O cache do aplicativo pode ser um tópico polêmico no Android. Muitas pessoas limpam o cache do aplicativo religiosamente, com a crença de que ele evitará que o telefone fique lento e evite o acúmulo desnecessário no armazenamento interno do telefone. Outros dizem que, em primeiro lugar, isso derrota todo o objetivo do armazenamento em cache e apenas leva mais tempo para iniciar o aplicativo e outras atividades.

A realidade está em algum lugar no meio: alguns aplicativos podem não usar o cache de maneira eficiente, fazendo com que ele use quantidades de armazenamento desnecessariamente grandes. Ou pode ser que os dados em cache de um aplicativo causem problemas quando esse aplicativo recebe uma atualização. Alguns aplicativos podem até ficar lentos quando o cache fica muito grande.

Portanto, embora seja difícil fazer declarações gerais do cache do aplicativo e se você deve ou não limpá-lo, há razões ostensivamente boas para considerá-lo. Vamos falar um pouco mais sobre por que e quando você pode querer (e o que não fazer).

O que é cache no celular?

O cache, como é conhecido no mundo da computação, permite que aplicativos como navegadores, jogos e serviços de streaming armazenem arquivos temporários considerados relevantes para tornar os tempos de carregamento e a experiência geral mais rápidos. YouTube, Spotify, Google Notícias e muitos outros aplicativos salvam informações como dados em cache.

Podem ser miniaturas de vídeo, histórico de pesquisa ou trechos de vídeo armazenados temporariamente para minimizar a redundância de ter que pedir ao usuário informações de entrada ou obter informações da Internet com freqüência. O armazenamento em cache pode economizar muito tempo, pois a qualidade e a velocidade da Internet não são as mesmas em todos os lugares.

Mas, ironicamente, quando os aplicativos transferem muitos dados para o telefone, isso diminui a velocidade, especialmente quando há uma quantidade mínima de armazenamento de sobra.

Limpeza dos caches

Faça a limpeza dos caches quando necessário para não ter problemas. (Foto: Samsung)

Diferença entre limpar dados em cache e limpar dados do celular

Embora muitas vezes mencionemos limpar o cache e os dados na mesma respiração, elas são duas ações distintas no Android. Ao usar o aplicativo Spotify, por exemplo, ele mantém informações como os artistas que você viu fora da sua biblioteca, a arte do álbum pesquisada e o histórico de pesquisas como cache. Quando o cache do aplicativo é limpo, todos os dados mencionados são limpos.

Em seguida, o aplicativo armazena informações mais vitais, como configurações do usuário, bancos de dados e informações de login como dados. Mais drasticamente, quando você limpa os dados, o cache e os dados são removidos. Limpar dados equivale a iniciar um aplicativo como uma lista limpa, como se você o tivesse instalado pela primeira vez.

Por que você deveria fazer isso?

O principal motivo para alguém limpar o cache do aplicativo seria liberar armazenamento, o que pode afetar o desempenho do telefone. Mas limpar dados é uma etapa muito mais dramática, geralmente reservada para quando um aplicativo está com erro ou falha ao iniciar. Pode ser o resultado de uma atualização incorreta do aplicativo, resultando em corrupção de arquivos de cache anteriores, alterações não testadas no servidor, software com comportamento inadequado ou uma nova atualização do sistema operacional para o Android.

Alguns aplicativos mal escritos ou com pouca área de proteção podem representar uma ameaça à segurança se eles armazenarem informações confidenciais do usuário em seus cache e dados. Nesse cenário, faz sentido limpar os dois.

Quando você deve limpar o cache do Android?

A limpeza do cache sempre deve ser uma correção temporária, pois todo aplicativo que você usa começará a preencher o armazenamento com arquivos após limpá-lo. Apesar de seus benefícios, limpá-lo com muita frequência pode se tornar uma atividade inútil, pois anula o objetivo de melhorar os tempos de carregamento. Portanto, é aconselhável limpar o cache apenas quando essencial, em vez de torná-lo uma rotina diária.

Como limpar cache de aplicativos no Android?

Etapa 1: inicie as Configurações e vá para a seção Armazenamento. A localização exata varia de acordo com a versão ou a capa implementada pelo OEM. Para dispositivos Samsung executando a One UI, a seção Armazenamento é a opção de Device Care. Ao clicar em Armazenamento, será exibida uma visão detalhada do espaço de armazenamento ocupado por cada 1.

Etapa 2: na seção Armazenamento, procure por Aplicativos (ou Outros aplicativos) e selecione-o. Ele listará todos os aplicativos, além de quanto espaço cada aplicativo está ocupando. Dependendo da versão ou aparência em execução no Android, você também pode encontrar uma opção para classificar os aplicativos em ordem alfabética ou por tamanho.

Etapa 3: toque no nome do aplicativo para acessar a seção Informações do aplicativo para Limpar dados ou Limpar cache. Mas não se esqueça de justificar sua decisão, pois essa ação é irreversível.

Cuidado com aplicativos que “aceleram” o celular

Vamos começar com uma repreensão obrigatória de aplicativos mais limpos, declarando-os o exercício mais fútil da história da humanidade. Se você estiver usando um aplicativo que alega melhorar o desempenho do seu telefone, pare e avalie se ele fez algo funcional que não seja o dos meus dados de usuário e envie-o para servidores estrangeiros. Como diz o ditado, um aplicativo morre como herói ou vive por tempo suficiente para se tornar um aplicativo mais limpo.

Brincadeiras à parte, há preocupações genuínas sobre o uso desses aplicativos devido a suas práticas obscuras e políticas de privacidade. Eles geralmente exigem permissões extensas ou exibem anúncios incompletos em tela cheia. Por fim, o ponto de venda mais comum de acelerar o telefone torna-se discutível quando eles estão continuamente em segundo plano, usando recursos do sistema.

No entanto, existem aplicativos legítimos que oferecem um certo nível de valor ao mostrar uma visão detalhada do que está ocupando o armazenamento do seu telefone ou apenas para identificar e limpar memes.

Conclusão

A opção de limpar dados é um recurso realmente útil para resolver muitos problemas e algo único para o Android. Mas poderíamos realmente usar uma solução automatizada para limpar os dados do cache, semelhante ao iOS quando o armazenamento do dispositivo ficar cheio. Infelizmente, muitos aplicativos, incluindo Chrome e Spotify, mudaram esse recurso para uma solução no aplicativo, o que significa que você não pode ver quantos dados cada aplicativo armazena em cache usando o método acima.

Em vez disso, você deve acessar manualmente as preferências do aplicativo individual para limpá-las. Essa inconsistência pode confundir os usuários que acessam as configurações do Android para limpar seu cache.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)