O teclado Samsung parou, o que fazer?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Então você leva o seu dispositivo Android para enviar uma mensagem rápida para os seus amigos que você vai se atrasar para o almoço que você tinha planejado com eles e, de repente, o seu teclado para de funcionar. Não importa o quanto você tente, não parece estar funcionando. Você ama o seu Android para todas as mensagens apressadas que você pode enviar através dele sempre que quiser, e agora você vê a mensagem “Infelizmente, o teclado do Android/Samsung parou”.

Sem dúvida, você quer corrigir o problema rapidamente. Se você está procurando soluções para corrigir o problema, continue lendo. As soluções devem funcionar na maioria dos dispositivos Android, incluindo Samsung, HTC, Sony Xperia, Motorola, LG e outros dispositivos Android.

Leia também

O teclado Samsung parou: o que fazer? Tente reiniciar o teclado

Reiniciar o teclado pode ser muito eficaz na solução do problema.

Vá para o menu Configurações do dispositivo

Role para baixo até a seção “Apps” e toque em “Gerenciador de aplicativos”

Deslize para ir para a guia “Todos”

Agora, procure o aplicativo Teclado Android ou qualquer que seja o teclado que você está usando e toque nele

Agora toque em Forçar parada para parar o teclado

Saia do menu Configurações e volte a usar o teclado e verifique se ele funciona. Se acontecer de você usar um teclado de terceiros ou se o fabricante do dispositivo tiver instalado seu próprio teclado, procure o teclado que está em uso. Assim como os usuários da Samsung descobrirão que eles usam o teclado Samsung, você deve procurar o teclado Samsung em aplicativos.

Teclado Samsung ou Android parou, então reinicie o dispositivo

Se o problema não for corrigido, pode haver um erro no aplicativo que pode ser corrigido com a ajuda de uma reinicialização. A reinicialização do dispositivo pode resolver problemas básicos de aplicativos e corrigir falhas simples no dispositivo. Reinicie o dispositivo e verifique se o teclado funciona. Muitos leitores descobrirão que esta é uma solução permanente para o problema, mas para aqueles que vêem o problema voltar, tentem as outras soluções.

Teclado parou de funcionar, tente limpar o cache e dados para o teclado

Limpar o cache e os dados de um aplicativo permite limpar arquivos que podem estar possivelmente corrompidos ou que podem estar criando problemas devido a bugs. Embora a exclusão dos arquivos de cache não exclua nenhuma informação importante, você perderá suas configurações pessoais quando excluir os arquivos de dados de qualquer aplicativo. Se você fez alterações específicas no teclado, perderá essas configurações. Você terá que voltar para as configurações do teclado e fazer as alterações novamente.

Vá para o menu Configurações do seu dispositivo

Toque no Gerenciador de aplicativos, que está sob a seção de aplicativos

Deslize para a guia que inclui aplicativos “Todos”

Agora, procure o aplicativo de teclado. Pode ser o teclado Android ou o teclado que você está usando, se você instalou um teclado de terceiros .

Toque no aplicativo de teclado

Toque em Limpar cache

Agora toque em Limpar dados

Toque em OK para confirmar

Depois que o cache e os arquivos de dados forem excluídos, reinicie o dispositivo e verifique se o teclado está funcionando.

Teclado parou de funcionar, então tente limpar o cache e dados para aplicativo de dicionário

O aplicativo de dicionário está intimamente ligado ao aplicativo de teclado. Se por algum motivo você receber o erro “infelizmente o teclado parou”, há uma chance de que ele seja devido a arquivos corrompidos no aplicativo de dicionário. A exclusão desses arquivos pode ser útil na solução do problema.

Vá para o menu Configurações do seu dispositivo

Toque no Gerenciador de Aplicativos

Deslize para ir para a guia “Todos”

Role e procure por aplicativo Dicionário e toque nele

Toque em Limpar cache

Toque em Limpar dados

Toque em OK para confirmar

Depois que o cache e os arquivos de dados forem excluídos, verifique se o problema foi corrigido.

Teclado parou de funcionar, então pode ser hora de atualizar o teclado

O problema pode ser corrigido com a atualização do teclado do Google. Se você estiver usando algum outro teclado, atualize-o. Para atualizar o teclado, abra a Play Store, toque em três linhas horizontais e toque em Meus aplicativos e jogos. Se houver uma atualização para o teclado, toque em Atualizar.

Teclado Samsung

Conserte o teclado Samsung para poder usar e digitar normalmente no seu dispositivo smartphone. (Foto: Android Central)

Redefinir as configurações do teclado para ele voltar a funcionar

Certos dispositivos, como dispositivos Samsung, usam o teclado Samsung. Você terá a capacidade de redefinir as configurações do teclado que podem ajudar na solução do problema. Se você é um usuário da Samsung, siga estas etapas para redefinir as configurações:

Vá para o menu Configurações do seu dispositivo

Vá até as configurações de idioma e entradas e toque nela

Toque no teclado Samsung

Agora role para baixo e toque em Redefinir configurações

Depois que as configurações do teclado forem redefinidas, verifique se o problema foi solucionado.

