Wi-Fi do celular não conecta, e agora?
Os smartphones e tablets são impressionantes. Suas características e design surpreenderam muitos usuários; mas e se por acaso você encontrar problemas de conectividade WiFi em seu telefone ou tablet? Saiba que você não é o único porque os problemas com o WiFi são bastante comuns. Por esse motivo, criamos uma lista de soluções que o ajudarão a resolver problemas de WiFi em seus dispositivos. Vamos começar com as soluções simples e passar para as mais complexas enquanto tentamos solucionar o problema que você pode enfrentar.
Lembrem-se: tentem as soluções abaixo por sua conta e risco. Se você não tem segurança de fazer essas configurações, leve seu aparelho para um técnico. Não nos responsabilizamos pelos danos causados ao seu dispositivo.
Leia também
Por que meu celular não conecta no WiFi?
Embora não haja uma única razão pela qual você está encontrando problemas WiFi com seu telefone, ele pode ser categorizado em 4 possíveis motivos para problemas: configurações de rede como endereço IP e DHCP, falha de software e firmware, Senhas e informações erradas e a distribuição de ondas da rede WiFi. As soluções são várias para esses quatro problemas base, e elas seguem abaixo para te ajudar a se conectar ao WiFi com seu celular.
WiFi não conecta no celular: desligue e ligue o WiFi
Se você não pode se conectar ou sua conexão WiFi continua caindo, ligando e desligando a conexão funciona em muitos casos. Baixe a área de notificações do seu telefone e procure o ícone WiFi, toque nele para desligá-lo, aguarde cinco segundos e ligue-o novamente. Permita que o telefone procure as conexões WiFi disponíveis e verifique se o problema está resolvido. Este truque simples é efetivo independentemente do modelo que você possui
Alternar o modo avião se o WiFi não conectar
Esta é uma solução que funcionou para muitos usuários, então tente mudar para o modo avião. Você pode procurar o Modo Avião na área de notificações do seu telefone e para aqueles que não o acharem, você pode tocar no ícone que permite verificar todos os ícones da área de notificação e procurar o Modo Avião. Ligue, aguarde cinco segundos e desligue-o novamente.
O Bluetooth do seu telefone está ligado?
O Bluetooth pode criar um conflito para o WiFi porque alguns usuários notaram que em determinados telefones quando o Bluetooth é ligado, o WiFi não funciona. Se o seu Bluetooth estiver ligado, desligue-o da área de notificações e tente usar seu WiFi novamente para verificar se o problema está resolvido.
Meu celular não conecta no WiFi por causa do modo de economia de energia
O modo de economia de energia destina-se a ajudar sua bateria a consumir menos energia. Uma vez que o WiFi é conhecido por drenar a bateria rapidamente, quando você liga o modo de economia de energia, ele normalmente desconecta seu WiFi. Verifique se o modo de economia de energia está desligado. Você pode acessar o modo de economia de energia no menu Configurações do seu telefone.
Esqueça todas as redes WiFi e comece de novo
Um método útil na resolução de problemas do WiFi, especialmente quando você não consegue se conectar a uma rede é excluir todas as redes para que o WiFi do seu telefone comece com um novo começo. Mas antes de decidir prosseguir, certifique-se de ter todos os detalhes necessários para se reconectar à sua rede WiFi. Isso incluirá o nome da rede e a senha necessária para se conectar.
- Vá para o menu Configurações/Ajustes do seu telefone
- Toque em Conexões/Redes
- Procure por WiFi e toque nele
Todas as redes Wi-Fi que você adicionou ao seu telefone serão listadas aqui. Toque em cada um dos nomes das redes e toque em Esquecer.
Agora que as redes são excluídas, você deve adicionar a rede à qual deseja se conectar, indo às Configurações e tocando em WiFi e depois na rede WiFi. Aqui você encontrará a rede à qual deseja se conectar, toque nela, insira a senha e você deve se conectar.
