Na verdade, existem muitas coisas que podem causar problemas de Bluetooth no seu smartphone ou tablet. Seria impossível tratar de todas elas. O que vamos tentar fazer além de dar as soluções mais simples é guiar nossos leitores através do diagnóstico dos problemas de Bluetooth até as soluções mais comuns e eficientes para o problema.

Bluetooth não funciona Android ou iPhone: ciclo de energia

Seu celular começou a dar problemas com o Bluetooth do nada. Simplesmente desligue seu aparelho, espere 30 a 60 segundos, e religue o telefone. Verifique se o truque funcionou. Se não funcionou, vá para uma das próximas opções.

Bluetooth não funciona: remova a bateria

Remova a bateria enquanto o dispositivo estiver ligado, espere alguns segundos, coloque a bateria novamente, e religue o aparelho. Verifique se o Bluetooth volta a funcionar. É bom lembrar que se o aparelho não tiver a bateria removível, não é possível usar esse método.

Bluetooth com problema: limpe o cache ou dados  do celular e reinicie o aparelho

Se o Bluetooth estava ligado e funcionando corretamente e você estava tentando ajustar algo no telefone antes dele parar de funcionar, vá em configurações -> aplicativos. Toque no aplicativo que você estava configurando e toque em “limpar cache” ou “limpar dados”.

Para quem tem celular com root, dá pra usar programas para limpar o cache do próprio Bluetooth. Abra o programa gerenciador de aplicativos e tarefas e procure por Bluetooth. Toque em “limpar cache” ou “limpar dados” e reinicie o aparelho. Teste o Bluetooth e veja se está funcionando.

Funções do Bluetooth

O Bluetooth é muito prático para transferir arquivos e conexões sem fio com alguns gadgets, mas quando ele começa a dar problema, pode ser bem difícil de resolver. (Foto: www.techradar.com)

Quando o Bluetooth não funciona, verifique também os aparelhos que você está tentando conectar

Normalmente emparelhar o Bluetooth em seu telefone celular com outro dispositivo é bastante simples Se você ainda está tendo dificuldades de emparelhamento com outro dispositivo,tente certificar-se de verificar se o dispositivo está funcionando corretamente. Pode não ser um problema com o seu telefone, mas um problema com esses outros dispositivos. Veja se os outros dispositivos estão funcionando (teste com o smartphone ou tablet de um amigo) e tente ativar novamente seu Bluetooth.

Você sabe mesmo configurar o Bluetooth do seu smartphone ou tablet?

Não estamos perguntando isso por maldade. Tem muitas pessoas que configuram errado o Bluetooth do celular. Muitos manuais não explicam muito bem como fazer, mas nós vamos explicar:

  • Vá em configurações
  • Toque em Bluetooth
  • Toque em ligar

Tocando novamente em Bluetooth, você poderá configurar o nome do seu aparelho, e a visibilidade do mesmo para outros dispositivos. Você pode acionar a visibilidade de forma permanente ou temporária, e parear o dispositivo com outros, acionando o Bluetooth de outros aparelhos.

Formate seu aparelho para consertar o Bluetooth

O Bluetooth pode começar a apresentar problemas quando a memória do aparelho está muito cheia, ou quando o aparelho está desatualizado. Formatar o aparelho e liberar espaço da memória é uma opção para tentar fazer o Bluetooth voltar a funcionar.

Assistência técnica: última opção para o Bluetooth

Se nada funcionou até agora, é bom tentar o auxílio de uma assistência técnica. Em alguns casos, pode ser um conserto barato. Se o aparelho estiver dentro da garantia, melhor ainda.

Tem algum problema de Bluetooth que não tratamos nesse artigo? Deixe nos comentários que faremos o possível para ajudar!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)