Usar um aplicativo de terceiros para consertar o teclado

Para aqueles que podem trocar o aplicativo de teclado que estão usando, escolha um aplicativo de terceiros para o teclado padrão e use-o. Isso não resolverá o problema que você está tendo com o seu teclado, mas lhe dará a capacidade de usar um teclado. Verifique na Play Store um teclado adequado para você. Depois de ter instalado o teclado, você será perguntado se deseja que ele seja definido como padrão. Escolha o teclado recém-instalado como padrão.

Atualizar o software do dispositivo pode consertar o teclado

O software do seu dispositivo desempenha um papel importante em manter todos os aplicativos funcionando sem problemas. Se você atrasou uma atualização de software por um longo tempo, você deve instalar as atualizações. As atualizações garantem que todos os erros e erros conhecidos sejam corrigidos com a atualização.

Vá para o menu Configurações do seu dispositivo

Toque em Sobre o dispositivo

Toque em Atualização de software ou atualização do sistema

O dispositivo tentará verificar se há novas atualizações.

Se o seu dispositivo estiver atualizado, você receberá uma confirmação de que o dispositivo está usando o software mais recente. No entanto, se houver atualizações disponíveis, você deverá instalar as atualizações mais recentes e, em seguida, verificar se o problema foi resolvido quando o telefone for reiniciado após a atualização.

Reinicie o aparelho no Modo de Segurança

Se o problema persistir, devemos tentar etapas de solução de problemas que são comparativamente mais complexas. Nesta etapa, ao reiniciar seu dispositivo no modo de segurança, podemos determinar se ocorreu um problema por causa de um dos aplicativos de terceiros. Isso significa que o seu teclado Android é aquele que estará trabalhando no modo de segurança.

Pressione e segure o botão de ligar para que o menu possa aparecer na tela

Agora pressione a opção de ligar no menu e continue a pressioná-la até ver uma caixa perguntando se você deseja reiniciar no modo de segurança.

Toque em OK e confirme

Quando o dispositivo reiniciar no modo de segurança, você verá as palavras Modo de segurança gravadas na tela para confirmar. Agora verifique se o teclado funciona no modo de segurança.

Se funcionar, um dos aplicativos de terceiros que você está usando pode ser o culpado. Para identificar o aplicativo que pode estar causando o problema, você deve primeiro descobrir e tentar desabilitar os aplicativos instalados recentemente. Desative os aplicativos um por um e descubra se o teclado começa a funcionar depois de desativar um aplicativo específico. Depois de saber qual aplicativo causou o problema, desinstale-o.

Se acontecer de você estar usando um teclado de terceiros que não funciona, então você deve desinstalar o teclado e tentar usar o teclado Android de ações ou você pode tentar instalar um teclado de terceiros diferente da Play Store.

Redefinir para as configurações de fábrica

Se o seu teclado ainda não funcionar, você deve considerar redefinir o dispositivo para as configurações de fábrica. Ao fazer isso, você poderá trazer o software do dispositivo de volta ao estado inicial quando ele for retirado da caixa. Ele limpará todos os dados do seu dispositivo e você também perderá todos os aplicativos de terceiros que você instalou no dispositivo. Faça backup de todos os dados para não perder dados importantes depois de redefinir o dispositivo.

Vá para o menu Configurações do seu dispositivo

Toque em Backup e Reset

Marque a caixa que permite fazer backup de sua Conta do Google

Toque em Redefinir configurações de fábrica

Toque em Redefinir Telefone

Quando o dispositivo tiver sido redefinido para as configurações de fábrica, você poderá tentar verificar se o problema foi resolvido. Você pode restaurar os dados e continuar usando o dispositivo como de costume.

As soluções para “Infelizmente, o Android parou de funcionar” funcionarão na maioria dos dispositivos Android.

Como corrigir “Infelizmente, o teclado da Samsung parou de funcionar”?

Se você estiver usando um dos dispositivos da série Samsung Galaxy S ou Samsung Galaxy Note, poderá ver a seguinte mensagem “Infelizmente, o teclado da Samsung parou de funcionar”. Como já apontamos, as soluções acima mencionadas são eficazes em todos os dispositivos Android, e a Samsung não é exceção.

Para corrigir “Infelizmente, o teclado da Samsung parou de funcionar”, tente o seguinte:

Reinicie o teclado.

Reinicie o seu dispositivo Samsung.

Limpe o cache do aplicativo de teclado que você está usando e, se isso não resolver o problema, limpe os dados do aplicativo.

Limpe o cache e os dados do aplicativo Dicionário.

Redefina as configurações do teclado. Vá para Configurações -> Idioma e Entradas -> Teclado Samsung -> Redefinir Configurações.

Atualize o software no seu dispositivo.

Algumas pessoas corrigiram o problema desabilitando o Dicionário. Para fazer isso, vá para Configurações -> Gerenciador de aplicativos -> Todos os separadores, localize o dicionário entre os aplicativos, toque nele e clique em Desativar.

Execute uma redefinição de dados de fábrica.

Uma dessas soluções funcionará e você se livrará do erro com facilidade.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

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