Celular não conecta no WiFi por causa da senha
As senhas são inevitavelmente importantes porque elas devem proteger a rede do acesso não autorizado e se você acabar digitando a senha incorreta, você não poderá estabelecer uma conexão. Embora você possa saber a senha, existe a possibilidade de você ter colocado-a incorretamente. Verifique se você está inserindo as letras corretamente e se você tem bloqueio de maiúsculas no seu telefone ativado ou não. Lembre-se que a senha diferencia letras maiúsculas de minúsculas.
Você está se conectando à rede certa?
Na maioria das vezes, você pode notar várias redes que possuem nomes semelhantes. Certifique-se de se conectar à rede certa ou então você não poderá estabelecer a conexão. Você vai perceber em muitos momentos que seu smartphone simplesmente estava tentando se conectar a uma rede ruim, e não à sua rede WiFi.
WiFi do celular não conecta por conta do Smart Network Switch
Alguns telefones vêm com o recurso Smart Network Switch, o que significa que, se a conexão WiFi estiver instável, o telefone mudará automaticamente para dados móveis e usará a conexão de dados móveis. Se você não quiser usar sua conexão de dados móveis, então desligue-a.
- Puxe para baixo as Notificações
- Toque no ícone Wi-Fi para abrir o menu de configurações
- Agora toque em Mais (três pontinhos) no canto superior direito do telefone
- Uma nova caixa aparecerá na tela com detalhes sobre o Smart Network Switch
- Toque em Desligado para parar de usar o Smart Network Switch
Lembre-se que nem todos os aparelhos tem essa opção.
Meu celular não conecta o WiFi então reinicialize seu telefone
A reinicialização do seu telefone pode ajudá-lo a resolver alguns dos problemas do WiFi do seu telefone. Pressione e mantenha pressionado o botão Liga/Desliga e depois toque em Reiniciar ou continue pressionando o botão. Em alguns segundos, seu telefone deve estar reiniciado. Permita que o WiFi se conecte e verifique se ele está funcionando conforme o esperado.
Atualização do sistema operacional pode ajudar na conexão WiFi
Os sistemas operacionais devem ser atualizados regularmente. O seu telefone funcionará melhor quando o software for atualizado em tempo hábil. O WiFi do seu telefone talvez não esteja funcionando devido a um erro no software. Quando uma empresa está ciente de um bug, eles liberam correções nas atualizações. Para verificar se o seu telefone está usando o software mais recente, vá para Configurações e toque em Sobre o dispositivo. Toque em Verificar atualizações ou Baixar atualizações manualmente. Dependendo do telefone que você está usando, você pode encontrar opções diferentes, mas você deve procurar a opção que lhe permite verificar atualizações no seu telefone para garantir que seu telefone esteja usando o software mais recente.
Mantenha o WiFi ligado no modo noturno
Se o seu dispositivo continuar descartando a conexão WiFi, então é uma boa ideia verificar as configurações do WiFi. Toque no ícone de engrenagem para entrar nas configurações do seu telefone. Agora procure WiFi e toque nessa opção. Dependendo do telefone ou da versão que você estiver usando, você pode ver diferentes opções, toque nos três pontos no canto superior direito ou na palavra “Mais” Agora, procure Avançado no menu suspenso e toque nela. Sob as Configurações Avançadas, você notará “Mantenha o Wi-Fi ligado durante o modo noturno”. Você pode escolher entre sempre, somente quando conectado e nunca.. Toque em Sempre para garantir que seu Wi-Fi permaneça conectado o tempo todo.
Isso pode ajudá-lo a resolver o problema de uma conexão descartável quando o WiFi acabou se desconectando porque o telefone foi para o modo de suspensão. É útil para muitos usuários do Android que não perceberam que suas configurações de modo de suspensão estavam intervindo com sua conexão WiFi.
Reiniciar seu modem pode ajudar se o celular não conecta no WiFi
Se todos os dispositivos conectados ao modem não estiverem funcionando, é aconselhável reiniciar seu modem. Para fazer isso, você deve seguir o manual que acompanha o modem. Dependendo do modelo e tipo de modem que você está usando, você pode ter que seguir etapas diferentes. Reiniciar o modem ajuda a resolver problemas de conexão WiFi decorrentes de problemas no modem.
