Meu Bluetooth não funciona! Por que?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Na verdade, existem muitas coisas que podem causar problemas de Bluetooth no seu smartphone ou tablet. Seria impossível tratar de todas elas. O que vamos tentar fazer além de dar as soluções mais simples é guiar nossos leitores através do diagnóstico dos problemas de Bluetooth até as soluções mais comuns e eficientes para o problema.

Bluetooth não funciona Android ou iPhone: ciclo de energia

Seu celular começou a dar problemas com o Bluetooth do nada. Simplesmente desligue seu aparelho, espere 30 a 60 segundos, e religue o telefone. Verifique se o truque funcionou. Se não funcionou, vá para uma das próximas opções.

Bluetooth não funciona: remova a bateria

Remova a bateria enquanto o dispositivo estiver ligado, espere alguns segundos, coloque a bateria novamente, e religue o aparelho. Verifique se o Bluetooth volta a funcionar. É bom lembrar que se o aparelho não tiver a bateria removível, não é possível usar esse método.

Bluetooth com problema: limpe o cache ou dados  do celular e reinicie o aparelho

Se o Bluetooth estava ligado e funcionando corretamente e você estava tentando ajustar algo no telefone antes dele parar de funcionar, vá em configurações -> aplicativos. Toque no aplicativo que você estava configurando e toque em “limpar cache” ou “limpar dados”.

Para quem tem celular com root, dá pra usar programas para limpar o cache do próprio Bluetooth. Abra o programa gerenciador de aplicativos e tarefas e procure por Bluetooth. Toque em “limpar cache” ou “limpar dados” e reinicie o aparelho. Teste o Bluetooth e veja se está funcionando.

Funções do Bluetooth

O Bluetooth é muito prático para transferir arquivos e conexões sem fio com alguns gadgets, mas quando ele começa a dar problema, pode ser bem difícil de resolver. (Foto: www.techradar.com)

Quando o Bluetooth não funciona, verifique também os aparelhos que você está tentando conectar

Normalmente emparelhar o Bluetooth em seu telefone celular com outro dispositivo é bastante simples Se você ainda está tendo dificuldades de emparelhamento com outro dispositivo,tente certificar-se de verificar se o dispositivo está funcionando corretamente. Pode não ser um problema com o seu telefone, mas um problema com esses outros dispositivos. Veja se os outros dispositivos estão funcionando (teste com o smartphone ou tablet de um amigo) e tente ativar novamente seu Bluetooth.

Você sabe mesmo configurar o Bluetooth do seu smartphone ou tablet?

Não estamos perguntando isso por maldade. Tem muitas pessoas que configuram errado o Bluetooth do celular. Muitos manuais não explicam muito bem como fazer, mas nós vamos explicar:

Tocando novamente em Bluetooth, você poderá configurar o nome do seu aparelho, e a visibilidade do mesmo para outros dispositivos. Você pode acionar a visibilidade de forma permanente ou temporária, e parear o dispositivo com outros, acionando o Bluetooth de outros aparelhos.

Formate seu aparelho para consertar o Bluetooth

O Bluetooth pode começar a apresentar problemas quando a memória do aparelho está muito cheia, ou quando o aparelho está desatualizado. Formatar o aparelho e liberar espaço da memória é uma opção para tentar fazer o Bluetooth voltar a funcionar.

Assistência técnica: última opção para o Bluetooth

Se nada funcionou até agora, é bom tentar o auxílio de uma assistência técnica. Em alguns casos, pode ser um conserto barato. Se o aparelho estiver dentro da garantia, melhor ainda.

Tem algum problema de Bluetooth que não tratamos nesse artigo? Deixe nos comentários que faremos o possível para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário