de alto contraste
Em algumas situações, as imagens podem ficar ótimas com um forte contraste entre as regiões escuras e as luzes, nessas situações evitam o uso de HDR. O uso do HDR aqui reduzirá o contraste para que o efeito seja menos perceptível, se você deseja manter a diferença drástica em contraste, pode ser uma boa opção deixar o HDR desligado.
3. Imagens com cores vivas
Se você já está capturando uma imagem com cores muito vívidas, pode querer manter o recurso HDR desligado. Enquanto o HDR faz com que as cores sem vida pareçam vibrantes em muitos casos, se você já está lidando com uma imagem animada e colorida, pode se tornar extravagante. É melhor não exagerar a saturação e o contraste da cor.
Meu telefone tem HDR? E como usar o modo HDR no Android?
Quase todo smartphone atual possui uma configuração de HDR no aplicativo do sistema Câmera. Geralmente, não é necessário baixar aplicativos de câmera HDR na Google Play Store.
Para usar o HDR na maioria das vezes, basta iniciar o aplicativo de câmera padrão e seguir para as configurações da câmera. Isso pode variar um pouco pelo fabricante, mas você deve encontrar a opção HDR em um dos cantos da tela quando o aplicativo da câmera for iniciado.
Nos telefones Samsung com uma interface do usuário, você encontrará a opção de aplicar HDR somente quando necessário nas configurações da câmera
A melhor coisa a fazer é tentar tirar uma foto com e sem HDR da mesma cena e ver o que mais lhe atrai. É rápido, fácil e oferece uma idéia melhor do que você pode alcançar com a opção HDR ligada. É importante lembrar de manter as mãos firmes o tempo todo e seus olhos em breve treinarão para identificar cenas que serão melhores com o HDR ligado.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Brilho e nits do celular: o que significa?
Como fazer pesquisa no Google com imagem?
Como melhorar a câmera do seu celular?
Comparativo entre os melhores smartphones em relação à qualidade das câmeras