Se você notar que reiniciar o modem e isso não corrigiu o problema, verifique se você pode se conectar à rede e usar o WiFi de outro dispositivo usando o mesmo modem. Se todos os outros dispositivos puderem se conectar e usar a conexão sem problemas, então você pode continuar solucionando problemas no seu telefone.
Por outro lado, se nenhum dos dispositivos puderem se conectar, você precisará solucionar problemas com seu modem. Para isso, você pode ligar para os fabricantes do modem ou seguir às instruções mencionadas no manual que acompanha o modem.
Meu WiFi não conecta no celular por causa de um app
Certos aplicativos de terceiros podem estar causando um conflito que não permite que o WiFi funcione como esperado. Verifique se você baixou um aplicativo recentemente desde o momento em que você começou a enfrentar o problema. Se você fez isso, então você deve verificar se o aplicativo está atualizado. Se for atualizado e é possível que o problema surja do aplicativo, desinstale ou desative o aplicativo e tente usar novamente a conexão WiFi. Se você quiser verificar se um aplicativo de terceiros está causando o problema ou não, então ligue o telefone no modo de segurança da seguinte maneira:
- Pressione e mantenha pressionado o botão Liga/Desliga
- Em seguida, toque e mantenha pressionado desligar
- Você será perguntado se você deseja reiniciar no modo de segurança
- Toque OK
- Seu dispositivo iniciará no modo de segurança
- Sua tela inicial deve ter as palavras Modo de segurança escritas na parte inferior esquerda da tela
Tente usar seu telefone no modo de segurança e verifique se a conexão WiFi funciona sem problemas. Se o fizer, um app pode estar causando o problema. Você pode então reiniciar seu telefone da maneira usual para entrar no modo normal e depois verifique se há atualizações para seus aplicativos. Se todos os aplicativos são atualizados, mas o problema continua, você pode desinstalar aplicativos que você acha que podem estar causando o problema até o seu WiFi funcionar corretamente.
Verifique as configurações do seu roteador sem fio
Quando o telefone Android não se conecta ao Wi-Fi, considere verificar as configurações do roteador sem fio. Certifique-se de que o seu telefone tenha permissão para acessar o WiFi e seu endereço Mac não está bloqueado ou você não poderá se conectar ao roteador sem fio. Veja no manual como acessas as configurações do roteador para garantir o acesso. Em alguns raros casos, o roteador pode ser muito antigo e você pode precisar substituir o dispositivo.
Data e hora podem influenciar o WiFi
Aqueles que viajam freqüentemente, especialmente entre fusos horários, podem notar problemas com seu WiFi porque a data e a hora do seu smartphone desempenham um papel importante. Ele deve coincidir com a data e a hora no roteador com o qual você está tentando se conectar ou então você pode não conseguir estabelecer uma conexão. Certifique-se de que a data e a hora do seu telefone refletem a data e a hora da localização em que você está. Você pode alterar os detalhes navegando no menu Configurações do seu telefone e, em seguida, tocando em Data e hora. Em seguida, você deve alterar a data e hora para sua localização atual e depois tentar se conectar ao WiFi.
Atualize o firmware do seu modem
Certos problemas de WiFi realmente não surgem do telefone, em vez disso, eles surgem do roteador que está sendo usado para conectar-se à rede sem fio. O roteador pode estar causando o problema e pode exigir uma atualização de firmware para que a conexão seja corrigida. Verifique se há atualizações de firmware pendentes para o seu roteador e atualize-o. Você pode ter que seguir as etapas para atualizar seu roteador usando um manual ou você pode obter ajuda online para o seu roteador. Depois de atualizar o roteador, tente conectar seu telefone à rede WiFi novamente e verifique se o problema está resolvido.
Remova o cache e os dados do WiFi Direct
Se o seu smartphone não conseguir se conectar à rede WiFi, uma das etapas para resolver o problema é excluir o cache e os dados do WiFi Direct. Esta solução funciona para todos os telefones que tenham essa opção. A exclusão desses dados não causará nenhum problema porque o telefone criou automaticamente novos arquivos de cache se o antigo tiver sido excluído. No entanto, você pode acabar perdendo as senhas que podem ter sido salvas. Portanto, certifique-se de conhecer o nome e a senha das redes para as quais você geralmente se conecta.
- Navegue até o menu configurações do seu telefone
- Entre em aplicativos
- Toque em Gerenciador de aplicativos e procure WiFi Direct em Todos
- Toque em WiFi Direct
- Toque em Limpar dados e confirme.
- Toque em Limpar Cache e confirme
Limpe a partição de cache do seu telefone Android
Quando os usuários atualizam o dispositivo, muitos relatam que o WiFi se torna mais lento após a atualização. Este problema pode ser resolvido ao limpar a partição do cache do telefone para que novos arquivos de cache possam ser criados para o telefone. Se você enfrentou um problema semelhante quando atualizou seu telefone, pode achar essa solução útil. Uma vez que a partição do cache é apagada, novos dados são criados automaticamente no telefone.
- Desligue o telefone
- Pressione e mantenha pressionado o botão de redução de volume e a tecla Home e ligue o telefone pressionando e segurando a tecla Liga / Desliga. Seu aparelho pode ter uma maneira diferente de entrar nesse modo de configuração, portanto verifique online.
- Quando você vê o ícone do Android na tela, solte a tecla Liga/Desliga, mas continue pressionando e segure as outras duas teclas até ver um menu aparecer na tela.
- Uma vez que você estiver no menu, use a tecla Volume para baixo para destacar a opção que diz ‘Limpar partição de cache’
- Agora pressione o botão liga/desliga para confirmar sua seleção
Uma vez que o processo de remoção dos arquivos de cache estiver completo, você estará de volta no mesmo menu. Use os botões Volume para destacar a opção Reiniciar o sistema agora e o telefone será reiniciado e voltará ao modo normal. Conecte-se ao WiFi e verifique se ele funciona. Esta solução é particularmente útil se o WiFi não funcionar após uma atualização recente ou se não funcionar porque os arquivos de cache do sistema estavam corrompidos.
https://youtu.be/MmJByr69Zxs
Redefinir seu dispositivo Android para configurações de fábrica
Esta é a última solução mais eficaz para o Android, que não se conecta ao problema do WiFi. Quando você redefine um dispositivo para as configurações de fábrica, você está colocando de volta no estado original. Isso significa que todos os dados, incluindo os aplicativos que você baixou, serão perdidos. É por isso que é necessário criar um backup dos dados antes de prosseguir. Cuidado se você configurou seu Cartão SD para memória interna, pois você poderá perder seu cartão SD. Veja como configurá-lo da maneira correta antes de qualquer problema. Uma vez que o back-up foi criado, siga estas etapas:
- Vá para o menu Configurações do seu telefone.
- Toque em Backup e Redefinição. Dependendo da versão do Android que você está usando, você pode ver uma opção semelhante
- Agora toque em Restaurar configurações de fábrca
- Toque em restaurar
O seu telefone levará algum tempo para reiniciar as configurações de fábrica e ele será reiniciado. Uma vez feito isso, tente verificar se o problema está resolvido após a restauração.
O que fazer quando a conexão WiFi continuar a cair?
A conexão do WiFi se desconecta sempre que o telefone entra em suspensão? O problema de uma conexão decrescente geralmente é causado devido às configurações do seu WiFi, o que pode fazer com que o WiFi se desconecte sempre que o telefone estiver no modo de suspensão. As configurações podem ser alteradas para que o WiFi seja ativado o tempo todo e você não perca os emails ou mensagens importantes quando seu telefone está inativo. Acesse as configurações do W-Fi para alterar suas configurações para que seu WiFi esteja sempre ligado.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Celular apagando a tela sozinho, o que fazer?
Wi-Fi desconectando toda hora no Android
Como ver as senhas de Wi-Fi salvas?
Meu celular não recebe ligação, o que fazer?